Biologia

Célula, o que é? Definição, teoria celular e classificação estrutural

Célula constitui-se em uma unidade microscópica estrutural formada fundamentalmente de material genético, citoplasma e membrana plasmática.

Atualizado em 20/01/2020

Você já deve ter pensando como nosso organismo é formado. Pois bem, parte do nosso corpo é constituído por células que, na biologia, são classificadas como unidades que compõem a estrutura e as funções dos seres vivos. Portanto, uma célula se caracteriza por ser uma estrutura viva.

Além disso, as células carregam em sua composição informação genética, ou seja, o DNA. Assim, essas informações podem ser transmitidas, por exemplo, quando ocorre a divisão celular nos organismos vivos. Dessa forma, todos os organismos se constituem a partir de células, de acordo com a Teoria Celular.

Nesse sentido, os organismo vivos podem ser divididos em unicelulares ou multicelulares. Logo, os seres unicelulares possuem apenas uma célula responsável pela constituição de todo o organismo. Já os seres multicelulares se dispõem de diversas células responsáveis pela funcionamento do organismo do ser vivo. Dessa forma, os seres humanos são classificados como multicelulares, enquanto as bactérias são unicelulares.

Anúncio

A estrutura da célula

Quando observadas, as células que constituem os diferentes seres vivos apresentam características morfológicas bastante diversas. Um exemplo dessa variedade são as próprias células que compõem o nosso organismo. Assim, podemos identificar um total de 100 tipos diferentes de células nos seres humanos.

Célula, o que é? Definição, teoria celular e classificação estrutural
A membrana plasmática é semipermeável e suas principais funções são: permeabilidade seletiva, proteção das estruturas celulares, delimitação do conteúdo celular e transporte de substâncias. Fonte: Demonstre

Entretanto, apesar das diferenças visíveis, as células podem apresentar características bastante semelhantes ao serem observadas com maior profundidade.  Assim, falando em organização interna e os processos bioquímicos pelos quais uma célula é composta, as semelhanças podem ser observadas até mesmo em organismo diferentes.

Portanto, as células possuem uma estrutura básica de classificação. Logo, uma célula é dividida em membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Entretanto, há uma característica que faz com o que as células sejam reclassificadas, já que existem células que não possuem núcleo. Dessa forma, temos as células procariontes e as eucariontes.

Nesse sentido, as células procariontes são aquelas em que o núcleo é definido e o material genético presente na célula se concentra no citoplasma. Por outro lado, as células eucariontes são aquelas em que, diferente das células procariontes, o material genético se encontra envolto por duas membranas.

Membrana plasmática e citoplasma

Diferente do núcleo que pode ou não estar presente na célula, a membrana plasmática e o citoplasma são partes indispensáveis das células. Ou seja, estão presentes em todas as estruturas celulares dos organismos vivos. Assim, a membrana plasmática desenvolve papel crucial, pois, é por ela que existe o controle das substâncias que entram e que saem. Além disso, é constituída por uma dupla camada fosfolipídica.

Célula, o que é? Definição, teoria celular e classificação estrutural
O retículo endoplasmático preenche grande parte do citoplasma das células eucariontes e é composto por uma vasta rede de bolsas e tubos membranosos. Fonte: Stoodi

Por outro lado, o citoplasma é a parte em que a membrana plasmática define dentro da célula. Assim, a região que constitui o citoplasma é denominada citosol. Além disso, estão presentes nessa região substâncias como aminoácidos, nutrientes energéticos e íons. Assim, responsáveis pelo controle das atividades das células as organelas celulares estão presentes junto ao citosol.

Classificação das organelas celulares

Vale ressaltar que as organelas celulares, responsáveis pelo funcionamento das atividades das células, funcionam como pequenos órgãos alojados dentro das células. Assim, cada organela é responsável por um tipo de função. Sendo assim, existem diversos tipos de organelas, como por exemplo:

  • Centríolo – pequenas estruturas cilíndricas que participam da divisão da célula;
  • Cloroplasto – organelas presentes apenas em células vegetais, responsáveis pela fotossíntese;
  • Complexo golgiense – formado por pequenas bolsas achatadas. Produz certos “açúcares”, modifica e armazena proteínas e outras substâncias. Também produz os lisossomos;
  • Lisossomo – realizam a digestão dentro da célula;
  • Mitocôndria – é a usina energética das células. Realizam a respiração celular e liberam a energia de que a célula necessita para as suas atividades;
  • Peroxissomo – presentes no citoplasma das células vegetais e animais, cuja função está relacionada ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio;
  • Retículo endoplasmático – rede de canais e reentrâncias onde circulam proteínas, gorduras, sais etc;
  • Ribossomo – fabricam as proteínas nas células. Organelas fundamentais ao crescimento a à regeneração celular;

A Teoria Celular

Todos os estudos desenvolvidos sobre as microscópicas células começaram com Robert Hooke. Após a análise de um corte de uma cortiça, o cientista observou células mortas da parede celular das células. Assim, de início, não se tinha a ideia de que as estruturas celulares fossem tão ricas e complexas.

Célula, o que é? Definição, teoria celular e classificação estrutural
As células-tronco são consideradas o “motor” da regeneração. Fonte: Escola Educação

Dessa forma, a Teoria Celular defende que todos os organismos vivos possuem células. Além disso, as células são classificadas como a menor unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Assim, para fundamentar a teoria, as ideias desenvolvidas foram classificadas em três sentidos:

  1. Todos os seres vivos são constituídos por células, sendo estas, portanto, a unidade morfológica dos organismos vivos;
  2. As células realizam importantes atividades em seu interior e, por isso, são as unidades funcionais dos seres vivos;
  3. Uma célula é formada apenas a partir de outra célula preexistente.

Você sabia?

  • As células são muito pequenas para serem vistas sem ampliação;
  • Os organismos procarióticos unicelulares foram as primeiras e mais primitivas formas de vida na Terra;
  • Existem mais bactérias no corpo do que células humanas;
  • As células contêm material genético, o DNA;
  • As células se reproduzem de diferentes formas.

O que achou de conhecer um pouco sobre uma das partes que formam o nosso organismo? Se gostou, corre pra conferir essas outras matérias sobre o que são Sinapse e Alelos

Fontes: Brasil Escola, Brasil Escola, Toda Matéria

Fonte imagem destaque:

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.