Geografia

Floresta tropical: onde é encontrada, fauna, flora e clima predominante

Floresta tropical concentra um berçário de vida animal e vegetal, além das maiores coberturas de matas do mundo, o que garante a vida no planeta.

Atualizado em 24/12/2019
Por Adriano Curado

Floresta tropical se trata de um tipo de bioma rico tanto em fauna como em flora, além de armazenarem muita água doce.

As temperaturas são altas e ali chove demais, o que garante um processo de fartura de nutrientes. Isso compensa o solo pobre e arenoso e o torna fértil. Se houver um desmatamento, todavia, tudo vira um grande deserto.

Seu nome vem do fato de elas se localizarem entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio.

Saiba onde ficam as florestas tropicais e conheça suas características

Características principais

Na floresta tropical podemos encontrar muitas árvores altas, clima quente, além disso grande índice pluviométrico. Só que o solo é considerado pobre, posto que, se a cobertura vegetal é retirada, a areia toma conta. Nesse contexto, a enorme variedade da flora ocorre ali por conta de muita água, assim como altas temperaturas.

A quantidade de chuva chega à impressionante marca de 1.200 milímetros anuais e a temperatura pode atingir 20 ºC. Já a presença dos nutrientes necessários se dá pela velocidade com que a matéria orgânica se decompõe.

Saiba onde ficam as florestas tropicais e conheça suas características

Onde a floresta tropical é encontrada?

Há ocorrência das florestas tropicais nas Américas Central e do Sul, na África, na Austrália e na Ásia. Ocorre na região Afrotropical, em Madagascar e entorno, no Continente Africano. Além da Austrália, aparece igualmente na Nova Guiné e nas Ilhas do Pacífico. Há ocorrências suas inclusive na Índia, no Sri Lanka, e no Sudeste da Ásia.

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical da Terra, além de nela habitar considerável biodiversidade. Também nessa região está o maior reservatório de água doce do planeta.

Saiba onde ficam as florestas tropicais e conheça suas características

A fauna e a flora

A cobertura vegetal da floresta tropical é bem densa, posto que chega a 300 espécies arbóreas em 0,1 hectare de mata. É comum que se sobressaiam árvores de 40 m de altura, mas o natural são árvores menores, de 5 a 20 metros. Há também trepadeiras lenhosas e plantas epífitas crescendo sob outras plantas.

A flora nas florestas tropicais e rica e diversificada, destacando-se insetos e outros invertebrados. Já entre os animais de grande porte encontramos diversos felinos, mico-leão-dourado e capivara. Tem também ariranha, peixe-boi e inúmeras populações de pássaros.

Infelizmente, tanto a fauna quanto a flora nas florestas tropicais vem sendo ameaçadas pelo desmatamento. A cobertura vegetal é retirada numa velocidade jamais vista na história humana. E a tendência é aumentar, dado a carência cada vez maior de madeira no mercado.

Gostou de ler sobre as florestas tropicais? Leia também sobre a Antártida, o continente gelado no extremo Sul da Terra.

Fonte: Floresta Tropical, Info Escola, Wikipédia, Geografia, Só Biologia, Sua Pesquisa, Alunos Online, Salve a Selva, Mongabay, Austrália.

Fonte das imagens: YoutubeO Livro da Natureza, Mongabay, Info Escola.

Próxima página »