Geografia

Conheça o movimento de rotação da Terra e saiba como ele acontece

O movimento de rotação da Terra é essencial para que a vida ocorra e sua precisão é responsável pela alternância exata entre dias e noites.

Atualizado em 24/09/2019

No movimento de rotação, a Terra gira sobre o próprio eixo, de Oeste para Leste. Isso é o que determina a ocorrência dos dias e das noites sucessivamente.

Se a Terra ficasse paralisada, a face voltada para o Sol se queimaria, enquanto que a outra ficaria congelada.

O movimento de rotação ocorre de forma precisa e por isso a vida no nosso planeta pôde se desenvolver. A quantidade de luz solar é precisa, balanceando a temperatura e a exposição radioativa.

Conheça o movimento de rotação da Terra e saiba como ele acontece

O movimento de rotação

Denomina-se de movimento de rotação o deslocamento da Terra no seu próprio eixo. Isso demora o tempo exato, balanceado a radiação solar diária. A parte do planeta que fica voltada para o Sol é chamada dia, enquanto que a outra parte, noite.

O dia sideral é obtido quando se toma por referência uma estrela qualquer. A partir daí a Terra levará 23 horas, 56 minutos e 4 segundos para completar uma rotação. Já o dia solar é obtido usando o Sol como referencial, momento em que o planeta levará em média 24 horas para concluir o mesmo movimento.

Os quatro minutos que separam o dia solar do sideral tem uma explicação lógica. É que, ao mesmo tempo em que a Terra faz o movimento de translação, o Sol também se desloca.

Conheça o movimento de rotação da Terra e saiba como ele acontece

Um giro muito rápido

A Terra gira a uma altíssima velocidade, calculada em 1.675 km/h, sendo que equivale a 465 m/s. Por essa razão, se o planeta desacelerasse abruptamente, tudo que está em sua superfície seria arremessado ao espaço.

Essa velocidade toda foi auferida tendo o Equador por base, sendo que, se calculada sobre outro ponto, será menor. Só que, embora o planeta gire tão rápido, seus habitantes não percebem nada. E por muitos séculos prevaleceu a Teoria Geocêntrica, que defendia ser a Terra o centro do universo.

Posteriormente, cientistas comprovaram que, na verdade, nosso planeta é que gira em torno do sol. A Teoria Heliocêntrica foi de encontro à crença inclusive do que pregava a Igreja Católica.

O resultado do movimento de rotação

Estando a Terra em constante movimento de rotação, apenas uma parte de sua superfície é iluminada pelo sol. Por isso os horários em algumas partes do planeta são diferenciados, o que levou aos fusos horários.

Isso foi uma forma encontrada para regulamentar o tempo, que se tornou padrão em toda a orla terrestre. Foi preciso dividir o ângulo da circunferência da Terra (360º) pelas aproximadas 24 horas diárias.

No cálculo chegou-se ao resultado de 15º para 24 fusos horários, principiado a base no Meridiano de Greenwich.

Conheça o movimento de rotação da Terra e saiba como ele acontece

Outros movimentos da Terra

Embora o movimento de rotação seja o mais conhecido, o planeta tem muito outros, como a traslação e a nutação. Mas há também a precessão dos equinócios, a obliquidade da eclíptica e a variação da excentricidade da órbita.

Importante destacar o movimento de translação, ou revolução, que é a volta em torno do Sol. O tempo exato dessa volta completa é de 365,2422 dias.

Por conta dessa fração, que à primeira vista parece insignificante, é que existe o ano bissexto. Isso quer dizer que, a cada quatro anos, tem um ano com 366 dias, para corrigir o calendário.

As quatro estações do ano são originadas no movimento de translação somado à forma como o eixo planetário se inclina.

Você curtiu ler sobre o movimento de rotação da Terra? Pois então lei também sobre o que são pontos Cardeais e como eles ajudam na orientação geográfica.

Fonte: Educação, Toda Matéria, Brasil Escola, Só Geografia, Mundo Educação, Info Escola, Colégio Web, Mega Curioso, Escola Kids, Alunos Online.

Fonte das imagens: Geografia e Anarquia, Wikipédia, Science, Geo Conceição.