Geografia

Pontos cardeais, o que são? Como eles ajudam na orientação geográfica?

A orientação pelos Pontos Cardeais foi imprescindível para o sucesso das Grandes Navegações do Período Colonial, bem como em rotas comerciais e em guerras.

Atualizado em 31/01/2020

Os Pontos Cardeais são elementos de orientação e localização na Cartografia, visto que se relacionam com a posição do sol.

O sol nasce no mesmo lado do horizonte e se põe no lado oposto, por isso esses lados estabeleceram os Pontos Cardeais.

Os quatro Pontos Cardeais são: Norte, Sul, Leste e Oeste. E os Pontos Colaterais são: Sudeste, Nordeste, Noroeste e Sudoeste.

Os Pontos Cardeais como indicação de direção

Denominam-se “cardeais” porque são a melhor indicação de direção. O termo cardeal vem do latim “cardinalis” que quer dizer: principal ou essencial. Em inglês, cardinal points.

Eles são orientação geográfica e são separados entre si por ângulos de 90 graus. A melhor forma de se orientar é saber que o Sol nasce no Leste e se põe no Oeste.

Os Pontos Cardeais são essenciais para a orientação geográfica

Estenda então o braço direito para Leste e o esquerdo para o Oeste, posto que à frente estará o Norte e atrás o Sul.

Os Pontos Cardeais são internacionalmente mostrados pelas primeiras letras de cada ponto em inglês. O Norte (North): N, O Sul (South): S, O Leste (East): E, O Oeste (West): W.

A ilustração dos Pontos Cardeais está na Rosa dos Ventos, visto que ali também se incluem os Pontos Colaterais e Subcolaterais.

Os Pontos Colaterais e Subcolaterais

Os Pontos Colaterais também possuem a função de indicar a direção, por isso se localizam entre os Cardeais.

Os quatro pontos colaterais são: Nordeste (NE), Sudeste (SE), Sudoeste (SO ou SW) e Noroeste (NO ou NW).

Já os Pontos Subcolaterais se situam entre os Cardeais e os Colaterais, sendo considerados uma localização ainda mais precisa.

Os oito Pontos Subcolaterais são: Nor-nordeste (NNE), És-nordeste (ENE), És-sudeste (ESE), Su-sudeste (SSE), Su-sudoeste (SSO ou SSW), Oés-sudoeste (OSO ou WSW), Oés-noroeste (ONO ou WNW) e Nor-noroeste (NNO ou NNW).

Os Pontos Cardeais são essenciais para a orientação geográfica

Na Rosa dos Ventos estão os sentidos fundamentais e intermediários

A soma dos Pontos Cardeais com os Colaterais e Subcolaterais forma a Rosa dos Ventos, que compõe a bússolas.

A Rosa dos Ventos é uma figura que representa os quatro sentidos fundamentais e seus intermediários. Ela estabelece simetria com a volta completa do horizonte.

A palavra foi criada pela semelhança de uma rosa com o desenho dos Pontos Cardeais que estão na bússola e lembram as pétalas.

A Rosa dos Ventos foi criada no século XIV visando ilustrar mapas cartográficos e se baseando na direção dos principais ventos do Mar Mediterrâneo.

Era preciso indicar com mais exatidão um sentido que nem mesmo os pontos intermediários conseguiriam. Isso porque um desvio, por menor que seja, aumentaria a distância.

Os Pontos Cardeais são essenciais para a orientação geográfica

Orientação à noite

Quem estiver à noite e não tiver uma bússola em mãos, pode se orientar pelas estrelas ou pela Lua.

A Lua, tal qual o Sol, também serve para orientação, pois ela surge no Leste e se esconde no Oeste. Dessa forma, para se orientar pela Lua basta fazer qual o sol, qual seja, estender o braço para onde ela nasce.

Na orientação pelas estrelas, que é a mais antiga, é recomendável conhecer as constelações. Caso isso não seja possível, pode-se escolher uma estrela e seguir seus movimentos.

Você sabia?

Com a invenção da bússola pelos chineses, coube ao italiano Flávio Gioia adaptar nela o desenho da Rosa dos Ventos. Assim esse aparelho pôde ser utilizado nas Grandes Navegações e outras explorações terrestres.

No século XIV, o L do Leste, que significa “levante”, na Rosa dos Ventos, foi substituído por uma cruz. Era a indicação da direção do Paraíso (Oriente), bem como onde Cristo nasceu.

As cores na bússola nasceram da necessidade de ser visível à noite, quando o marinheiro tinha pouca luz para consultá-la. Os oito Pontos Cardeais têm cor preta, os secundários são azul ou verde e o restante de vermelho.

Você achou curioso conhecer os Pontos Cardeais? Então não deixe de ler interessante matéria sobre o que é fuso horário e como ele padroniza o cálculo do tempo na Terra.

Fonte: Toda Matéria, Escola Kids, Estudo Prático, Brasil Escola, Todo Estudo, Estudo Kids, Mundo Educação, Significados, Grupo Escolar, Colégio Web.