A Ásia é o maior continente do mundo em área terrestre e boa parte deste continente está localizado no Hemisfério Norte. Além de mais extenso, o continente é também o mais populoso, concentrando três quintos da população do planeta.
Nesse sentindo, o continente apresenta uma diversidade cultural enorme, com as mais diversas culturas, etnias, religiões e tradições. Além disso, a diversidade se estende em relação ao território geográfico. Isso porque, o continente asiático possui desde as montanhas mais altas do mundo, desertos, até rios extensos.
Todavia, os povos que habitam a Ásia são considerados os mais antigos do mundo, com cerca de 4000 anos de origem. Além disso, os países da Ásia são formados por particularidades econômicas e modos de vida bastante diferentes.
História da Ásia
As mais antigas civilizações começaram onde hoje se encontra o continente asiático. Assim, são povos que datam 4000 anos. Dessa forma, cada civilização desenvolveu características referentes a cada região diferente do continente. Além disso, foi nessa região que as religiões mais conhecidas hoje nasceram, como o islamismo e o cristianismo.
Nesse sentido, as formas de governo desenvolvidas pelos povos são diversificadas. Dessa forma, há diversos tipos de governo como o comunismo na China, a monarquia na Arábia Saudita e a democracia no Japão. Por conta das diversidades políticas, muitos conflitos surgiram, principalmente após a Segunda Guerra Mundial. Ainda hoje os conflitos entre países da Ásia são um dos assuntos mais urgentes a serem resolvidos.
Características do continente
A Ásia é conhecida por ser o maior dos continentes, tanto em extensão territorial em área. Além disso, tem a maior população, concentrando quase três quintos da população mundial.
Além disso, o continente é formado pelas seguintes características:
- Localização – A maior parte localiza-se no Hemisfério Norte, fazendo fronteira com os continentes: africano, europeu, americano (pelo Estreito de Bering) e Oceania.
- Área – 43.810.582 km2
- Países – 49 países
- População – 4.462.676.731 habitantes.
Países da Ásia
Os países que compõem o continente asiático totalizam 49. Além disso, o continente é formado por países transcontinentais, ou seja, países que pertencem a mais de um continente. Nesse sentido, alguns territórios dependentes também fazem parte do continente como Hong Kong e Macau.
Assim, os países asiáticos são:
- Afeganistão
- Arábia Saudita
- Armênia
- Azerbaijão
- Bahrein
- Bangladesh
- Brunei
- Butão
- Camboja
- Cazaquistão
- Catar
- China
- Chipre
- Cingapura
- Coreia do Norte
- Coreia do Sul
- Egito
- Emirados Árabes
- Filipinas
- Geórgia
- Iêmen
- Índia
- Indonésia
- Irã
- Iraque
- Israel
- Japão
- Jordânia
- Kuwait
- Laos
- Líbano
- Malásia
- Maldivas
- Mianmar
- Mongólia
- Nepal
- Omã
- Paquistão
- Quirguistão
- Rússia
- Síria
- Sri Lanka
- Tajiquistão
- Tailândia
- Timor-Leste
- Turcomenistão
- Turquia
- Uzbequistão
- Vietnã
Regiões da Ásia
Em síntese, por ser muito extenso, o território é dividido em seis regiões distintas. Assim, a divisão serve para facilitar os estudos geográficos. Além disso, as regiões são dividas por aspectos sociais e culturais, já que as diferenças dentre do continente são extremas. Dessa forma, a Ásia é dividida da seguinte maneira:
- Oriente Médio – caracterizado pela diversidade religiosa, sendo o berço de religiões como o cristianismo, islamismo e o judaísmo. Entretanto, é uma área bastante conflituosa. A região conta com um pouco mais de 7 milhões de km2 e cerca de 270 milhões de habitantes;
- Ásia Meridional – caracterizada pelo baixo desenvolvimento econômico concentrando baixos indicadores sociais e de industrialização. Entretanto, é uma das regiões mais mais populosas da Ásia;
- Sudeste Asiático – caracterizada por ser uma região onde a presença de abalos sísmicos é bastante frequente. Assim, terremotos, maremotos e vulcões são comuns, fazendo milhares de vítimas. A região abrange 11 países e tem área de, aproximadamente, 4.500.000 km2. ;
- Ásia Oriental – caracterizada por ser uma das regiões mais populosas do mundo. Assim, possui 12.000.000 km2 e contam com cerca de 40% da população asiática;
- Ásia Central – caracterizada por não ser uma região com demarcações oficiais. Porém, de acordo com a ONU fazem parte dessa região os países Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão e Afeganistão;
- Região da Comunidade dos Estados Independentes – caracterizada por abranger países que antes faziam parte da antiga União Soviética. Assim, os países que fazem parte dessa região são: Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.
Economia e cultura
Em síntese, dos 49 países que compõem o território asiático o mais desenvolvido economicamente é a China. Assim, o país possui o Produto Interno Bruto de cerca de US$ 12,24 trilhões. Dessa forma, é interessante destacar que a economia do continente começou a evoluir logo após a Segunda Guerra Mundial.
Nesse sentido, os setores que garantem o crescimento econômico são a mineração, responsável pelas produções das grandes reservas minerais e de petróleo, carvão e etc. Além disso, a agropecuária, responsável pela produção de arroz, trigo, milho, fumo, juta, algodão e etc, além da produção de suínos, ovinos e bovinos. Contudo, a indústria também entra como fonte econômica, tendo a China e o Japão como os maiores produtores.
Em relação à cultural, o continente abriga rica pluralidade. Assim, é possível encontrar povos que falam diversas línguas. Além disso, as religiões mais praticadas no continente são o hinduísmo e o budismo. Porém, existem outras religiões na Ásia, como cristianismo, protestantismo, islamismo, xintoísmo e o judaísmo.
Geografia e população
Além da diversidade cultural que a Ásia apresenta, o continente também é formado pela diversidade geográfica. Dessa forma, a região apresenta diversos tipos de climas, relevo e a hidrografia é bastante diversa. Assim, o relevo do continente asiático se caracteriza pela presença de terras baixas como o Mar Morto e também pela presença de planaltos. Além disso, algumas regiões asiáticas fazem parte do chamado Círculo de Fogo – parte em que abalos sísmicos são muito frequentes.
Dessa forma, o clima asiático também é algo diversificado. Assim, os climas predominantes são o polar, mais ao norte; clima temperado, ao centro; ao sul, predomínio do clima árido e semiárido. Além disso, é possível encontrar na Ásia Ocidental, predomínio do clima mediterrânico e, nas proximidades da Linha do Equador, há presença de clima equatorial e tropical.
Em relação a hidrografia do continente, é interessante destacar alguns dos rios e mares mais importantes do mundo, como por exemplo:
- Huang-ho (China);
- Ganges (Índia e Bangladesh);
- Indo (Paquistão);
- Tigre (Turquia, Síria e Iraque).
- Mar Vermelho;
- Mar da Árabia;
- Mar Cáspio.
Em relação à população asiática, os números são estrondosos. Isso porque, a Ásia abrange o maior número de habitantes do planeta, ou seja, mais da metade da população do mundo. Dessa forma, a densidade demográfica chega a marcar 100 habitantes por quilômetro quadrado.
Você sabia?
- A Ásia contém 11 fusos horários;
- Os asiáticos inventaram o papel, a pólvora, da bússola e da prensa (impressora);
- Os chamados “Tigres Asiáticos” (Coreia do Sul, República da China, Singapura e Hong Kong) são as maiores potencias econômicas e financeiras do continente;
- No continente asiático, a população urbana é de 40% enquanto a população rural é de 60%;
- A Ásia possui 44 países independentes;
- As principais religiões do continente asiático são: Muçulmanos (21,9%) e Hinduístas (21,5%).
Gostou dessa viagem pela Ásia? Então você vai adorar conhecer um pouco mais sobre o Continente Americano. Aproveita também pra se aventurar e conhecer sobre a Europa.
Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria
Imagens: Templo Central, Historiazine, Guia Viajar Melhor, JRL, Jornal de Barueri, Historiazine