Outros assuntos

Ângulos, o que são, tipos, com calculá-los e para que servem na prática?

Os ângulos são duas semirretas de origem semelhante, sendo hoje a unidade de medida mais usada, e podemos classificá-los em agudo, reto, obtuso e raso.

Atualizado em 05/06/2019

Os ângulos podem ser conceituados como duas semirretas de mesma origem no vértice. É de grande importância o número usado para medir a abertura entre as semirretas.

Quanto mais elevado o valor numérico atribuído a um ângulo, maior a abertura entre as semirretas que a ele se relacionam.

Conforme o Sistema Internacional, eles podem ser medidos em grau (º) ou em radiano (rad). De acordo com as medidas que apresentam, existe uma classificação em ângulo agudo, reto, obtuso e raso.

Os Tipos de Ângulos

Ângulos

Podemos classificar o ângulo em agudo, reto, obtuso e raso, de acordo com as suas medidas. O ângulo agudo é aquele que mede menos do que 90º, já o ângulo reto mede igual a 90º.

O ângulo raso (ou meia volta) mede igual a 180º. Por fim, o ângulo obtuso mede mais que 90º, só que menos do que 180º.

A forma de se medir um ângulo

Ângulos

Às essas alturas é importante fazemos uso de um instrumento denominado transferidor, posto que com ele conseguiremos medir os ângulos. Nele pode haver círculo de 360º, assim como semicírculo de 180º e com divisão em graus.

Na medição do ângulo, deve-se pôr a parte central da base do transferidor em cima da vértice do mesmo. Em seguida, ponha o ponto que indica 0º do transferidor sobre um dos lados do ângulo. Observe que o outro lado do ângulo indicará a sua medida.

Vale ressaltar aqui que o ângulo é a unidade de medida mais usada, inclusive minuto e segundo são seus múltiplos. Note igualmente que 360º equivalem a 2 π rad, porquanto 180º equivalem a π rad.

Que são ângulos complementares?

Ângulos

Podemos definir ângulos complementares como aqueles que, juntos, somam 90º. Se tomarmos um ângulo reto partido em duas porções, cada uma delas representará uma complementação da outra.

O cálculo de um ângulo complementar é bem simples, posto que basta subtrair 90º pelo seu complemento.  Exemplificando: A + B = 90º, A = 90º – B, B = 90º – A.

Os Ângulos Suplementares

Os ângulos suplementares se referem a suplemento, isto é, aqueles em que se acrescenta ou adiciona a algo. São aqueles que juntos medem 180º.

Ângulos, o que são, tipos, com calculá-los e para que servem na prática?

135º + 45º = 180º

Essa fórmula significa que o ângulo de 135º é suplemento do ângulo de 45º. No mesmo instante, o ângulo de 45º é o suplemento do  que mede 135º.

Os Ângulos Adjacentes

Ângulos, o que são, tipos, com calculá-los e para que servem na prática?

Chamamos de ângulos adjacentes todos os que possuem pontos comuns, sendo que eles, ou são complementares ou suplementares.

Tem que dar 90º a soma dos ângulos adjacentes complementares e 180º a dos ângulos adjacentes suplementares. Interessante notar que o ângulo adjacente é sempre dois consecutivos, só que os consecutivos nem sempre são adjacentes.

Leia também sobre as unidades de medida, comprimento, capacidade, massa, tempo.

Fonte: Mundo Educação, Wikipédia, Brasil Escola, Toda Matéria, Info Escola, Escola Kids.

Fonte das imagens: Slide Serve, Tilibra, Dicionática, Brainly, Matemática Simples, Wikipédia.