Biologia

Sistema Excretor – Como funciona, órgãos do sistema e principais funções

O sistema excretor é responsável pela regulação do teor de água e sais minerais, além da eliminação de resíduos do metabolismo celular.

Atualizado em 09/04/2020

O corpo humano é como se fosse uma máquina. Ou seja, para que uma máquina possa funcionar são necessários vários sistemas trabalhando em conjunto. Dessa forma, um dos sistemas necessários para o funcionamento do corpo é o sistema excretor.

Visto isso, é o sistema responsável por eliminar os resíduos das reações químicas que acontecem no corpo por conta do metabolismo das células. Assim, o sistema excretor elimina as toxinas que o corpo não precisa. Além disso, é o sistema que controla a composição química referente ao ambiente interno.

Funcionalidade do sistema excretor

O corpo absorve componentes necessários e elemina as substâncias tóxicas ou desnecessárias. Assim, damos o nome de excreção à esse processo de eliminação. Ou seja, os produtos excretados são resultado do processo de metabolismo das células.

A excreção das substâncias tóxicas é responsável pelo equilíbrio interno do organismo. Nesse sentido, para que haja a eliminação das excretas – resultado das excreções – é necessário o funcionamento de um sistema.

Ou seja, primeiro as células eliminam as substâncias que vão para o líquido intersticial. Em seguida, essas substâncias são transferidas para a linfa e depois para o sangue.

Sistema Excretor - Como funciona, órgãos do sistema e principais funções
Partes do sistema excretor urinário. Fonte: Blog Enem

Dentro do organismo ocorrem processos que eliminam substâncias tóxicas. Um desses processos é a produção de gás carbônico e água, após a decomposição de glicídios e lipídeos. Além disso, outras substâncias provindas da metabolização das proteínas também são prejudiciais, como a amônia, a ureia e o ácido úrico.

Visto isso, a amônia é caracterizada como um composto tóxico e solúvel, enquanto o ácido úrico apresenta menos solubilidade e não é tão tóxico. Já a ureia é a substância que apresenta características de ambas as substâncias citadas anteriormente.

O sistema excretor também é responsável por eliminar cloreto de sódio – mais conhecido como sal de cozinha. Essa excreção ocorre por meio da urina, da respiração e do suor.

Excreção da Urina

A excreção da urina parte de um processo que se inicia com os rins. Os rins funcionam de forma a filtrar as impurezas do sangue, deixando-o propício para a circulação no corpo. Portanto, para que o rins possam exercer a função corretamente, é necessário que seja ingerido boa quantidade de água.

Isso porque, o liquido ajuda no processo de purificação do sangue feito pelos rins. Nesse sentido, os rins também são responsáveis pelo controle dos íons plasmáticos que se concentram no organismo, como o sódio, potássio, bicarbonato, cálcio e cloretos.

Sistema Excretor - Como funciona, órgãos do sistema e principais funções
O sistema urinário realiza uma das principais funções do organismo, a excreção. Fonte: Estudo Prático

Dessa forma, os íons podem ser eliminados na urina em diferentes quantidades dependendo da concentração no sangue. Assim, a urina é formada pela ureia, ácido úrico e amônia.

  • Ureia – composto tóxico e solúvel, resultado do metabolismo das proteínas;
  • Ácido úrico – composto orgânico, menos tóxico e menos solúvel;
  • Amônia – substância produzida por bactérias intestinais e por células.

Excreção do Gás Carbônico

A excreção do gás carbônico é feita pelos órgãos que fazem parte do sistema respiratório. Assim, quando o ar entra no corpo humano ele passa por uma série de órgãos até sair pela pela boca ou nariz.

Sistema Excretor - Como funciona, órgãos do sistema e principais funções
Partes do sistema respiratório. Fonte: Beduka

Nesse sentido, o processo de respiração é composto por duas partes: a inspiração e a expiração.

  • Inspiração – o ar mais oxigênio entra pela boca ou nariz, passa pela cavidade torácica, pelos músculos intercostais e pelo diafragma. Todas as partes se contraem no momento da inspiração.
  • Expiração – Com as partes relaxadas, o ar faz o processo investido e sai pela boca ou nariz com a presença do gás carbônico.

Portanto, a excreção do gás carbônico é realizada por meio do sistema respiratório. Além disso, a água também pode ser eliminada por meio desse sistema, em forma de vapor no momento da expiração.

Órgãos do Sistema Excretor

Para que o sistema excretor funcione o trabalho de alguns órgãos é indispensável. Ou seja, são órgãos que fazem parte de outros sistemas que compõem o corpo humano, como o sistema urinário, o sistema respiratório etc.

Visto isso, confira quais são os órgãos indispensáveis para que a excreção de substâncias tóxicas ocorra:

Rins

Os rins fazem parte do sistema urinário. Entretanto, é um órgão essencial na eliminação de resíduos. São os rins que filtram as impurezas do sangue e o desenvolvem ao corpo para de forma purificada.

Sistema Excretor - Como funciona, órgãos do sistema e principais funções
Os rins são responsáveis por retirar as impurezas do sangue e produzir a urina. Fonte: Saúde Abril

Portanto, dentre as substâncias que os rins eliminam estão: a ureia, a creatina e toxinas do sangue. Além disso, os rins são responsáveis por regular o volume de líquidos presentes no organismo, além de controlar a pressão arterial do sangue.

Néfrons

Os néfrons são caracterizados por serem a base do rim, ou seja, são os responsáveis pela formação da urina. Além disso, em cada rim, são encontrados cerca de 1.200.000 néfrons.

Dentre as principais funções desempenhada pelo órgão está a de filtrar os elementos que estão presentes no plasma sanguíneo. A partir disso, as substâncias tóxicas são eliminadas por meio da urina.

Ureteres

Os ureteres são uma espécie de tubo responsáveis por fazer a ligação entre o rim e a bexiga. Dessa forma, cada rim possui um ureter que transporta a urina dos rins até a bexiga. Além disso, os ureteres fazem parte do sistema urinário.

A urina é transportada por meio de movimentos denominados de peristálticos que ocorrem na musculação. Os movimentos peristálticos só são possíveis por conta das camadas que formam os ureteres, como a camada mucosa, a muscular e outra adventícia.

Bexiga urinária

Após a urina ser produzida pelos rins ela é transportada para a bexiga urinária. O transporte é feito pelos ureteres. Assim, a bexiga é responsável pelo armazenamento temporário até a eliminação.

Sistema Excretor - Como funciona, órgãos do sistema e principais funções
A bexiga é o órgão responsável por produzir, armazenar e eliminar a urina. Fonte: Janaina Cintas

Além disso, enquanto a urina não é eliminada, a bexiga pode armazenar até 800 ml da substância. Por conta disso, a bexiga é um dos órgãos musculares que apresenta alta capacidade elástica.

Uretra

A uretra é o órgão pelo qual a urina passa no momento da excreção. Assim, é um canal ligado à bexiga urinária. Nos homens, a uretra termina no pênis, enquanto nas mulheres a parte final se encontra na vulva. Ambos os órgãos, pênis e vulva, fazem parte do sistema reprodutor.

O que achou da matéria? Se gostou, corre e confere como são classificadas as Funções Orgânicas e Inorgânicas.

Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Descomplica e Mundo Educação

Fonte imagem destaque: Passei Direto

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.