Geografia

América do Sul – História, países, cultura e características geográficas

América do Sul é um continente que compreende a porção meridional da América. Também é considerada um subcontinente do continente americano.

Atualizado em 07/05/2020
Por Dayane Borges

O continente americano é dividido em três subcontinentes, sendo um deles a América do Sul. É a parte continental onde o Brasil está localizado, junto de outros países como a Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana e Suriname.

Em síntese, a América do Sul ocupa aproximadamente 17 819 100 km2  de extensão territorial, o que representa 12% da superfície terrestre. Além disso, concentra cerca de 6% da população do mundo. O subcontinente é banhado pelo mar do Caribe, oceano Atlântico e Pacífico.

As montanhas dos Andes fazem parte da América do Sul e ocupam grande parte do subcontinente, indo da Venezuela até o extremo-meridional. Além disso, alcançam altitude de 6.700 m em determinados pontos. Em relação à fauna, a principal característica está na presença da Floresta Amazônica. Além disso, a composição ética dos países do subcontinente é composta predominantemente por índios, negros e brancos.

História da América do Sul

A América do Sul, antes da chegada dos portugueses e espanhóis, já era composta por índios. Vale destacar a presença da civilização Asteca, uma das maiores civilizações pré-colombianas. Além disso, os índios tupis povoavam a região onde os portugueses colonizaram.

América do Sul - História, países, cultura e características geográficas
Europeus chegando às terras brasileiras pela primeira vez, em 1500. Fonte: Estudo Kids

A divisão da América do Sul ocorreu após o Tratado de Tordesilhas e, por consequência, com a expansão ultramarina. Isso porque, os espanhóis se concentraram nos reinos ibéricos e ficaram por conta do desenvolvimento da prata, por exemplo. Já os portugueses exploravam o pau-brasil no litoral atlântico, além de apostarem em plantações de cana-de-açúcar.

Vale ressaltar que, durante a colonização da América do Sul, espanhóis e portugueses desejavam converter os nativos para o catolicismo. Assim, começaram a criar as missões católicas. Além disso, após a União da Coroas Ibéricas, os portugueses exploraram ainda mais o território espanhol, já que as fronteiras da colonização haviam sido extintas.

Indústria e agricultura

A parte econômica da América do Sul se concentra basicamente em produzir e exportar. O setor industrial tem forte impulso na fabricação automobilística, além da produção de grãos para a exportação. Os países que mais se destacam na questão de tecnológica são o Brasil e a Argentina. Juntos, concentram variedade de produção, além do refino de petróleo e siderurgia.

América do Sul - História, países, cultura e características geográficas
Fonte: Revista Safra

A agricultura nos países da América do Sul é um ponto valorizado. Isso porque, investem em plantações de soja e trigo, por exemplo, para a exportação. Além disso, a produção de hortaliças, milho e feijão também é intensa, porém, para o consumo interno dos países. Vale destacar que nos lugares onde o clima tropical predomina, o cultivo de café, cacau, bananas, laranjas, tabaco, algodão, arroz e açúcar é mais comum.

Pecuária e Mineração

A pecuária apresenta características diferentes de acordo com os países. Isso porque, nos países andinos, por exemplo, a criação de animais está voltada aos de pequenos porte, como suínos, caprinos e ovinos. Entretanto, no Brasil, Argentina e Uruguai a pecuária é fortalecida com a criação de bovinos, ovinos, suínos e equinos.

Já em relação à mineração, os países da América do Sul apostam na exploração do ouro, cobre e prata, prática advinda da colonização. Posteriormente, a exploração do mercúrio, diamante, chumbo, zinco, manganês, estanho, bauxita, ferro, petróleo e o gás natural também se tornou comum no subcontinente.

América do Sul - História, países, cultura e características geográficas
A Argentina é responsável pela produção de cerca de 3,05 milhões de toneladas de carne bovina. Fonte: Giro Rural

É importante destacar que o subsolo sul-americano conta com uma quantidade considerável de petróleo. Nesse sentido, a Venezuela concentra, aproximadamente, uma reserva com 17 bilhões de barris, sendo a maior. Além disso, o minério de ferro é bastante explorado, principalmente no planalto das Guianas, além do escudo Brasileiro.

Fauna, Flora e Clima

Os principais animais que representam a fauna da América do Sul são os macacos, as antas, roedores, onças e os répteis. Além disso, a região apresenta espécies específicas como peixe-boi, e a piranha que fazem parte da amazônia. Já a lhama, a alpaca e a vicunha são características dos Andes e da Patagônia.

A flora dos países da América do Sul é bastante diversificada. Assim, há a presença da Floresta Amazônica, da Mata Atlântica e as Florestas Tropicais Úmidas, Cerrado, Caatinga, Pantal e Pampa. Além disso, é possível encontrar a presença de selvas temperadas de araucárias no Planalto Meridional Brasileiro, florestas frias nos Andes, além de campos e savanas.

América do Sul - História, países, cultura e características geográficas
Floresta Amazônica. Fonte: Escola Educação

Em relação à temperatura, os países concentram uma regularidade em torno dos 30º C. Além disso, as temperaturas no geral são médias e o clima predominante é o temperado e o tropical úmido. Entretanto, o frio também faz parte de algumas regiões como o extremo sul e as partes onde se concentra a Cordilheira dos Andes.

Você sabia?

  • A América do Sul possui como principais cidades o Rio de Janeiro (Brasil), São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina), Quito (Equador), Caracas (Venezuela) e Montevidéu (Uruguai);
  • Cerca de 370 milhões de habitantes compõem a população do subcontinente da América do Sul;
  • O português e o espanhol são os idiomas que predominam;
  • O Brasil é o maior país, enquanto o Suriname é o menor;
  • Em relação à produção industrial, o Brasil é o maior produtor concentrando cerca de três quintos de toda a produção dos países da América do Sul;
  • As maiores áreas de planície tropical do mundo se encontram na América do Sul.

O que achou de conhecer sobre a América do Sul e as principais características que compõem os países dessa região? Legal, não é? Então, aproveita pra conferir mais textos aqui no site como, por exemplo, quais são as características da França e Rússia

Fontes: Info Escola, Mundo Educação e Toda Matéria

Fonte imagem destaque: Estudo Prático

Próxima página »