Astronomia

Marte, o que é? Definição, características do planeta e curiosidades

Marte é um dos planetas que formam o Sistema Solar, classificado como o segundo menor planeta e o quarto mais próximo do Sol.

Atualizado em 06/10/2020

O Sistema Solar é formado por 8 planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Cada planeta possui características específicas, que dependem da proximidade com o Sol, por exemplo.

Apesar de possuírem algumas características em comum, o que difere cada planeta são as particularidades únicas. Marte, por exemplo, é o quarto planeta do Sistema Solar e, dentre todos os outros planetas, é o segundo menor.

Por conta da alta concentração de óxido de ferro na superfície, Marte é conhecido como o Planeta Vermelho. Além do óxido, a camada atmosférica do planeta Marte é formada por gás carbônico, bem como nitrogênio, argônio, oxigênio, e outros gases em menor quantidade.

Características de Marte

Marte é o quarto planeta do Sistema Solar – tomando o Sol como partida – e o segundo menor planeta dentre os demais. De forma geral, possui coloração avermelhada, por conta da quantidade de óxido presente na atmosfera.

Marte, o que é? Definição, características do planeta e curiosidades
UOL

Dentre os planetas que formam o Sistema Solar, Marte é o mais estudado pelos cientistas. Isso porque, o planeta possui algumas características que se assemelham às características da Terra, como as estações do ano, por exemplo.

Em relação às luas, o Planeta Vermelho possui duas pequenas luas que o orbitam, conhecidas como Fobos (medo) e Deimos (pânico). Assim como outros astros, os nomes das luas são originados da mitologia grega.

Além disso, uma curiosidade é que os dias em Marte possuem duração semelhante aos dias terrestres, com 24 horas e 37 minutos. Ou seja, representa o movimento de rotação do planeta, aquele que ocorre em torno do próprio eixo.

Já em relação ao movimento de translação – tempo gasto para dar uma volta ao redor do Sol – Marte demora 687 dias terrestres para completar uma volta. Sendo assim, um ano no Planeta Vermelho representa, aproximadamente, 1 ano e 11 meses em relação à Terra.

Em geral, Marte é um planeta frio com temperaturas que variam entre 25º, durante o dia e -140º, ao longo da noite. As baixas temperaturas se explicam por conta da distância que o planeta possui em relação ao Sol, de, aproximadamente, 228 milhões de km.

O que encontrar no Planeta Vermelho

Além de muito frio, Marte é um planeta rochoso e árido. Por conta da formação rochosa, o Planeta Vermelho possui crosta, manto e núcleo. Dessa forma, a principal formação rochosa é composta por basalto.

SoCientífica

Em relação à atmosfera – formada por uma camada fina – é possível encontrar grande quantidade de gás carbônico e outros gases em menor quantidade, como argônio, nitrogênio e oxigênio.

Os satélites naturais que orbitam Marte, chamados de “luas de Marte”, são conhecidos como Fobos (medo) e Deimos (pânico), descobertos em 1877. Os cientistas acreditam que os satélites naturais tenham sido atraídos pela gravidade do planeta.

Existe vida em Marte?

A procura por vida em outros planetas é algo que instiga diversos campos da ciência. Marte, por exemplo, é um dos planetas mais estudados, justamente por possuir características que se assemelham às características da Terra.

Marte, o que é? Definição, características do planeta e curiosidades
O rover Curiosity da Nasa, em Marte.

Dentre elas, é possível destacar a semelhança em relação às estações do ano, ao relevo – que contém planícies, vales, dunas, cânions, etc -, além da duração dos dias, com pouco mais de 24h.

Por conta dos diversos indícios favoráveis à existência de vida, cientistas acreditam que, em um passado remoto, Marte pode ter sido habitado por algum ser vivo. Entretanto, as condições de vida são questionáveis quando se analisa a atmosfera fria e rarefeita do planeta.

Ou seja, por conta dessas condições, talvez, a existência de vida não seria possível. Apesar disso, estudos realizados pela NASA no ano de 2000, reforçam a existência de processos erosivos em Marte.

Isso significa que, em algum momento, houve a existência de água no planeta. Sendo assim, caso a água em estado líquido realmente tenha existido na superfície marciana, é provável a existência de vida em Marte.

Brilho dos planetas no céu

Provavelmente, você já deve ter visto alguns pontos bem luminosos no céu que se diferem do brilho das estrelas. Esses pontos, em alguns casos, são planetas que podemos ver a olho nu, ou seja, sem o auxílio de um telescópio.

Marte, o que é? Definição, características do planeta e curiosidades
Revista Galileu

De forma geral, os astros podem ser classificados de duas formas: os luminosos e os iluminados. Um exemplo de astros luminosos são as estrelas, que possuem luz própria e dependem da distância em relação à superfície terrestre.

Já os demais astros, como planetas, cometas, asteroides e satélites são classificados como iluminados. Sendo assim, só conseguimos ver um planeta no céu sem a ajuda de um telescópio por conta da luz que as estrelas, como o Sol, emitem sobre os demais astros.

Com isso, planetas como Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno só podem ser vistos porque o Sol reflete luz sobre estes planetas. Logo, os planetas ficam visíveis no céu por conta da posição deles em relação ao Sol.

Você sabia?

  • Marte possui calotas polares, mais uma das características que fazem o planeta ser parecido com a Terra. Em síntese, as calotas são cobertas por dióxido de carbono, e não por neve, como na superfície terrestre;
  • O maior vulcão do Sistema Solar está em Marte. Conhecido como Monte Olimpo, possui 624 km de diâmetro e, aproximadamente, 25 km de altura;
  • Marte possui a mesma composição mineral que o solo terrestre. Além disso, é possível encontrar água em estado sólido no planeta e em estado líquido no subsolo.
  • O planeta também é conhecido pelas intensas tempestades de poeira, que chegam a registrar ventos de 500 km/h.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que estuda a Astronáutica e o que são Meteoritos.

Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Mundo Educação e Memória EBC 

Imagens: Olhar Digital, UOL, SoCientífica, National Geographic Brasil e Revista Galileu

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.