Geografia

Norte verdadeiro, o que é? Definição, características e como identificar

Norte verdadeiro, também conhecido como Norte geográfico, é a direção que leva em consideração o eixo de rotação do Planeta Terra.

Atualizado em 27/08/2020

Parece estranho, mas você sabia que existem três tipos de Norte? Isso mesmo, na topografia, os topógrafos utilizam o Norte verdadeiro, o quadrícula e o magnético. Cada um representa uma definição específica.

Ou seja, o Norte verdadeiro, também chamado de geográfico, é aquele que utiliza como referência os eixos da Terra – Norte e Sul geográficos – muito aproveitado nas navegações. 

Já o Norte magnético é determinado pelo magnetismo da Terra, sendo identificado pela bússola. Neste caso, o Norte magnético é o oposto do Norte geográfico, determinado pelo eixo terrestre.

Há ainda o terceiro Norte, denominado de Norte da quadrícula, determinado pelas distorções dos ângulos em um mapa desenhado do Planeta Terra, por exemplo. Neste caso, o Norte é encontrado traçando as linhas meridionais e latitudinais da Terra.

Características do Norte verdadeiro

Também chamado de geográfico, o Norte verdadeiro é aquele determinado pelo eixo de rotação da Terra. O eixo de rotação estabelece dois sentidos, Norte e Sul geográficos.

Conceitos

De acordo com o campo magnético da Terra, também existem o Norte e sul magnéticos, mas estes não possuem relação com os eixos do Planeta. Isso porque, estão em direções opostas.

Ou seja, o eixo Norte geográfico aponta para o Polo Norte geográfico, mas que, na verdade, representa o Sul magnético. Parece confuso, não é? Porém, basta lembrar que os eixos geográficos e magnéticos estão em direções opostas.

As medidas do Norte geográfico

A diferença entre as direções é chamada de declinação magnética. Sendo assim, cada ponto do Planeta Terra possui uma declinação diferente.

Amino Apps

Na navegação, por exemplo, é utilizado o conceito geográfico de direção. Para medir a distância entre uma localidade e outra, os navegantes usam a medida denominada azimute geográfico. Em síntese, azimute significa direção.

Sendo assim, os valores de azimute são calculados com base no Norte geográfico, e utilizam o valor máximo de 360º para calcular a direção.

Conceito de norte magnético

O norte magnético é aquele mostrado nas bússolas. Isso porque, a bússola identifica o campo magnético em que a Terra é envolvida, que pode variar dependendo da localização.

Ou seja, todos os anos, o rumo do norte magnético muda. Com isso, para chegar ao ponto exato do norte, é necessário fazer cálculos e estabelecer posições de acordo com os resultados.

De acordo com a física, o porto magnético norte se encontra próximo no eixo sul da Terra, ou seja, no sul geográfico e vice-versa. Assim, com a bússola, é possível identificar onde se encontra o rumo (direção) do norte magnético da Terra.

Norte verdadeiro, o que é? Definição, características e como identificar
Info Escola

Neste caso, a bússola utiliza os pontos cardeais para estabelecer as relações de sentido e direção. Logo, caso alguém solicite o direção, tendo como base a bússola, os pontos devem ser passados da seguinte forma:

  • N50°E (50° norte para o leste);
  • N20°O (20° norte para o oeste);
  • S45°O (45° sul para o oeste);
  • S30°E (30° sul para o leste).

Norte da quadrícula

Por fim, ainda o terceiro norte conhecido como norte da quadrícula. Também chamado de Norte Lambert, Norte Cartográfico ou Norte de UTM, o Norte da quadrícula é determinado pelas linhas dos meridianos vistos em mapas cartográficos. 

Ou seja, diferente do norte geográfico, as linhas que marcam os meridianos determinam um ponto como norte, mas levam em consideração a conversão entre o norte e sul magnético. Sendo assim, o sistema de projeção utiliza as projeções azimutais para determinar os eixos.

Suporte Geográfico

Além das projeções azimutais (também conhecidas como planas ou zenitais), as linhas paralelas que marcam os meridianos também são expressas por projeções cônicas e cilíndricas.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é Cordilheira e como ocorrem as Alterações Climáticas.

Fontes: Blog de Escalada e Gaúcha ZH

Imagens: Estudo Prático, Conceitos, Amino Apps, Info Escola e Suporte Geográfico

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.