Geografia

Meridianos – O que são, utilidade e relevância para os fusos horários

Os meridianos são linhas traçadas verticalmente cortando o mundo de norte a sul. Sendo asism, formam eixos que calculam 24 horas de um dia.

Atualizado em 14/10/2019

A Terra possui linhas imaginárias traçadas horizontalmente e outras verticalmente. Os traços são conhecidos como paralelos e meridianos.

Basicamente, elas servem para definir localizações e seus respectivos horários por todo o planeta. Enquanto essas definições são chamadas de latitudes e longitudes.

As primeiras, aliás, são marcadas em graus e calculadas pelos paralelos, que cortam o globo de leste a oeste.

Já, as longitudes, são medidas pelos meridianos. Eles, por sua vez, marcam eixos de norte a sul. Dessa forma, são marcadas em graus.

Sendo assim, é possível encontrar as coordenadas geográficas de qualquer canto do mundo. Informações de extrema importância para a cartografia. Além disso, os fusos horários também são marcados pela linhas verticais.

Entendendo os meridianos

Os meridianos são traçados “cortando” a Linha do Equador. Portanto, eles ligam os pólos.

O mais importante, aliás, é conhecido como Meridiano de Greenwich. Ele divide a Terra em dois hemisférios: Leste (oriental) e oeste (ocidental). Desse modo, marca a longitude 0º.

Meridianos - para que servem e o qual sua relação com os fusos horários
Fonte: InfoEscola.

O nome dessa linha especial se deu no século XIX, atravessa o Observatório de Greenwich. Igualmente, partindo a cidade de Londres ao meio. Ou seja, colocando a Europa no centro do mundo estabelecendo uma visão eurocêntrica.

Essa a partir dessa linha principal, portanto, calculam-se longitudes positivas à direita, variando de 0º a 180º. Da mesma forma, longitudes negativas à esquerda, variando entre -180º a 0º. Bem como outros meridianos são traçados tendo Greenwich como ponto de partida.

Assim também são medidos os fusos horários. São divididos em 24 eixos determinados em múltiplos de 15°. A distância entre um meridiano e outro equivale a uma hora. Juntos eles contam 24 horas e constituem 360° da circunferência do globo.

Meridianos - para que servem e o qual sua relação com os fusos horários
Fusos horários – Fonte: Go Beta Go.

Os horários são somados quando se desloca para o leste. Já para o lado oeste, as horas diminuem. Dentre os meridianos, outro também é bastante importante e fica oposto ao de Greenwich, é conhecido como Linha Internacional de Data, marca o final desse mesmo dia. Seu nome é devido à sua função de marcar a mudança de data. Portanto, é responsável por designar o final de um dia e o começo de outro.

O que achou desse conteúdo? Se você gostou, Conheça o movimento de rotação da Terra e saiba como ele acontece.

Fontes: Toda Matéria e Brasil Escola.

Imagem de destaque: Todo Estudo.