História

Paleolítico, o que foi? História e características do período pré-histórico

Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período da pré-história que começou há cerca de 2,5 milhões de anos.

Atualizado em 20/01/2020

A pré-história é dividida em dois grandes períodos, sendo eles o Paleolítico, ou Idade das Pedras e o Neolítico. Assim, o período Paleolítico é o primeiro da pré-história, sendo datado de 2,7 milhões de anos até 10.000 anos atrás. O período é, também, conhecido como Idade da Pedra Lascada. Isso porque, os primeiros seres humanos utilizavam a pedra como principal forma de construção de armas e utensílios.

Assim, o nome Idade da Pedra Lascada veio pelo fato dos primeiros seres humanos baterem duas pedras uma contra a outra e, por consequência, essas se lascassem. Assim, como resultado, obtinham pedras em forma de lâmina. Dessa forma, podiam utilizar o material para cortar ou raspar. Além das pedras, presas de animais também eram utilizadas na construção de armas de caça.

Uma das características dos povos dessa época era a sobrevivência advinda da movimentação constante. Ou seja, os seres humanos eram nômades e dependiam da caça, pesca e cultivo de frutos e raízes para sobreviverem. Além disso, são conhecidos como homens da caverna. Isso porque, utilizavam as cavernas como forma de proteção.

História do Paleolítico

Praticamente, tudo de essencial que utilizamos hoje como o fogo, técnicas de plantação, moradia e etc começaram no período Paleolítico. Isso porque, os seres humanos conseguiram controlar o fogo. Assim, podiam utilizar a descoberta em benefício próprio. Como exemplo de utilização do fogo estava o preparo dos alimentos, proteção e aquecimento.

Paleolítico, o que é? História e características do período pré-histórico
Representação de como os primeiros seres humanos se organizavam no período Paleolítico. Fonte: Historianninha

Além disso, no período Paleolítico foram desenvolvidas as primeiras manifestações de arte com as pinturas rupestres. As pinturas eram utilizadas como forma de mensagem entre os povos e representação desde conquistas à cenas de caça. Dessa forma, também podia ser encontrado imagem de animais, homens, mulheres e crianças.

Paleolítico, o que é? História e características do período pré-histórico
Arte do Paleolítico adorna as paredes da Gruta de Lascaux, no sudoeste de França. Fonte: National Geographic

Por fim, com as técnicas de agricultura cada vez mais avançadas, os seres humanos desse período começaram a transição para a sedentarização. Isso porque, era preciso de fixar por certo período de tempo para que a terra fosse cultivada e os alimentos produzidos. Essa transição marca a origem do período Neolítico.

Você sabia?

  • É no Paleolítico que surgem os primeiros agrupamentos humanos que podemos chamar de “sociedades”;
  • No Paleolítico a espécie humana era dividida em 3 espécies dominantes: Homo HabilisHomo Ergaster e Homo Erectus;
  • Durante o período Paleolítico era comum, então, o uso de ferramentas, como cajados, lanças e machados, entre outros instrumentos feitos com madeira, ossos e pedra;
  • As pinturas rupestres serviam como forma de comunicação.

O que achou da matéria? Interessante, não é? Então corre pra conferir mais textos como o que é Mitologia e o que foi a Era Glacial

Fontes: Brasil Escola, Brasil Escola, Só História

Fonte imagem destaque: Brainly

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.