Biologia

Sistemas do corpo humano – Definição, principais órgãos e características

Os sistemas do corpo humano são formados por um conjunto de órgãos que desempenham diversas funções por meio de células específicas.

Atualizado em 31/08/2020

O corpo humano é formado por vários sistemas que trabalham em conjunto para manter o equilíbrio do organismo. Assim, os sistemas do corpo humano – também chamados de conjuntos de órgãos – são constituídos por diversas células que possuem funções específicas.

Visto isso, o corpo apresenta treze tipos de sistemas. Cada sistema é responsável por realizar algum tipo de atividade no organismo, seja proteção contra agentes externos, até a eliminação de substâncias indesejadas.

Você sabe quais são os sistemas do corpo humano? Se não, não se preocupe! Vamos mostrar tudinho aqui.

Sistemas do corpo humano

Os órgãos presentes no corpo humano são de extrema importância para a manutenção da vida. Sem os pulmões, por exemplo, não haveria como respirar. Assim, os órgãos dos sistemas do corpo humano são responsáveis pela realização de funções específicas dependendo do sistema ao qual está integrado.

Visto isso, os sistemas que compõem o corpo humano são divididos em: respiratório, circulatório, muscular, nervoso, digestório, sensorial, endócrino, excretor, urinário, esquelético, reprodutor, imunológico e tegumentar.

Sistema respiratório

O sistema respiratório é composto por órgãos responsáveis por transportar o oxigênio de fora para dentro, e vice versa, das cavidades dos pulmões. Assim, além do pulmão, é constituído por vias respiratórias, ou seja, cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios.

Sistemas do corpo humano - Definição, principais órgãos e características
Fonte: Estudo Prático

Além disso, o sistema respiratório elimina do corpo gás carbônico presente no interior das células. Sendo assim, algumas doenças respiratórias podem atrapalhar o funcionamento normal desse sistema. Alguns exemplos são: rinite, bronquite e asma.

Sistema circulatório

O sistema circulatório é responsável por transportar sangue, oxigênio e outros nutrientes para as partes do corpo. O sangue, neste caso, é um dos órgãos que compõem o sistema. Além dele, o coração e os vasos sanguíneos – artérias, veias e vasos capilares – também são parte da estrutura circular.

Sistemas do corpo humano - Definição, principais órgãos e características
O sistema circulatório humano é do tipo fechado, ou seja, ocorre no interior de vasos. Fonte: Info Escola

Outras funções desempenhadas por esse sistemas são: transporte do gás carbono e resíduos presentes nas células; preservação do equilíbrio ácido-básico do corpo; proteção contra doenças e regulação da temperatura corporal.

Sistema muscular

O sistema muscular é formado por, aproximadamente, 600 músculos diferentes. Nesse sentido, os músculos recebem o auxílio dos ossos, articulações e tendões para que possam exercer a função de movimentação do corpo. Além disso, os músculos são responsáveis pela manutenção do calor corporal e da postura dos seres humanos.

Sistema nervoso

O sistema nervoso é formado por um conjunto de órgãos divididos em duas formas principais. Ou seja, o encéfalo e a medula espinham fazem parte do sistema nervoso central, enquanto os nervos cranianos e raquidianos estão localizados no sistema nervoso periférico.

Sistemas do corpo humano - Definição, principais órgãos e características
Fonte: Khan Academy

Dessa forma, é um dos principais sistemas do corpo porque, a partir dele, estímulos são enviados às células dos outros sistemas do corpo. Assim, o organismo recebe impulsos nervosos e transmite as informações para o resto do corpo.

Sistema digestório

O sistema digestório é formado pelos órgãos: boca, faringe, esôfago e estômago, intestino delgado e grosso, e ânus, localizados todos no tubo digestório. Alguns órgãos desse sistema também fazem parte do sistema excretor.

Sistemas do corpo humano - Definição, principais órgãos e características
Fonte: Slide Player

Visto isso, o processo de digestão pode ser classificado de duas maneiras, mecânico e químico. Assim, a digestão mecânica ocorre por meio da trituração dos alimentos ingeridos pela boca. Por outro lado, a digestão química é realizada no interior no organismo com o auxílio das enzimas.

Sistema sensorial

O sistema sensorial compreende os órgãos responsáveis pelos cinco sentidos dos seres humanos, ou seja, visão, olfato, paladar, audição e tato. Nesse sentido, os sentidos trabalham em conjunto com o sistema nervoso que recebe as informações das células sensoriais.

Fonte: Docsity

As células recebem estímulos do meio externo quanto interno. Nesse sentido, os órgão são compostos por células sensoriais específicas, mas que se assemelham nas funções estabelecidas.

Sistema endócrino

O sistema endócrino possui como função realizar atividades como a tireoide, hipófise, glândulas sexuais, entre outros. Para que essas funções sejam realizadas o sistema conta com um conjunto de glândulas e tecidos.

Fonte: Estudo Prático

Visto isso, as glândulas são responsáveis pela produção dos hormônios, fundamental para o desenvolvimento das funções corporais. Os hormônios, lançados no sangue, exercem a função de regular o metabolismo, defender o organismo, produzir gametas, além de desenvolver partes do corpo durante a puberdade.

Sistema excretor e urinário

Parte do sistema excretor depende do trabalho realizado pelo sistema digestivo. Isso porque, é o sistema excretor que elimina as substâncias ou resíduos que o corpo não irá utilizar. Esse processo ocorre após a digestão. Além disso, o sistema é composto por órgãos como os rins e as vias urinárias.

Fonte: Blog Enem

Já o sistema urinário compreende os rins, ureteres, bexiga urinária e uretra. Além disso, possui função de regular o volume e composição química do sangue. Dessa forma, elimina substâncias tóxicas que o corpo não precisa por meio da urina.

Sistema esquelético

O sistema esquelético possui como principal função sustentar o corpo, proteger os órgãos internos, armazenar minerais e hospedar células responsáveis pela produção das células sanguíneas.

Sistema reprodutor

O sistema reprodutor é dividido em sistema reprodutor feminino e sistema reprodutor masculino. Cada  sistema possui órgãos diferentes, porém, desempenham a mesma função: manutenção da vida.

Sistemas do corpo humano - Definição, principais órgãos e características
Aparelho reprodutor feminino e masculino. Fonte: Estudo Prático

Deste modo, o sistema reprodutor feminino é formado por: ovários, útero, tubas uterinas e vagina. Enquanto isso, o sistema masculino compreende os órgãos: testículos, epidídimos, canais (ductos) deferentes, vesículas seminais, próstata, uretra e pênis.

Sistema Imunológico e linfático

O sistema imunológico é responsável por proteger o organismo contra agentes externos, como vírus, bactérias, etc. Além disso, produz anticorpos que agem na proteção do organismo contra doenças.

Fonte: Ciências na mosca

Já o sistema linfático contribui na proteção das células imunes. Além disso, garante que os ácidos graxos sejam absorvidos e o equilíbrio dos fluidos nos tecidos.

Sistema tegumentar

Por fim, o sistema tegumentar representa a pele humana. Dessa forma, é dividido em duas camadas: a derme e a epiderme. Visto isso, as camadas auxiliam na manutenção da temperatura corporal. Além disso, o sistema tegumentar é formado, também, pelos chamados anexos de pele, como os pelos, as glândulas sebáceas e sudoríparas, e as unhas.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é Genoma e como funciona o processo de Clonagem.

Fontes: Toda Matéria, Biologia Net, Beduka e Educa mais Brasil 

Fonte imagem destaque: Vecteezy

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.