Biologia

Sangue – composição, funções, tipos sanguíneos e Fator RH

O sangue é o líquido mais precioso do corpo, mas não é homogêneo, já que nele estão os glóbulos vermelhos e brancos, além de plaquetas e plasma.

Atualizado em 26/09/2019

O sangue é um tecido na forma líquida constituído por variados tipos de células suspensas no plasma. A circulação pelo organismo se dá por via das veias, bem como das artérias.

É que as veias conduzem o sangue dos órgãos e tecidos ao coração. Já as artérias transportam o sangue no sentido contrário.

Para chegar às células, entretanto, o sangue percorre pequenos vasos chamados de arteríolas, vénulas e capilares. Vale ressaltar, ainda, que em uma pessoa adulta circulam aproximadamente seis litros de sangue.

Quais as funções do sangue?

O sangue é essencial para a vida, não podendo o animal viver sem sua quantidade mínima no organismo. Ele apresenta diversas funções, mas a maior é o transporte de substâncias.

Ele leva o oxigênio e os nutrientes até as células, só que recolhe dos tecidos os restos das atividades das células. De lá eles retiram o gás carbônico produzido na respiração celular.

Também transportam hormônios pelo organismo. Além disso, o sangue é indispensável na defesa do corpo contra ataques de agentes nocivos.

Conheça o sangue, sua composição, os tipos sanguíneos e o Fator RH

Em sua composição, necessário ressaltar que o sangue não é um líquido homogêneo. Nele estão os glóbulos vermelhos e brancos, além de plaquetas e plasma. Por isso se diz que sua composição é heterogênea.

O que é o plasma?

O plasma é a parte líquida do sangue, onde estão os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e as plaquetas. A quantidade de cada um desses componentes varia de acordo com as características de cada indivíduo.

No plasma está mais da metade de todo o volume do sangue, além de ter em sua composição 90% de água. Ali se apresentam dissolvidos em água as proteínas e sais minerais, além do gás carbônico.

Os glóbulos vermelhos transportam o oxigênio

Conheça o sangue, sua composição, os tipos sanguíneos e o Fator RH

Os glóbulos vermelhos (ou hemácias) são células que existem em maior quantidade nos seres humanos. Elas não têm um núcleo, entretanto tomam o formato de um disco côncavo de ambos os lados.

Os glóbulos vermelhos são produzidos pela medula óssea. Eles são fartos em hemoglobina, isto é, uma proteína com pigmento vermelho. É ela que dá a cor típica do sangue. Ali é transportado o oxigênio, ou seja, desempenha um papel essencial na respiração.

Os glóbulos brancos são nossos defensores

Os glóbulos brancos (ou leucócitos) também são produzidos na medula óssea. Eles são as chamadas células de defesa do organismo, posto que fazem parte do sistema imunológico.

Conheça o sangue, sua composição, os tipos sanguíneos e o Fator RH

Quando um agente ataca o organismo, provoca infecções e até doenças. Pode ser vírus, bactéria ou alguma substância tóxica. É então que os glóbulos brancos o atacam e o destroem. Outra importante função sua é na coagulação do sangue, com isso impedindo a continuidade da hemorragia.

Os glóbulos vermelhos são maiores que as hemácias, só que sua quantidade é significativamente menor. Ocorre que, quando os agentes invasores atacam, o número deles cresce para dar combate. Por fim, vale ressaltar que existem vários tipos de leucócitos e com variados formatos, tamanhos e formas de núcleo. São os neutrófilos, monócitos, basófilos, eosinófilos e linfócitos.

As plaquetas estancam a hemorragia

As plaquetas (ou trombócitos) são apenas fragmentos celulares. Sua função primordial é participar do processo de coagulação sanguínea. É que, quando um ferimento acontece, se dá o rompimento de vasos sanguíneos.

Conheça o sangue, sua composição, os tipos sanguíneos e o Fator RH

Então as plaquetas aderem nas áreas lesionadas e criam uma rede de fios finos. Eles não deixam as hemácias passarem, retendo assim o sangue.

Há uma estimativa de que há por volta de 150.000 a 400.000 plaquetas por milímetro cúbico de sangue. Isso em um indivíduo com perfeita saúde.

Quais são os tipos sanguíneos?

Chamam-se tipos sanguíneos os sistemas em que se classificam o sangue. Foram descobertos no princípio do século XX pelo médico Karl Landsteiner. Os tipos sanguíneos para a espécie humana são o Sistema ABO e o Fator Rh.

Considerando o Sistema ABO, chegamos a quatro tipos sanguíneos: A, B, AB e O. Com base nisso, chegamos aos seguintes possíveis tipos de doação compatíveis:

  • o tipo A recebe de A e O, doando para A e AB
  • o tipo B recebe de B e O, mas doa para B e AB
  • o tipo AB recebe de A, B, AB e O, e doa para AB
  • o tipo O só recebe de O, mas doa para os demais: A, B, AB e O

Já o Fator Rh ocorre de forma autônoma do Sistema ABO. Ele diz respeito à produção de um antígeno que se localiza na membrana plasmática das hemácias.

Leia também sobre a respiração celular, aeróbica, anaeróbica, fermentação, etapas.

Fonte: Toda Matéria, Wikipédia, Hemofilia, Anatomia, Saúde, Toda Biologia, Manual MSD, Pró Sangue, Drauzio, Educação, Sua Pesquisa, INCA, ANVISA, Só Biologia.

Fonte das imagens: Health Engine, Treino em Foco, Advanced Science News, Science, Op Med, Habbo Color.