Geografia

Primavera – Características, período e curiosidades

Conhecida como a Estação das flores, a primavera é a estação do ano que se inicia após o inverno e antecede o verão, com temperatura amena.

Atualizado em 21/09/2020

A primavera é a estação do ano que se inicia após o inverno e antecede o verão. É conhecida como a estação das flores, embora essa seja apenas uma de suas características e, inclusive, perceptível apenas em algumas regiões do planeta.

Essa definição é, no entanto, a mais comum quando se fala em primavera. Isso porque, neste período, a maior parte da flora desabrocha, tornando, assim, a paisagem mais viva e agradável aos olhos.

É também neste período que o clima se torna ameno, proporcionando dias nem tão quentes e também nem tão frios. Para uns, esse período primaveral é sinônimo de juventude, fertilidade e renascimento. Entretanto, essas características podem sofrer alterações.

No Brasil, por exemplo, como não há uma definição absoluta de datas e distinções das estações do ano, as características da primavera – assim como as do equinócio – podem mudar de uma região para a outra.

Sendo assim, a estação das flores não ocorre simultaneamente nos dois hemisférios. Ou seja, quando ela ocorre no hemisfério Norte, no hemisfério Sul temos o outono.

Principais características da Primavera

A primavera e as demais estações do ano são decorrentes do movimento de translação da Terra, ou seja, a volta que o planeta realiza em torno do sol. Com isso, ocorre variação solar nos vários pontos do planeta, o que provoca uma diferenciação nas temperaturas. Assim, as estações ganham peculiaridades quanto aos fatores climáticos.

Neste sentido, a principal característica da primavera é o reflorescimento da flora. Como resultado, a estação é marcada por belas paisagens e diversidade de flores.

Primavera - características, período e curiosidades
Fonte: Portal da Cidade Paranavaí. Foto de Luan Matheus Marques

Equinócio de Primavera

Equinócio é o fenômeno que marca o momento exato do início da Primavera ou do Outono, em que o sol incide com maior intensidade sobre as regiões que estão localizadas próximo à linha do Equador.

O equinócio ocorre duas vezes por ano, aproximadamente nas datas de 21 de Março e 23 de Setembro. Portanto, lidamos com dois tipos de equinócio: o da primavera e do outono.

O da primavera, também chamado de Ponto Vernal, ocorre no mês de setembro, para o Hemisfério Sul, entre 21 e 23; e no mês de maio, no Hemisfério Norte. Ambos os períodos datam o fim do inverno.

Quando ocorre?

Primavera - características, período e curiosidades
Fonte: Passenger 6A

No Brasil, inicia-se entre os dias 22 e 23 de setembro, marcando o fim do inverno. Ele segue até o dia 21 ou 22 de dezembro, quando inicia o verão.

A estação pode provocar alterações nos regimes pluviométricos e nas temperaturas como um todo, favorecendo um clima ameno e mais agradável. É neste período que finda uma longa estadia de seca do Inverno, que há incidência de chuva em boa parte do país. Entretanto, as mudanças causadas pela estação são sentidas de forma diferente em cada região.

No sul, são quase imperceptíveis. Enquanto isso, no nordeste, a seca persiste. Logo, a região com maiores mudanças é o Centro-Sul, embora as massas de ar frio não sejam incomuns ao longo da estação.

Hemisfério Norte e Hemisfério Sul

Sua incidência tem datas diferentes em cada hemisfério. Normalmente, no Hemisfério Norte, a primavera boreal, como é conhecida, inicia-se por volta de 20 de março até 21 de Junho. Já a primavera austral, como é conhecida no Hemisfério Sul, inicia-se em 22 de Setembro até 21 de Dezembro. Isso significa que enquanto for primavera no Hemisfério Norte será outono no Hemisfério Sul, e vice-versa.

Portanto, a primavera sempre terá aspectos diferentes em cada região do globo.

Característica no Brasil

Como mencionamos, no Brasil as estações do ano não são totalmente definidas, com variações de um local para outro. Por isso, a percepção de mudança de uma estação para a outra se torna difícil.

Na primavera, as chuvas são mais intensas, com temperaturas amenas e umidade do ar mais alta. Enquanto no inverno, a umidade do ar é bastante reduzida.

Normalmente há chuva no final da tarde ou à noite e se intensifica à medida que o verão se aproxima. Por esse motivo, muitas pessoas costumam dizer que o clima da primavera se torna mais agradável. A estação chuvosa propícia o florescimento de várias plantas, de modo que as paisagens, anteriormente secas, são revitalizadas.

Flores da Estação

Primavera - características, período e curiosidades
Fonte: Flores e Flores

Confira as principais flores que desabrocham com o início da primavera:

  • Amélia;
  • Girassol;
  • Lírio;
  • Jasmim;
  • Margarida;
  • Orquídeas;
  • Rosas;
  • Gérberas.

Por fim, o que achou da matéria? Se gostou, leia também sobre os Movimentos da Terra, quais são e como ocorrem. 

Fontes: Brasil Escola, Mundo Educação, Infoescola

Imagens: Noticias ao Minuto, Portal da cidade de Paranavaí, Flores e Flores, Passenger 6A