O Plante Terra é dividido em seis continentes distintos. Assim, cada lugar possui características diversas, diversidade cultural, idiomas diferentes, além de variadas etnias. Assim, um dos seis continentes que fazem parte dessa divisão é a Europa, sendo o segundo menor em extensão territorial.
Além disso, a Europa também é conhecida como “Velho Mundo” por ser considerada o berço da cultura do ocidente. Assim, o continente europeu é banhado pelo Mar Ártico, ao norte do continente, pelo Mar Mediterrâneo, ao sul. Por outro lado, a oeste, o Oceano Atlântico está presente e a leste, o Mar Cáspio. Desse modo, é interessante ressaltar que, por fazer divisa com a Ásia, existe uma parte no território europeu denominado de Eurásia. Ou seja, extensão territorial que engloba parte da Europa e da Ásia.
Dessa forma, o que divide os dois continentes é a cordilheira Montes Urais. Logo, vale ressaltar que o continente europeu é repleto de penínsulas e ilhas, além de diversos países com costa litorânea. Isso porque, o contorno do continente é considerado irregular.
Conhecendo a Europa
Em síntese, o continente europeu é conhecido pelas características diversas que apresenta. Dessa forma, todo o continente foi divido em quatro parte com o objetivo de classificar o espaço e a economia dos países.
Nesse sentido, o continente europeu é divido da seguinte forma:
- Europa Ocidental: compreende os países que são banhados pelo Oceano Atlântico. Assim, temos: Alemanha, Bélgica, França e Reino Unido, e também por países que possuem relação com o Ocidente.
- Europa Meridional: compreende os países que são banhados pelo Mar Mediterrâneo situadas na Península Ibérica, como Espanha, Andorra, Grécia e Itália.
- Europa Centro-Oriental: compreende os países que formavam a ex-União Soviética e tornaram-se independentes, como Bósnia, Herzegovina, Kosovo, Moldávia, Macedônia do Norte, entre outros.
- Europa Setentrional: é composta por países que se situam no extremo norte do continente, como os Países Nórdicos (Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Islândia).
Características do continente
Em resumo, considerando a questão econômica mundial, por muito tempo a Europa foi considerada o polo econômico mundial. Isso porque, a geográfica dos países, localizados no centro do mundo, facilita a comercialização com outras partes do planeta. Hoje em dia, países como a Alemanha, Reino Unido, França e Itália disputam entre países como EUA, na América, e China, na Ásia, pelo topo da economia mundial.
Dessa forma, as principais atividades econômicas do país se concentram na agropecuária, mineração e no turismo. Além disso, a indústria também entra como um dos fatores que impulsionam o crescimento da economia europeia, produzindo eletrônicos, produtos farmacêuticos, siderurgia, aviões, entre outros.
Além disso, o maior bloco econômico se concentra na Europa, o bloco da União Europeia. Dessa forma, são ao toda 28 países que representam grande parte da circulação de mercadoria mundial e que adotaram uma única moeda para comercialização, o euro.
Além disso, o continente é formado pelas seguintes características:
- Continente – Europa
- Gentílico – Europeu
- Área – 10.180.000 km2
- População – 741.447.158 habitantes
- Densidade demográfica – 72,83 hab/km2
- Idioma – Na Europa são faladas cerca de 60 línguas. Em alguns países, são faladas mais de uma língua. Exemplos de línguas europeias: espanhol, francês e alemão.
- Países – 50 países
- Maior país – Rússia
- Menor país – Vaticano
Clima, hidrografia e vegetação
Devido a localização do continente, o clima que predomina na região é o temperado. Entretanto, é possível observar algumas variações nos continentes e em relação aos oceanos. Dessa forma, as temperaturas são mais extremas no inverno nos países que fazem parte da Europa setentrional. Além disso, há regiões de clima semiárido, mediterrâneo e polar.
Em relação a parte hidrográfica do continente, a Europa é composta por mares e rios. Assim, um dos rios que nasce na Alemanha e deságua no Mar Negro é o Danúbio. Além disso, o continente europeu possui outras rios como o Volga (Rússia), sendo o maior da Europa; e o Rio Reno (Alemanha, França e deságua na Holanda).
Já em relação a vegetação o continente é bastante diversificado, sendo possível encontrar diversos tipos de vegetação. Assim, pode-se encontrar Tundra em áreas de baixas temperaturas, além da floresta de coníferas, também chamada de Taiga. A floresta temperada também faz parte da vegetação do continente, sendo a que predomina.
Penínsulas
O continente europeu possui cinco importantes penínsulas:
- Escandinava
- Jutlândia
- Ibérica
- Itálica
- Balcânica
Você sabia?
- A Europa possui mais de 738 milhões de habitantes, distribuídos em seus 50 países e falando mais de 60 línguas, entre idiomas oficiais e dialetos;
- A Eurásia tem 5 bilhões de pessoas, 70% de toda a população do planeta;
- Desde 2002 a moeda Euro possui cotação superior ao Dólar;
- O menor país do mundo é o Vaticano, localizado na Europa. Possui menos de meio quilômetro quadrado, pouco mais de 800 habitantes, mas tem dois idiomas oficiais (Latim e Italiano);
- O país mais rico da Europa é Luxemburgo e o mais pobre é a Moldávia (país entre a Romênia e a Ucrânia).
O que achou de viajar até a Europa sem sair de casa? Se gostou, aproveita e dá uma olhadinha nesse outro texto incrível sobre a África. Além disso, você pode conferir também um pouco mais sobre a cultura africana.
E, se quiser aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o continente europeu, e conhecer seus países e capitais, não deixe de conferir também: Países da Europa – Quantos são, quais são, suas capitais e os mais visitados.
Fontes: História Europa, Brasil Escola, Info Escola
Fonte imagem destaque: Roberto Assaf