História

Astecas, quem foram? História, cultura, religião, economia e contribuições

Os astecas habitavam a América pré-colombiana, e foram responsáveis pela criação de calendários, construções avançadas e conhecimentos médicos

Atualizado em 13/10/2019

Derivado do povo Tolteca e conhecidos como uma das mais importantes civilizações antigas os astecas habitavam a América pré-colombiana, onde hoje encontra o México.

Assim, no século XIV e às margens do lago Texcoco, os astecas se expandiram do norte ao sul do México, chegando a ter os Maias como fronteira.

O Império Asteca teve duração até XVI. Todavia, o império chegou ao fim quando Fernando Cortés junto a soldados da Espanha, em 1519, eliminou a maioria da população asteca.

Em resumo, os astecas eram politeístas, desenvolveram sistemas agrícolas bastante desenvolvidos, organização social e política, além de conhecimento científico notável para a época.

Astecas, quem foram? História, cultura, religião, economia e contribuições
Mapa da localização dos astecas. Fonte: Slide Player

Astecas e a agricultura

Os astecas usavam uma técnica na agricultura denominada chinampas. Dessa forma, conseguiam driblar as dificuldades de produção, já que às margens do lado Texcoco era um lamaçal.

Nesse sentido, a técnica consistia em colocar uma espécie de esteira nas áreas alagadas. Dessa forma, a lama que poderia atrapalhar, era utilizada como abudo para as plantas.

Os astecas possuíam em suas plantações uma variedade de alimentos. Dessa forma, cultivavam milho, tabaco, feijão, abóbora, tomate, pimenta e cacau.

Inclusive, uma das bebidas produzidas pelos astecas era denominada xocoatl, feita com o cacau, que também era utilizado no comércio como moeda de troca.

Organização social e política

A sociedade asteca era muito organizada social e politicamente. Portanto, existia um imperador que comandava também o exército. Logo, as demais classes sociais, eram definidas de maneira hierárquica.

Assim, a elite da sociedade ficava a cargo dos sacerdotes e chefes militares. Enquanto isso, comerciantes, artesãos, camponeses e trabalhadores urbanos completavam a hierarquia.

Astecas, quem foram? História, cultura, religião, economia e contribuições
Fonte: Resumindo Estudo

O imperador determinava que os astecas pagassem impostos. Porém, a elite da sociedade, sacerdotes e os chefes militares, era isenta dos tributos. Dessa forma, os astecas podiam ser convocados para trabalhos na comunidade, como a construção de monumentos, pirâmides, canais de irrigação, estradas e etc.

A sociedade trabalhava em forma de cooperação. Nesse sentido, quando os artesões produziam, os comerciantes vendiam as produções no comércio do império. Além disso, os comerciantes também serviam de espiões para o imperador, ficando livres dos tributos cobrados.

A sociedade era também composta por escravos, inimigos capturados de outros impérios. Assim, serviam de mão de obra para as construções políticas, além de servirem aos militares.

Religião asteca

Como grande parte dos povos antigos, os astecas acreditam na existência de vários deuses, ou seja, eram politeístas. Dessa forma, era comum também que os conhecimentos religiosos fossem baseados em religiões de culturas mesoamericanas.

Nesse sentido, o deus Quetzacoatl, denominado pelos maias como Kukulkán, era um exemplo, representando o deus do aprendizado. Logo, os astecas adoravam o deus Tezcatlipoca, sendo considerado o deus com mais poder.

Do mesmo modo, outros deuses também recheavam a lista dos mais importantes, como Tlaloc, deus que representava a água e a fertilidade. Além disso, tinha também o Huitzilopochtli, deus da guerra e responsável por guiar os povos astecas ao denominado Tenochtitlán, capital do Império Asteca.

Astecas, quem foram? História, cultura, religião, economia e contribuições
Fonte: Molcci

Os astecas praticavam sacrifícios humanos, tirando os corações das pessoas, na intenção de agradar aos deuses e obter prosperidade na agricultura. Além disso, o sacrífico era visto como forma de manter o Sol brilhando e a vida na Terra.

De fato, os sacrifícios podiam ser considerados bárbaros. Porém, os astecas desenvolveram seu próprio calendário, conhecimento sobre astronomia e desenvolveram a escrita pictória, desenhos que simbolizavam a fala.

Dessa maneira, desenvolveram avançado conhecimento na medicina, praticada pelos sacerdotes. Nesse sentido, possuíam conhecimento sobre a anatomia humana, além de conhecerem os efeitos de plantas que podiam curar, plantas medicinais.

A fundação de Tenochtitlán

Existe uma lenda que envolve a criação da capital do Império Asteca. Portanto, a lenda conta que o deus Huitzilopochtli revelou que lugar da construção de Tenochtitlán seria onde encontrassem “uma águia devorando uma serpente em cima de um cacto”.

Por consequência, na busca por essa descrição divina os astecas seguiram para o sul onde encontraram exatamente o que o deus havia descrito, às margens do lago Texcoco.

Astecas, quem foram? História, cultura, religião, economia e contribuições
Fonte: Astecas Sociedade e Cultura

Cultura e economia

Os astecas possuíam apreço pela astronomia e observação dos astros. Atividade essa feita pelos sacerdotes. A partir da observação dos astros os astecas criaram dois calendários, o xiuhpohualli e o tonalpohualli.

Todavia, o calendário xiuhpohualli era utilizado no cotidiano e apresentava 18 meses de 20 dias mais 5 dias adicionais, totalizando 365 dias. Já o calendário tonalpohualli era usado na religião e possuía 13 meses de 20 dias, totalizando 260 dias.

Por esta razão, ao combinar os calendários, uma data específica diferente era gerada durante um período de 52 anos. Dessa maneira, ao final do período se iniciava um um período de azar. Logo, o reinício dos bons momentos era comemorado.

Astecas, quem foram? História, cultura, religião, economia e contribuições
Fonte: Resumindo o Estudo

A economia asteca era baseada na agricultura. A fartura dos plantios garantia a comercialização de produtos por todo o Império. Além de milho, principal item de cultivo, os astecas também produziam pimentas, feijão, tomates, goiabas, mamão e etc.

Curiosidades

  • Os astecas mantinham a sociedade em forma de hierarquia, sendo divida em quatro partes: o imperador, a nobreza, os homens comuns e os escravos.
  • O Império Asteca chegou à ruína por conta da chegada do espanhol Fernando Cortés que matou grande parte da sociedade e espalhou doenças;
  • Hoje em dia é possível apenas ver ruínas do povo asteca, que foi uma das maiores civilizações da América, antes da chegada dos europeus.

O que achou de ler sobre os astecas? Então, aproveita pra conferir esse outro texto sobre os Imperadores romanos – 8 mais famosos, quem foram e principais feitos

Fontes: Historiazine, Brasil Escola, História do Mundo

Imagem de destaque: Trabalhos de História 

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.