Geografia

Hidrografia: conheça o estudo das águas do planeta

Hidrografia é o nome dado ao estudo das águas da Terra. A ciência analisa as principais formas como a água se apresenta na superfície ou subterrâneo.

Atualizado em 14/11/2018

A hidrografia é o ramo da geografia física que estuda as águas do planeta. Portanto rios, lagos, águas subterrâneas, correntes marítimas, geleiras, oceanos e mares são objetos de estudo desse segmento.

Rios

Na hidrografia, os rios são correntes de água que se originam do subsolo ou da atmosfera. Os rios podem nascer em lagos, fontes ou em outros rios, mas deságuam no mar, lagos ou outros rios.

Todo rio pode ser observado de duas maneiras: no perfil transversal e no perfil longitudinal. Neste último, ele se estende da nascente até a foz. A foz pode ser de três formas:

  • estuário, quando não tem ilhas e é modelada somente por um canal, que lembra um funil.
  • Delta, cheia de ilhas que fazem o rio desaguar através de diversos canais.
  • mista ou complexa, na qual um lado da foz é em forma de delta e o outro é estuário.

Hidrografia: conheça o estudo das águas do planeta

Sobre a direção do rio:

  • jusante é o deslocamento da água da nascente para a foz
  • montante é a direção do rio, em seu curso, da foz para a nascente

Também podemos contemplar o rio de maneira transversal, isto é, quando nos colocamos no meio do fluxo fluvial. Se olharmos para a jusante, veremos: o vale fluvial, abrangendo as duas vertentes, as duas margens e o leito fluvial.

Quando os rios deságuam, são chamados afluentes, enquanto área banhada por uma rede de rios é conhecida como bacia fluvial.

Os lagos

Os lagos são depressões de terreno preenchidas por água. Estas depressões são causadas não apenas por vulcões, como também por movimentos das placas tectônicas.

No Brasil, que tem estrutura geológica antiga, as depressões são de origem sedimentar. Os mares fechados, como o Cáspio e o Morto, não passam de grandes lagos.

Assim como os rios, os lagos podem surgir de uma nascente ou alimentados por outros rios e originários de mares e rios. O maior lago do mundo é o Cáspio, situado na fronteira da Rússia.

Hidrografia: conheça o estudo das águas do planeta
Lago Baikal

O lago mais profundo do planeta é o Baikal, localizado na fronteira da Mongólia com a Rússia. No Brasil, o maior lago é a Lagoa dos Patos, situado no Rio Grande do Sul.

Águas subterrâneas

Águas subterrâneas, ou lençol de água ou veio, são geradas pela penetração das chuvas no solo.

A quantidade de águas no subterrâneo depende, portanto, da quantidade das chuvas, da altitude e declividade de relevo, do tipo de rocha e da vegetação existentes na região. É do lençol que surge uma fonte ou mina de água.

Hidrografia: conheça o estudo das águas do planeta

Correntes marítimas

Nos mares e oceanos existem porções de água que se deslocam como rios: as correntes marítimas ou oceânicas. Elas são geradas pelas diferenças de densidade e de temperatura nos mares e oceanos e modeladas pelas ondas e ventos, que determinam a direção de seus movimentos.

No Equador, as correntes são quentes e deslocam-se para as regiões frias dos dois hemisférios, Norte e Sul. As correntes frias saem das regiões polares e se encaminham para as áreas mais quentes. No planeta Terra, as duas correntes mais importantes são a Corrente do Golfo (“Gulf Stream”) e a Curo-sivo (“Corrente do Japão”).

Hidrografia: conheça o estudo das águas do planeta

As geleiras

A geleira é uma enorme massa de gelo formada de neve acumulada, porquanto leva muito tempo para sua formação. O fenômeno de sua constituição ocorre nos polos do globo terrestre, onde estão as menores temperaturas. Podem ser divididas, com base no tamanho e na forma, em dois tipos: geleiras de vale e geleiras continentais.

Geleiras de vale (ou alpinas) são rios de gelo que se formam do acúmulo de neve nas cordilheiras montanhosas. Geleiras continentais (ou inlandsis) são mantos de gelo de movimentação extremamente lenta, que cobrem grande parte da Groenlândia e Antártida.

Hidrografia: conheça o estudo das águas do planeta

Oceanos

Na hidrografia, os oceanos são uma vasta extensão de água salgada que cobre 3/4 da superfície da Terra. Há a divisão em cinco grande oceanos:

  • Pacífico, o maior da Terra, com 180 milhões de Km2
  • Atlântico, o segundo maior, com 82,4 milhões de km2
  • Índico, o terceiro maior, com 74 milhões de km2
  • Glacial Ártico, com 13 milhões de km2, formado pelas geleiras ao redor do Círculo Polar Ártico
  • Glacial Antártico é o único que rodeia o globo completamente, com superfície de 20,3 milhões de km2.

Hidrografia: conheça o estudo das águas do planeta

Mares

Mar é uma extensão de água salgada ligada a um oceano. Os mares ocupam áreas menores e menos profundas que os oceanos, porquanto de menor dimensão.

Os cinco maiores mares são: Mar da China, Mar do Caribe, Mar Mediterrâneo, Mar Bering e Golfo do México.

Hidrografia: conheça o estudo das águas do planeta

Você gostou de ler sobre o estudo das águas da Terra? Então não deixe de conhecer também os principais tipos do relevo brasileiro.

Fonte: Só Geografia, Toda Matéria, Todo Estudo, Info Escola,