Geografia

Latitude, o que é? Definição, como funciona e conceito de longitude

A latitude e longitude são coordenadas geográficas, presentes na cartografia, capazes de delimitar qualquer ponto exato no Planeta Terra.

Atualizado em 02/04/2020

O Planeta Terra é divido por linhas imaginárias denominadas de latitude e longitude. Essas linhas são responsáveis por determinar os lugares exatos de cidades, países e etc. Por mais que sejam imaginárias, elas aparecem sendo representadas nos globos terrestres.

Visto isso, latitude e longitude determinam a linha do Equador e o Meridiano de  Greenwich. Ou seja, são partes importantes para que a localização exata dos lugares do planeta possam ser encontradas. Assim, é muito utilizado pela cartografia.

Nesse sentido, as linhas imaginárias são denominadas de coordenadas geográficas. A partir delas é possível calcular a distância entre um lugar e outro, além de estabelecer o melhor caminho até certo ponto. Além disso, é por meio das coordenadas geográficas que os pontos de moradias, por exemplo, são estabelecidos.

Latitude

A latitude está relacionada à linha do Equador, linha que corre de leste-oeste. Ou seja, também chamada de paralelos, é responsável por delimitar os pontos que estão ao norte e ao do da linha do Equador.

Visto isso, a latitude corresponde à distância, medida em graus, de qualquer ponto da Terra até a linha do Equador. Nesse sentido, pegando a latitude do equador que é 0º, o polo Norte corresponde à 90° ao norte (N) e o polo Sul é 90° ao sul (S).

Latitude, o que é? Definição, como funciona e conceito de longitude
Alguns pontos da Terra marcos pela latitude. Fonte: Britannica

Ou seja, de forma simplificada, a latitude é a coordenada geográfica que varia de 0º até 90º em direção norte (N) ou sul (S) e que é medida em graus.

Exemplos de latitudes:

  • Lisboa – 38º 4´N;
  • Rio de Janeiro – 22º 55´S

Longitude

As linhas de longitude, também chamadas de meridianos, determinam as distâncias de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao Meridiano de Greenwich. Ou seja, a longitude é medida em graus, minutos e segundos e determina os pontos entre o polo Norte e polo Sul.

A longitude estabelece a divisão entre os hemisférios ocidental e oriental. Além disso, tem como ponto inicial, 0º, a região de Greenwich, em Londres. Isso porque, quando os sistemas de coordenadas começou a ser utilizado, a Grã Bretanha era referência em relação a criação de mapas.

Latitude, o que é? Definição, como funciona e conceito de longitude
A longitude é medida em graus, iniciando (0º) e terminando (180º) no Meridiano de Greenwich. Fonte: Info Escola

Vale lembrar que o Meridiano de Greenwich é classificado com variação de 0º e 180º. Assim, para leste o valor é 180º e para leste, diminui até –180º.

Exemplo de longitude:

  • Lisboa – 9º 8´W
  • Rio de Janeiro – 34º 53´W

Funcionalidade das coordenadas

Todos os lugares do mundo podem ser medidos pela latitude e longitude. Ou seja, juntas as coordenadas geográficas conseguem determinar a localização exata de algum ponto da Terra.

Por exemplo, se analisarmos as coordenadas geográficas da cidade de Brasília, teremos:

  • Latitude – 15° ao sul do equador
  • Longitude – 47° a oeste do primeiro meridiano de Greenwich

Assim, Brasília é representada nos mapas da seguinte forma: 15° S, 47° W (W, de West, que é “oeste” em inglês).

Outra funcionalidade das coordenadas por ser observada na tecnologia em relação ao GPS. A sigla corresponde ao nome em inglês Global Positioning System, que traça rotas e caminhos exatos por meio de um sistema de satélite. Com isso, foi desenvolvido nos anos 90, pelo Ministério da Defesa dos Estados Unidos. 

O que achou da matéria? Se gosta de geografia, corre e confere o que é Rosa dos Ventos e como são classificados os Pontos Cardeais.

Fontes: Brasil Escola, Escola Britânnica e Toda Matéria

Fonte imagem destaque: Info Escola

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.