Rotação da Terra: o que é e o que esse movimento causa?

A rotação da Terra é o movimento que o planeta faz em torno de seu próprio eixo. Entenda quais são as consequências desse movimento

A rotação da Terra é o movimento que o planeta faz em torno de seu próprio eixo. Essa rotação ocorre de oeste para leste, responsável pela alternância entre o dia e a noite.

A Terra leva cerca de 24 horas para completar uma rotação completa em torno de seu eixo, portanto, um movimento completo de rotação significa um dia.

Além da alternância de dia e noite, a rotação da Terra também tem outros efeitos como, por exemplo, os movimentos atmosféricos e oceânicos e é responsável pela formação de correntes marítimas e ventos.

A rotação não é o único movimento que a Terra realiza, ela também faz o movimento de translação. Em síntese, a translação é a trajetória da Terra em torno do sol, que dura cerca de 365 dias, 5 horas e 48 minutos.

O que é o movimento de rotação da Terra?

O movimento de rotação é o deslocamento da Terra em torno do seu próprio eixo. Ele é responsável pela alternância dos períodos de luz solar em diferentes regiões do planeta. Este movimento ocorre no sentido anti-horário, de oeste para leste, o que explica o nascer do Sol a leste e poente a oeste.

A rotação terrestre tem uma duração de cerca de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. Essa duração se refere ao dia sideral, que tem como base em relação a corpos celestes distantes, como as estrelas. Quando o Sol é usado como referência, a duração média do movimento de rotação é de 24 horas.

Essa diferença de tempo é causada pelo movimento de translação, que ocorre simultaneamente ao movimento de rotação. Por fim, a velocidade do movimento de rotação da Terra é de cerca de 1,669 milhas por hora.

Quais são as consequências da rotação da Terra?

A sucessão dos dias e das noites é a principal consequência do movimento de rotação. Isso porque, existe uma diferença de iluminação em diferentes áreas do planeta durante o movimento.

Nesse sentido, a parte do planeta que está recebendo maior incidência solar está no período diurno, ao passo em que a parte oposta está na escuridão, isto é, no período noturno.

A duração dos dias e das noites varia ao longo das estações do ano. Sendo assim, no verão, os dias são mais longos do que as noites. Já no inverno, os dias são mais curtos e as noites são mais longas. Na primavera e no outono, os dias e as noites têm a mesma duração, por causa do eixo de inclinação da Terra em relação ao Sol.

Outra consequência é o movimento aparente do céu. Durante o movimento de rotação, os astros visíveis a olho nu, como as estrelas, parecem estar se movendo de leste para oeste. Contudo, essa é uma impressão falsa, chamada pela rotação da Terra.

Além disso, a rotação também é responsável pelo efeito conhecido como força de Coriolis, que afeta os movimentos atmosféricos e oceânicos e é responsável pela formação de correntes marítimas e ventos.

Por fim, a rotação da Terra gerou a criação do sistema de fusos horários, que padroniza o horário mundial. Esse sistema foi criado por causa da diferença de horário em diferentes regiões do planeta. Basicamente, a Terra foi dividida em 360º e 24 horas para estabelecer um padrão de horário.

As regiões a leste do Meridiano de Greenwich estão à frente do horário padrão (horário de Brasília), já as regiões a oeste desse meridiano estão atrasadas em relação ao horário padrão.

Diferença entre rotação e translação

A rotação terrestre ocorre de forma simultânea a outros movimentos que a Terra realiza. Um desses movimentos é a translação, que é a trajetória da Terra em torno do Sol, em uma órbita elíptica (o caminho percorrido não é feito em círculo, mas em forma de elipse).  

A volta da Terra em torno do sol ter uma duração de cerca de 365 dias, 5 horas e 48 minutos, em uma velocidade média de cerca de 107.000 km. Essa velocidade varia à medida que a Terra se aproxima ou se afasta do Sol.

O afastamento da Terra é chamado de afélio e causa a redução da velocidade da translação. Por outro lado, quando a Terra se aproxima do sol, temos o chamado periélio, onde a velocidade é maior. O movimento de translação tem como consequência principal as estações do ano, o que está relacionado com os solstícios e equinócios.

Em resumo, o solstício é um fenômeno astronômico que marca o início do verão e do inverno. Durante o solstício, a Terra está em sua inclinação máxima, atingindo o auge de norte a sul. Além disso, no solstício de verão, um dos hemisférios recebe mais luz solar, enquanto o outro fica menos iluminado, ocorrido no solstício de inverno.

Em contrapartida, o equinócio marca o início da primavera e do outono. Nessa época, a Terra não está inclinada, e ambos os hemisférios recebem a mesma quantidade de luz. Desse modo, em um hemisfério ocorre o equinócio de primavera, enquanto no outro ocorre o equinócio de outono.

Rotação dos demais planetas do Sistema Solar

O tempo de rotação dos planetas do Sistema Solar são:

  • Vênus – 224 dias e 17 horas terrestres
  • Mercúrio – 58,6 dias terrestres
  • Marte – 24 horas e 37 minutos terrestres
  • Terra – 23 horas e 56 minutos
  • Netuno – 19 horas e 6 minutos terrestres
  • Urano – 17 horas e 54 minutos terrestres
  • Júpiter – 9 horas e 48 minutos terrestres
  • Saturno – 10 horas e 12 minutos terrestres

Enfim, curtiu ler sobre o movimento de rotação da Terra? Pois então lei também sobre o que são pontos Cardeais e como eles ajudam na orientação geográfica.

Fonte: Educação, Toda Matéria, Brasil Escola, Só Geografia, Mundo Educação, Info Escola, Colégio Web, Mega Curioso, Escola Kids, e, por fim Alunos Online.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.