Geografia

Linha do Equador – O que é, origem, função, localização e relevância

A linha do Equador divide o globo terrestre horizontalmente em hemisférios, ela existe desde a Antiguidade e serve de referência geográfica

Atualizado em 30/11/2019

Você sabia que o nome da linha do Equador existe bem antes do país? Aliás, desde as primeiras civilizações, buscava-se entender a superfície terrestre. Para entender bem, vamos voltar lá na Antiguidade. Essencialmente o conceito de uma linha que divida a Terra em duas metades era como se fosse uma linha que cortava o céu, e separava em dia e noite.

O matemático grego Eratóstenes mediu a circunferência da Terra, no século 3 a.C. Assim, ele elaborou um esquema de retas paralelas que dividia o mundo. Entretanto, a “Linha do Equador”, na época passava pela ilha de Rodes, pois o mundo conhecido de então era bem pequeno.

Em 25 d.C., o geógrafo romano Pomponius Mela, dividiu a Terra em regiões quente, central e duas frias (polos). Basicamente, apenas em 1590 que efetivou o conceito da linha do Equador. Porque surgiu a projeção do Mercator, durante as Grandes Navegações. Assim, dividiu o mundo em dois hemisférios com uma linha imaginária, que passava pela então colônia espanhola, que acabou se chamando Equador.

A Linha do Equador

A linha do Equador possui mais de 40 mil quilômetros de extensão e abraça o planeta Terra. Logo, proporcionou ao mundo uma divisão em Hemisfério Sul, ou meridional ou austral, e em Hemisfério Norte, ou setentrional ou boreal.

Mas entenda, essa linha imaginaria é de extrema importância para estudos geográficos. Além disso, serve de referência para localizações. Por meio da latitude, tendo como parâmetro a linha do Equador, e a longitude, através da linha de Greenwich.

Com isso, qualquer local da superfície terrestre em relação a linha do Equador, chama-se latitude, em graus. Basicamente, a linha do Equador é o ponto inicial, estando em 0° que encontra-se na capital do país Equador. Assim, a partir do marco 0°, temos a latitude norte e a latitude sul, que vão até 90°.

Linha do Equador - Conheça sua impôrtancia e origem
Fonte: Notíciasmasconcursos

Confira, os quatro paralelos importantes:

-Trópico de Câncer

-Círculo Polar Ártico

-Trópico de Capricórnio

-Círculo Polar Antártico

Linha do Equador - Conheça sua impôrtancia e origem
Fonte: Significado

Os países que são cortados pela linha do Equador são:

-África: São Tomé e Príncipe, Gabão, Congo, República Democrática do Congo, Quênia, Somália e Uganda.

-América do Sul: Brasil, Colômbia e Equador.

-Ásia: Indonésia e Maldivas.

-Oceania: Kiribati.

Linha do Equador - Conheça sua impôrtancia e origem
Fonte: Brainly

No Brasil, essa linha imaginária está presente nos estados do Pará, Roraima, Amazonas e Amapá. Macapá é a única capital brasileira “cortada” pela linha do Equador.

Paralelos e Meridianos

Primeiramente, é necessário entender o que são os paralelos e meridianos. Essencialmente, as linhas verticais (sentido norte-sul) são chamadas meridianos. Enquanto as linhas horizontais (sentido Leste-Oeste) são chamadas paralelos.

Linha do Equador - Conheça sua impôrtancia e origem
Fonte: EstudoKids

Com isso, a Linha do Equador é o mais importante paralelo do planeta, pois divide em dois grandes hemisférios (norte e sul). Já o Meridiano de Greenwich é o mais importante, já que divide o globo em dois outros hemisférios (ocidental ou oeste e hemisfério oriental ou leste).

Assim, por meio da latitude tem-se como menção a linha do Equador e, através da longitude, tem-se o meridiano de Greenwich.

Linha Internacional de Data (LID)

Além das linhas imaginárias do Equador, Câncer, Capricórnio, Ártico e Antártico, há a “Linha Internacional de Data” ou “Linha de Data”. Com isso, ela está localizada no Oceano Pacífico entre a Oceania e a Ásia. E também, é denominada de antimeridiano de Greenwich, uma vez que está oposta ao Meridiano de Greenwich.

Linha do Equador - Conheça sua impôrtancia e origem
Fonte: YouTube

Gostou dessa matéria? Então, venha conhecer essa: Coordenadas geográficas – Definição e exemplos de latitude e longitude

Fontes: BrasilEscola, TodaMatéria, MundoEducação e SuperAbril 

Fonte imagem: 4pies