Após a Segunda Guerra Mundial a Coreia foi dividida em duas partes, sendo a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Cada parte ficou sob comando de diferentes líderes políticos. Além disso, a parte norte-coreana era apoiada pelos soviéticos, enquanto a parte sul recebia apoio dos EUA.
Dessa forma, após os confrontos da guerra mundial, a Coreia foi palco dos embates da Guerra Fria entre EUA e URSS. Assim, na divisão, a Coreia do Norte ficou sob liderança comunista, enquanto a parte sul era gerida pelo capitalismo. As duas Coreias travam, desde 1950, embates políticos. Isso porque, os dois países protagonizaram o que ficou conhecido como Guerra da Coreia.
Em síntese, a Coreia do Sul fica localizada tendo a Linha do Equador ao norte e, à leste, o meridiano de Greenwich. Além disso, o país pertence à Zona Temperada, encontrada entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico.
História da Coreia do Sul
De acordo com registros históricos a região onde hoje se encontra a Coreia do Sul já era habitada desde o período denominado Paleolítico Inferior. Assim, foi com a construção do reino ancestral, Gojoseon que tudo teve início.
O reino era liderado por Dangun, em 2333 a.C. Além disso, a construção do território ocupado pelo sul teve forte influência de acordos feitos entre as tribos que viviam na parte norte da região coreana. O acordo ocorreu porque as duas tribos compartilhavam desavenças entre os chineses.
Com o passar dos séculos, os povos do norte se uniram. No sul, existia a presença forte de dois governos, Pilla e Paekje. Com essa divisão, após alguns anos, se formaria o que ficou conhecido como Três Reinos.
Após o início dos Três Reinos que tinha como líder Silla, em 668 d.C, o que predominava na Coreia eram as dinastias. Assim, o território coreano era gerido pelas dinastias de Goryeo e Joseon que, posteriormente, se tornaram um governo único. Porém, em 1910, as dinastias foram incluídas ao Japão. Por fim, com o término da Segunda Guerra Mundial, a Coreia foi então dividia entre Norte e Sul.
Características do país
A capital da Coreia do Sul, Seul, é considerada a maior metrópole do mundo, além de ser uma das cidades mais importantes do Planeta. É uma região que engloba, aproximadamente, 48 milhões de habitantes o que torna o país com uma das maiores densidades demográficas do mundo.
Além disso, a Coreia do Sul é composta pelas seguintes características:
- Localização: Ásia.
- Capital: Seul.
- Área: 99.016 km².
- Idioma: Coreano.
- População: 48.332.820 habitantes.
- Densidade demográfica: 488 hab/km².
- População subnutrida: 4,5%.
- Esperança de vida ao nascer: 78,2 anos.
- Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,877.
- Moeda: Won sul-coreano.
- Produto Interno Bruto (PIB): 929,1 bilhões de dólares.
- PIB per capita: 19.841 dólares.
Aspectos políticos, econômicos e geográficos
A densidade demográfica da Coreia do Sul é uma das maiores do Planeta. Isso porque, são 48.332.820 habitantes totalizando cerca de 488 habitantes por quilômetro quadrado. Além disso, a capital do Seul abrange, aproximadamente, 9.796.000 habitantes, sendo a cidade mais populosa do país.
A economia do país está voltada para a indústria, além do desenvolvimento econômico. Por conta disso, a Coreia do Sul faz parte dos “Tigres Asiáticos” desde 1970. Por ser um dos países que mais investem em indústrias, a Coreia do Sul tem altos lucros com o setor automobilístico, por exemplo. Assim, fazem parte do país as empresas Hyundai, Daewoo, Samsung e Lucky Gold Star que possuem filiais no mundo todo.
Em comparação com a Coreia do Norte, a Coreia do Sul está muito à frente no quesito desenvolvimento. Um dos exemplos que comprovam é o IDH do país no valor de 0,877. Por conta disso, o país ocupa da 12 posição no ranking dos país do mundo. Além disso, os sul-coreanos possuem uma das menores taxas de mortalidade infantil do mundo com 4 óbitos a cada mil crianças que nascem vivas.
Em relação aos aspectos geográficos, a Coreia do Sul possui as montanhas como principal característica de relevo. Além disso, o país é banhado pelo Oceano Pacífico e o clima predominante é o temperado continental.
Gostou da matéria? Aproveita que já está aqui e confere outros temas como, por exemplo, o que foi o Estado Novo e como ocorreu o fim da Idade da Pedra.
Fontes: Info Escola, Mundo Educação, Brasil Escola, Alunos Online e Sua Pesquisa
Fonte imagem destaque: Geo5