Biologia

Enzimas, o que são? Definição, como funcionam, classificação e exemplos

Enzimas são substâncias responsáveis por realizar a catalização. Ou seja, possuem a capacidade de acelerar reações químicas no metabolismo.

Atualizado em 12/03/2020

Primeiramente, as enzimas possuem papel importante no organismo. Isso porque, são elas as responsáveis pelo funcionamento do metabolismo. Ou seja, o aceleramento da velocidade das reações químicas contribui para que o metabolismo funcione de foma regular.

Acima de tudo, o processo de participação das enzinas pode ocorrer em diferentes reações químicas. Por conta disso, a composição das enzimas não se altera. Além disso, não são consumidas durante o processo. Dessa forma, quase todo o metabolismo utiliza das ações das enzimas.

Além disso, a atividade que as enzimas desenvolvem é denominada de catalização. Ou seja, são substâncias que alteram a velocidade de uma reação. Nesse sentido, é possível observar o trabalho das enzinas no sistema digestivo, por exemplo.

Como as enzimas trabalham?

O corpo funciona por meio de uma série de reações químicas. Nesse sentido, cada reação química sofre catalização por meio de enzimas. Assim, cada enzima realizará a mesma reação dependendo do tipo de função no organismo, atuando em determinado composto.

Nesse sentido, o composto catalizado pela enzima é chamado de substrato e as enzimas são proteicas. Dessa forma, para que o processo de catalização ocorra uma enzima deve se ligar a uma molécula de substrato. Com isso, a ligação entre enzima e substrato acontece numa área chamada de sítio de ligação.

Enzimas, o que são? Definição, como funcionam, classificação e exemplos
As enzimas são moléculas biológicas, normalmente proteínas. Fonte: Tissue Online

Em síntese, uma enzima encontrará um subtrato de maneira que o encaixe seja perfeito. Por conta disso, a ligação recebe o nome de Teoria da Chave-Fechadura, devido a ligação ser semelhante a uma chave na fechadura.

Em seguida, a catalização ocorre. Porém, existem fatores que podem alterar a atividade que uma enzima desenvolve. Dentre eles estão a temperatura, o pH, o tempo e a concentração da enzima e do substrato.

Como se classificam?

As enzimas são classificadas levando em consideração a reação química canalizada. Nesse sentido, são dividas em seis grupos com características específicas de acordo com a catalização.

Enzimas, o que são? Definição, como funcionam, classificação e exemplos
Enzimas são substâncias orgânicas fundamentais na catalização dos processos bioquímicos. Fonte: Fronteiras da Ciência

Dessa forma, temos:

  1. Oxido-redutases: são representadas pelas reações de oxidação-redução ou transferência de elétrons. Assim, os exemplos mais comuns são Desidrogenases e Oxidases.
  2. Transferases: responsáveis pela transferência de grupos funcionais como amina, fosfato, acil e carboxi. Exemplo: Quinases e Transaminases.
  3. Hidrolases: funcionam por meio de reações de hidrólise de ligação covalente. Asim, Peptidases é um exemplo.
  4. Liases: são responsáveis pelas reações de quebra de ligações covalentes, além da remoção de moléculas de água, amônia e gás carbônico. Logo, Dehidratases e Descarboxilases são alguns exemplos.
  5. Isomerases: reações de interconversão entre isômeros óticos ou geométricos. Exemplo: Epimerases.
  6. Ligases: reações de formação de novas moléculas a partir da ligação entre duas pré-existentes. Exemplo: Sintetases.

Principais tipos de enzimas

As enzinas são substâncias formadas por uma porção proteica caracterizada pela presença de aminoácidos. Além disso, uma parte não-proteica também faz parte da enzima, sendo denominada co-fator. Com isso, a parte proteica da enzina recebe o nome de apoenzima.

Enzimas, o que são? Definição, como funcionam, classificação e exemplos
DNA polimerase ou Transcriptase Reversa. Fonte: Aulas Universitárias

Assim, as enzimas são responsáveis por realizar reações químicas em várias partes do organismo. Dependendo da reação, a função de uma enzima pode mudar. Logo, confira alguns tipos de enzimas e qual o papel delas no organismo:

  • Catalase: responsável pela decomposição do peróxido de hidrogênio;
  • DNA polimerase ou Transcriptase Reversa: catalisa a duplicação do DNA;
  • Lactase: responsável por facilitar a hidrólise da lactose;
  • Lipase: cumpre papel de facilitar a digestão de lipídios;
  • Protease: responsáveis pelas reações nas proteínas;
  • Urease: facilita a degradação da ureia;
  • Ptialina ou Amilase: responsável por degradar o amido na boca, transformando-o em maltose (molécula de menor tamanho);
  • Pepsina ou Protease: atua sobre proteínas, degradando-as em moléculas menores;
  • Tripsina: responsável por cuidar das proteínas que não passaram pelo processo de digestão.

Você sabia?

  • Sem as enzimas, muitas das reações químicas do organismo não seriam possíveis;
  • As enzimas são essenciais para a vida;
  • Grande parte das enzimas estão localizadas no sistema digestivo.

O que achou da matéria? Se gostou, já corre pra conferir mais temas aqui no site como, por exemplo, como se classifica o Reino Monera e o que são Briófitas.

Fontes: Info Escola, Só Biologia e Toda Matéria

Fonte imagem destaque: YouTube

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.