Células: o que são, tipos, funções, organelas e resumo

Célula constitui-se em uma unidade microscópica estrutural formada fundamentalmente de material genético, citoplasma e membrana plasmática.

Célula, o que é? Definição, teorias e principais estruturas das células

Você já deve ter pensando como nosso organismo é formado. Pois bem, parte do nosso corpo é constituído por células que, na biologia, são classificadas como unidades que compõem a estrutura e as funções dos seres vivos. Portanto, uma célula se caracteriza por ser uma estrutura viva.

Além disso, elas carregam em sua composição informação genética, ou seja, o DNA. Assim, essas informações podem ser transmitidas, por exemplo, quando ocorre a divisão celular nos organismos vivos. Dessa forma, todos os organismos se constituem a partir de células, de acordo com a Teoria Celular.

Nesse sentido, os organismos vivos podem ser divididos em unicelulares ou multicelulares. Logo, os seres unicelulares possuem apenas uma célula responsável pela constituição de todo o organismo. Já os seres multicelulares se dispõem de diversas células responsáveis pelo funcionamento do organismo do ser vivo.

O que são células?

As células são as unidades básicas da vida. Todos os organismos vivos, desde as bactérias até as plantas e animais, são compostos por uma ou mais células. Elas são a menor unidade estrutural e funcional dos seres vivos e são capazes de realizar todas as funções necessárias para a sobrevivência e reprodução dos organismos.

Assim, são capazes de executar diversas funções, como produção de energia, síntese de proteínas, transporte de substâncias, reprodução celular, entre outras. Além disso, elas têm a capacidade de se adaptar às mudanças no ambiente e de responder a estímulos externos.

Quais são as principais funções das células?

As células são responsáveis por diversas funções no organismo, sendo as principais produção de energia, síntese de proteínas, reprodução celular, armazenamento de informações genéticas, regulação do ambiente interno, defesa do organismo, e transporte de substâncias.

Além disso, existem muitas outras, como a secreção de hormônios e enzimas, a absorção de nutrientes, a liberação de neurotransmissores, entre outras. Cada tipo de célula tem funções específicas no organismo, mas todas são fundamentais para a manutenção da vida.

Quais são os tipos de células?

Existem dois tipos de células: procariontes e eucariontes. Dessa forma, é importante destacar que existem algumas diferenças importantes entre eles em relação à estrutura, ao funcionamento e às funções que realizam.

Eucariontes

São células complexas, que apresentam um núcleo individualizado, onde se encontra o material genético (DNA) da célula. Além disso, apresentam diversas organelas celulares, como mitocôndrias, ribossomos, complexo de Golgi e retículo endoplasmático, que realizam funções específicas na célula.

Assim, estão presentes em organismos multicelulares, como plantas, animais, fungos e protozoários.

Procariontes

São células simples, que não possuem um núcleo individualizado. Nesse tipo de célula, o material genético está disperso no citoplasma. Além disso, não apresentam organelas celulares complexas, mas possuem estruturas como flagelos e pili, que permitem a locomoção e a aderência à superfície.

Assim, estão presentes em organismos unicelulares, como as bactérias e as cianobactérias.

Quais são as partes das células?

Membrana plasmática

É uma camada fina e flexível que envolve toda a célula, separando o ambiente intracelular do ambiente externo. Ela é composta por uma bicamada lipídica, que é permeável a algumas substâncias, e contém proteínas que permitem a entrada e saída de moléculas.

Além disso, tem a função de manter a integridade celular e permitir a comunicação entre as células.

Citoplasma

Ele é o espaço entre a membrana plasmática e o núcleo da célula, que contém diversas estruturas celulares, como os organelos, as proteínas, as enzimas e as moléculas de água.

Assim, o citoplasma é responsável por diversas funções celulares, como a síntese de proteínas, o armazenamento de energia e a degradação de moléculas.

Núcleo

É uma estrutura esférica que contém o material genético celular, o DNA. O núcleo é responsável pela regulação da expressão dos genes e pela replicação do material genético durante a divisão celular.

Além disso, produz os ribossomos, que são estruturas celulares responsáveis pela síntese de proteínas.

Organelas

São estruturas celulares que realizam funções específicas na célula.

Assim, existem diversos tipos de organelas, como as mitocôndrias, que produzem energia celular, o retículo endoplasmático, que sintetiza proteínas e lipídios, e o complexo de Golgi, que modifica, empacota e transporta proteínas e lipídios para outras partes da célula ou para fora dela.

Quais são as organelas celulares?

Mitocôndria

Conhecida como a “central energética” da célula, responsável pela produção de ATP (adenosina trifosfato) por meio da respiração celular aeróbica.

Complexo golgiense

Responsável pelo processamento, modificação e transporte de proteínas e lipídios produzidos no retículo endoplasmático.

Retículo endoplasmático liso ou agranular

Responsável pela síntese e metabolismo de lipídios e algumas drogas.

Retículo endoplasmático rugoso ou granular

Responsável pela síntese e processamento de proteínas, tendo ribossomos aderidos à sua superfície.

Lisossomo

Responsável pela digestão intracelular de macromoléculas, como proteínas e ácidos nucleicos.

Ribossomos

Responsáveis pela síntese de proteínas, sendo encontrados tanto no citoplasma quanto aderidos ao retículo endoplasmático.

Vacúolo

Uma organela de armazenamento, que pode armazenar substâncias como água, nutrientes e produtos de resíduos.

Cloroplasto

Exclusivo de células vegetais, é responsável pela fotossíntese, convertendo energia solar em energia química para produção de alimentos.

Peroxissomos

Responsáveis pela oxidação de ácidos graxos e eliminação de compostos tóxicos, como o peróxido de hidrogênio.

Fontes: Brasil Escola, Brasil Escola, Toda Matéria

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.