Geografia

Mar Vermelho, onde fica? Formação, biodiversidade, economia e a Bíblia

O mar Vermelho é um golfo do oceano Índico, entre a África e a Ásia. Assim, é responsável por abrigar uma incrível diversidade marinha

Atualizado em 28/06/2020

Você provavelmente já deve ter ouvido sobre o Mar Vermelho em passagens bíblicas e em livros de história.  Assim, o Mar Velho possui esse nome devido ao processo de coloração que as algas causam no interior das águas.

Dessa maneira, o Mar Velho é localizado entre o Continente Africano e Asiático. Na verdade, é caracterizado como golfo do Oceano Índico. Assim, possui temperatura média de 22ºC, variando em de acordo com a época do ano.

Além disso, seu cumprimento é de 1.900 quilômetros, tendo como largura em seu ponto máximo uns 300 quilômetros. Suas águas banham a costa do Egito, Israel, Jordânia, Arábia Saudita, Iêmen, Eriteia, Sudão e Djibuti.

Formação do Mar Vermelho

A formação do Mar Vermelho ainda é incerta. Porém, acredita-se que a origem tenha relação com um fenômeno chamado de maré-vermelha. Assim, o fenômeno consiste na proliferação de dinoflagelados que, por consequência, dão a coloração avermelhada da água.

Mar Vermelho - Formação, biodiversidade marinha e atividade econômica
Fonte: Estudo Prático

Dessa forma, a origem do Mar Vermelho se deu a partir de atividades vulcânicas que movimentaram duas placas, a Arábica e a Africana. Assim, ao movimentar-se em direção ao norte, houve o choque da Placa Arábica com a Placa Eurasiana. Por consequência, surgiu a Cordilheira de Zagros, entre o Irã e o Iraque.

Logo, por ter sido originado entre placas tectônicas a região do Mar Velho sofre com processos de vulcanismos, além de atividades sísmicas. Dessa forma, é possível encontrar vulcões em atividade no fundo do mar.

Biodiversidade marinha

A biodiversidade presente no Mar Vermelho é muito vasta, sendo considerada uma das principais do Planeta Terra. Assim, é possível encontrar nas águas diferentes tipos de espécies. Dentre elas podemos citar tubarões e mais de 1000 espécies de animais invertebrados.

Mar Vermelho - Formação, biodiversidade marinha e atividade econômica
Fonte: Viagens

Além disso, as águas do Mar Vermelho abrigam cerca de 200 espécies diferentes de corais. Dessa forma, os corais são fontes de alimentos e abrigo para diferentes tipos de como os peixes-palhaço, peixes-borboleta e peixes-porco.

Atividades econômicas

Por possuir águas cristalinas e temperatura agradável entre 21° e 25°, o Mar Vermelho atraí turistas de diferentes partes do mundo para atividades como o mergulho. Assim, o turismo representa um importante ponto na economia dos países que cercam o mar.

Mar Vermelho - Formação, biodiversidade marinha e atividade econômica
Fonte: Egito

Porém, o turismo também tem ocasionado na destruição de corais e na diminuição da biodiversidade marinha no local. Além disso, fatores como a circulação de navios, passageiros e petroleiros acabam colocando animais marinhos em risco.

Entretanto, o Mar Vermelho também é rota comercial. Assim, águas do mar servem como rota entre o Oceano Índico e o Mediterrâneo, passando pelo Canal de Suez.

Relação com a Bíblia

Geralmente, o Mar Vermelho é conhecido por ser citados em textos bíblicos do catolicismo. Assim, a história conhecida trata-se dos povos hebreus que teriam atravessado o mar, conduzidos por Moisés.

Mar Vermelho - Formação, biodiversidade marinha e atividade econômica
Fonte: Aprendendo com a bíblia

Sendo assim, Moisés teria aberto o mar – já que se trata de um golfo – para que os fiéis atravessassem. Dessa maneira, após a travessia, o mar teria se fechado novamente e os soldados que perseguiam os israelitas morreram afogados.

Gosta de ler sobre história? Então, não deixe de conferir matérias como Unidades de conservação, o que são, por que existe e seus tipos, além de entender sobre Qual a origem da vida na Terra? Conheça a principais teorias sobre o tema

Fontes: Info Escola, Estudo Prático, Toda Matéria

Fonte imagem destaque: Esse mundo é nosso

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.