História

Política – conceito, história, aplicação prática e variação de significados

A política é a forma como se administra uma nação ou um órgão público, embora na atualidade seu conceito seja associado à má reputação de alguns.

Atualizado em 31/12/2019

Denomina-se política a ciência ou arte de administrar uma entidade pública ou privada. O termo deriva do grego “politikos”, que quer dizer pertencente ao cidadão.

Era a maneira como se administrava as cidades-estado da Grécia Antiga. Ela é estudada tanto pela ciência política quanto pela ciência social.

Nas práticas políticas é que se governam nações, administram crises econômicas, militares e sociais. O conceito se deteriorou no tempo, posto que muitos o usaram em benefício próprio.

Contexto Histórico

Não há dúvida de que a política surgiu na Grécia Antiga, nem que ela se referia à forma de gestão das cidades-estado denominadas “pólis”. Deste nome originaram termos como “politiké, que era a política em geral, bem como politikós, ou seja, o que pertence ao povo.

Política – conceito, história, aplicação prática e variação de significados

Esse conceito se latinizou, posto que se tornou “politicus”. Depois foi para as línguas europeias modernas, por meio do francês “politique”. Fato é que, já no ano de 1265, encontramos na França sua definição como “Ciência dos Estados”.

Grandes pensadores na História também se debruçaram sobre o tempo, posto que aperfeiçoadas definições apareceram. No século XVI, Nicolau Maquiavel conceituou as políticas como “o conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados”.

No século XVII, Thomas Hobbes foi um deles, como exímio teórico que era. E ele definiu política como “os meios adequados à obtenção de qualquer vantagem”. Também Bertrand Russel, no século XX, a chamou de “o conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados”.

Considerações sobre a Política

Política – conceito, história, aplicação prática e variação de significados

A política é estudada pela ciência política e pela ciência social. A primeira se destina ao conhecimento dos modelos de organização e de funcionamento estatal. Desenvolvida nos Estados Unidos, chegou com força à Europa Ocidental e mais tarde a vários países do Terceiro Mundo.

A política é uma forma de perpetuar a própria estrutura do Estado, bem como garantir a estabilidade social. O exercício do poder político estatal, em extremos, pode chegar à coerção sobre o cidadão e até ao uso legítimo da força física.

Isso inclusive é defendido por Maquiavel em sua obra O Príncipe, na famosa frase: “Os fins justificam os meios”.

As Variações dos Significados Atuais de Política

A palavra política foi se deteriorando com o correr do tempo, assim como ganhando acepções diferenciadas. Perdeu o conceito clássico em alguns casos, provavelmente por conta do abuso de poder autoritário.

Política – conceito, história, aplicação prática e variação de significados

Por isso alguns a tem como grupo manobra do grupo no poder, que visa influenciar opinião pública e garantir a perpetuação no mando.

Mas há também o sentido de ação governamental visando contornar determinados problemas de interesse público. Daí vêm as políticas educacional, financeira, habitacional, de gestão da saúde e segurança etc.

No Brasil, durante a República Velha, tornou-se famosa a expressão Política Café com Leite. Tratava-se da alternância entre São Paulo e Minas Gerais no poder federal. Só que a expressão virou sinônimo também de Poder Oligárquico.

O uso da máquina pública para fazer fortuna pessoal, assim como perpetuar no poder, deturparam o conceito de política. Na atualidade, principalmente nos países mais pobres, os políticos são mal vistos e neles há a descrença social.

Só que é através das práticas políticas que os Estados sobrevivem e inclusive conseguem se equilibrar militarmente. A Organização das Nações Unidas (ONU) é um órgão internacional que busca manter a paz agindo politicamente.

Leia também sobre a Burocracia – o que é, história, Max Weber e burocracia no Brasil.

Fonte: Wikipédia, Mundo Educação, Brasil Escola, Ebah, Historiografia, Curiosidades, Observatório da Imprensa, Significados.

Fonte das imagens: Catraca Livre, Totalidade, Médium, Tudo.