Pontos cardeais: quais são e como identificar?

A orientação pelos Pontos Cardeais foi imprescindível para o êxito das Grandes Navegações e segue sendo uma importante técnica de localização.

pontos cardeais

Os pontos cardeais são os pontos de referência que servem para orientação na superfície terrestre. Desse modo, eles são quatro: norte, sul, leste e oeste.

Quais são os pontos cardeais

Em síntese, são 4 os pontos cardeais que ajudam na orientação sobre o espaço terrestre:

1- Norte

A letra N representa o Norte. Ele é também conhecido como setentrional ou boreal.

2- Sul

A letra S representa o Sul. É chamado também de meridional ou austral.

3- Leste

A letra L representa o Norte Leste. Às vezes ele pode aparecer como “este” e pode ser chamado de oriente.

4- Oeste

Por fim, a letra O representa o Oeste. Sendo que ele pode ser chamado também de ocidente.

Para que servem os pontos cardeais

Os pontos cardeais servem para ajudar na orientação na superfície terrestre. Sendo assim, eles ajudam na localização de objetos, lugares e pessoas.

Portanto, os pontos cardeais servem como referência para quando vamos nos deslocar de um local para outro e também para identificarmos a posição relativa de elementos que fazem parte do espaço.

Rosa dos ventos

Em resumo, a rosa dos ventos, ou rosa-náutica, é uma representação gráfica de todos os pontos de referências usados na orientação no espaço.

Desse modo, nela estão os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. Contudo, é comum encontrar figuras que representam somente os pontos cardeais ou que têm apenas os pontos cardeais e colaterais.

Vale destacar que a criação da rosa dos ventos data da Grécia Antiga, quando indicava a direção dos ventos, daí o nome de rosa dos ventos.

Posteriormente, na época dos navegadores, a técnica também era usada para determinar a direção dos ventos. Além disso, com o passar do tempo, ela foi sendo aperfeiçoada.

Dessa forma, ela foi incorporada à bússola e se tornou um dos mais importantes instrumentos usados nos deslocamentos e na localização.

Como identificar os pontos cardeais

É possível identificar os pontos cardeais de várias formas. Uma das mais antigas e conhecidas é por meio da observação do sol.

Para isso, você deve apontar o seu braço direito para a direção que o sol nasce. Com isso, você vai encontrar o leste. Depois, aponte o seu braço para a direção oposta, onde o sol se põe. Essa é a direção oeste.

Com o braço direito para o leste e o esquerdo para o oeste, na sua frente estará o norte e nas costas está o sul. Como você deve ter percebido, essa é uma forma bem simples de identificar os pontos cardeais.

Vale destacar que de acordo com a época do ano e do local onde você estiver, podem ocorrer pequenas variações em relação às posições do nascer e do pôr do sol.

Além do sol, você também pode identificar os pontos cardeais por meio da posição de certas estrelas ou constelações.

Por exemplo, você pode usar como base a constelação do Cruzeiro do Sul, e a Estrela Polar. Por fim, você pode ainda identificar os pontos cardeais através do uso de instrumentos como o GPS e a bússola.

Pontos Colaterais

Os pontos colaterais são pontos intermediários. Dessa forma, eles ficam entre dois pontos cardeais. São eles:

  • Nordeste (NE), entre o norte e o leste
  • Sudeste (SE), entre o sul e o leste
  • Sudoeste (SO ou SW), entre o sul e o oeste
  • Noroeste (NO ou NW), entre o norte e o oeste

Pontos Subcolaterais

Em síntese, os pontos subcolaterais têm um posicionamento mais acurado do que os pontos cardeais e os colaterais. Sendo que a sua localização é entre os pontos colaterais e os cardeais. Enfim, no total eles são 8: 

  • Nor-nordeste (NNE), entre o norte e o nordeste
  • És-nordeste (ENE), entre o nordeste e o leste
  • És-sudeste (ESE), entre o leste e o sudeste
  • Su-sudeste (SSE), entre o sudeste e o sul
  • Su-sudoeste (SSO ou SSW), entre o sul e o sudoeste
  • Oés-sudoeste (OSO ou WSW), entre o sudoeste e o oeste
  • Oés-noroeste (ONO ou WNW), entre o oeste e o noroeste
  • Por fim, o nor-noroeste (NNO ou NNW), entre o noroeste e o norte

Enfim, gostou de aprender sobre os pontos cardeais? Então não deixe de conferir também como funciona o fuso horário.

Fonte: Toda Matéria, Escola Kids, Estudo Prático, Brasil Escola, Todo Estudo, Estudo Kids, Mundo Educação, Significados, Grupo Escolar, Colégio Web, InfoEscola, e, por fim, Educa Mais Brasil.

Bibliografia:

  • FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A cartografia no Ensino da Geografia:abordagens para o entendimento da representação. Cascavel: EDUNIOESTE, 2010.
  • SOBREIRA, Paulo Henrique Azevedo. Astronomia no Ensino de Geografia. Dissertação (Mestrado), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002, 276p.
  • ENSINO, Geotecnologias Digitais no. GEODEM Orientação. [2004].

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.