Geografia

Hemisférios, quais são? Classificação, características e linhas imaginárias

Hemisférios são divisões feitas pelas linhas imaginárias do Equador e de Greenwich, sendo a Terra formada por quatro hemisférios distintos.

Atualizado em 05/06/2020

Se você reparar o mapa geográfico da Terra, perceberá que ela é formada por diversas linhas que cortam o Planeta na vertical e na horizontal. Essas linhas imaginárias indicam os paralelos e os meridianos. Ou seja, localidades que ligam os polos geográficos da Terra e os pontos referentes à linha do Equador. Além disso, as linhas imaginárias também separam o Planeta em hemisférios.

De forma geral, o termo “hemisfério” se refere à divisão de uma esfera ou bola. No caso da Terra, existe o hemisfério Norte (conhecido como setentrional ou boreal) e hemisfério Sul (também chamado de austral ou meridional) – determinado pela linha do Equador -, além do hemisfério ocidental e oriental – marcados pelo Meridiano de Greenwich -.

Neste sentido, as distâncias traçadas que levam em consideração a linha do Equador, ou seja, os paralelos, são denominadas de latitudes. As latitudes são indicadas em graus.

Além do Equador, existem outros pontos importantes marcados pela latitude. Os paralelos do Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, além do Círculo Polar Ártico e o Círculo Polar Antártico são alguns exemplos.

Divisão dos hemisférios

Os hemisférios Norte e Sul são divididos por meio da linha do Equador. Dessa forma, são pontos geográficos que marcam a Terra de leste a oeste, no sentido horizontal.

A linha do Equador, neste caso, é também chamada de latitude, sendo expressa em graus, e marca os paralelos. Além disso, os trópicos também são marcações importantes da latitude.

Hemisférios, quais são? Classificação, características e linhas imaginárias
Coordenadas geográficas da Terra.

Sendo assim, o hemisfério Norte é composto pela América do Norte, América Central, Europa, Ásia continental e um pedaço da Oceania. Mas, parte da América do Sul e uma porção da África também fazem parte do hemisfério Norte.

Visto isso, na parte sul do hemisfério, estão concentrados as ilhas do sul da Ásia, Austrália, Antártica e parte da Oceania.

Visto isso, o hemisfério Norte possui as seguintes características:

  • As maiores extensões territoriais estão no hemisfério Norte (Rússia, Canadá, China e Estados Unidos);
  • É formado pelos continentes da América do Norte, América Central, parte da América do Sul e do continente africano, além da Europa e Ásia;
  • Os oceanos Pacífico, Atlântico e Índico estão no hemisfério Norte.

Já o hemisfério Sul, também chamado de meridional, é formado da seguinte maneira:

  • Parte sul do continente Americano, parte da África, Indonésia, Oceania e Antártida.

Hemisfério Ocidental e Oriental

Já os hemisférios Oriental e Ocidental são demarcados pelo Meridiano de Greenwich. Ou seja, chamado de longitude, o meridiano delimita os polos geográficos da Terra. A longitude, aliás, é a distância medida em graus, podendo variar de 0 a 180º graus de leste a oeste dos hemisférios.

Hemisférios, quais são? Classificação, características e linhas imaginárias
Divisão do mundo em dois hemisférios, Ocidental e Oriental.

Portanto, por meio da longitude e da latitude, é possível identificar qualquer localização do mapa geográfico. Isso porque são analisadas as coordenadas geográficas, levando em consideração as linhas imaginárias. Assim, os paralelos e meridianos fazem a divisão geográfica de todo o Planeta.

Você sabia?

O Brasil se encontra no hemisfério Ocidental, conhecido apenas como Ocidente. Além disso, o território brasileiro também está presente nos hemisférios Norte e Sul.

No caso do hemisfério Norte, a porção é de apenas 7% das terras brasileiras. Todo o resto, 93%, se encontra no hemisfério Sul.

Além dos hemisférios, o Brasil também é cortado por outras linhas imaginárias. A linha do Equador e o Trópico de Câncer, por exemplo, estão sobre o território brasileiro. No mapa geográfico é possível ver que a linha do Equador passa pelos estados do Pará, Amazonas, Roraima e Amapá.

Hemisférios, quais são? Classificação, características e linhas imaginárias
Hemisférios Norte e Sul divididos pela linha do Equador.

Já o Trópico de Capricórnio está traçado sobre os territórios do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, região sudeste do país. Portanto, é possível notar que três hemisférios terrestres fazem parte do Brasil, sendo o hemisfério Norte (Setentrional), o Sul (Meridional) e o Ocidental (Oeste).

O que achou da matéria? Aproveita que já está aqui e confira também quais são as características do Oriente Médio e como é formada a Camada de Ozônio.

Fontes: Escola Britannica, Educação UOL e Estudo Kids

Imagens: Geografando no Central, Suporte Geográfico, De Kyoto e Neo Geographika

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.