Ptolomeu de Alexandria, ou simplesmente Ptolomeu, foi um dos mais importantes cientistas da Idade Média. Como parte dos trabalhos desenvolvidos, o cientista fez grandes contribuições para astronomia, astrologia, matemática, geográfica e, até mesmo, para a música.
Apesar dos arquivos históricos revelarem pouco sobre a vida de Ptolomeu, acredita-se que o cientista tenha vivido entre os séculos I e II, ou seja, por volta de 120 e 160 d.C. Além disso, ele nasceu no Egito e, por conta do primeiro nome, Claudio, sabe-se que ele possuía domínio romano.
Os estudos de Ptolomeu, principalmente sobre astronomia, revolucionaram o mundo helenístico. Inclusive, o cientista foi um dos últimos autores do seu tempo a desenvolver estudos sobre a teoria geocêntrica de Aristóteles, após criar um sistema cosmológico denominado “A grande síntese”.
Vida de Ptolomeu
As observações e escritos de Ptolomeu serviram para que historiadores tivessem uma única certeza concreta sobre a vida do cientista: a de que ele viveu na Idade Média, entre os anos 120 e 160 d.C.
Foi, neste época, que a grande maioria das observações astronômicas do cientista foram anotadas.
Como bom estudioso que era, Claudio não deixou de citar as obras dos autores que o antecederam.
Ou seja, para realizar os diversos estudos, o cientista de baseava em obras já existentes, como nos escritos de Aristóteles. Assim, ele desenvolveu importantes contribuições para matemática, astronomia, geografia e física, por exemplo.
Por meio dos escritos de Aristóteles, o cientista grego desenvolveu o sistema cosmológico conhecido como “A grande síntese” ou, em árabe, “Almagesto”.
Em síntese, Ptolomeu discorreu na obra que a Terra seria o centro do universo e os planetas, assim como o Sol, estariam girando em torno do planeta azul.
O sistema cosmológico desenvolvido por Ptolomeu foi seguido por anos e anos pela igreja católica, se tornando um dogma até o início da Antiguidade. O sistema só foi desmistificado com as os estudos de Copérnico, na chamada Revolução de Copérnico.
Pensamentos
Ptolomeu desenvolveu estudos em diversas áreas, como geografia, matemática, astronomia e astrologia.
Inclusive, foi o responsável por elaborar informações sobre cartografia, onde organizou, por latitude e longitude, uma lista de lugares da Europa, Ásia e África. Todas as informações foram escritas na obra conhecida como Geografia.
Além disso, o cientista grego se tornou conhecido após desenvolver trabalhos matemáticos relacionados à trigonometria esférica. Neste campo do conhecimento, Ptolomeu relatou informações importantes acerca das conjunções planetárias e, além disso, catalogou todos os corpos celestes.
Ainda na área de matemática, Ptolomeu deixou o “Teorema de Ptolomeu” como um de seus mais importantes legados.
Outro fator que fez o cientista grego ser reverenciado foi a capacidade de diferenciar os conhecimentos sobre astronomia e astrologia. Ou seja, Ptolomeu conseguiu separar o que era ciência e o que era misticismo.
Principais obras
Além de Almagesto – obra em que Ptolomeu discorre sobre a Terra ser o centro do universo – o cientista também desenvolveu outros escritos, abordando assuntos diferentes, de diferentes áreas do conhecimento.
No ramo da astrologia, por exemplo, o cientista desenvolveu a obra “Tetrabiblos”. Na obra, Ptolomeu defendeu que tudo que tange a vida dos seres humanos é determinada pelos planetas.
Já em “Geographia”, o autor reuniu diversos conhecimentos geográficos, afim de explanar quais os aspectos do Planeta Terra.
Na obra em específico, Ptolomeu reuniu informações longitudinais e latitudinais, para compor uma lista de lugares na Europa, Ásia e África.
O trabalho ficou conhecido como “projeção cônica equidistante meridiana”. Ou seja, eram as primeiras técnicas utilizadas para composição de mapas.
Além disso, Ptolomeu também deixou registros sobre fenômenos ópticos, como refracção, reflexão e cor, na obra “Tratado sobre Óptica”. Por fim, também desenvolveu escritos sobre a teoria matemática da música, onde escreveu um tratado sobre a teoria do som na obra “Harmônica”.
O que achou da matéria? Se gostou, leia também quem foi Sigmund Freud e quais as principais obras de William Shakespeare
Fontes: Info Escola, Toda Matéria e Escola Britannica