Geografia

Minerais, o que são? – Classificação, características e curiosidades

Minerais são compostos naturais inorgânico com composição química definida. A classificação depende das propriedades físicas e químicas.

Atualizado em 21/08/2020

Minerais de uso econômico são uma grande atração para as pessoas que comercializam ou compram. Mas afinal, o que são minerais? Pois bem, minerais são compostos químicos inorgânicos que possuem estrutura molecular definida. Além disso, a formação ocorre de forma natural.

Assim, os minerais são cristalizados e podem surgir no interior do Planeta Terra, além de meteoritos e demais corpos não terrestres. Além disso, é possível encontrar diversos tipos de minerais nas rochas, que são formadas por um conjunto do composto químico.

Em síntese, o entendimento dos tipos de minerais e o estudo das rochas são importantes para a compreensão do relevo. Além disso, servem também para uso comercial em atividades econômicas. Assim, quando utilizado no comércio o mineral é chamado de minério.

Quando o mineral não possui origem inorgânica ele é denominado de mineraloides. Desta maneira, a pérola e o âmbar podem ser usados como exemplo.

Classificação dos minerais

Minerais, o que são? Diferença entre os metálicos e os não metálicos
Fonte: Nexo Jornal

O mineral é um recurso natural e não é renovável. Ou seja, o mineral é formado naturalmente e a ação humana não pode produzir algo que substitua o composto químico inorgânico. Assim, para que um mineral seja formado são necessários milhares de anos.

Desta forma, além das estruturas como composição química, dureza, cristalização e outros fatores, os minerais são divididos em dois grupos. Assim, os mais utilizados são os metálicos e os não metálicos.

Minerais metálicos

Resumindo, é o mineral composto por elementos químicos metálicos. Assim, são classificados como bons condutores de energia. Desta forma, podemos citar o ferro, o manganês, o alumínio, o cobre, o ouro, a prata, entre outros exemplos.

Minerais, o que são? Diferença entre os metálicos e os não metálicos
Fonte: Todo Estudo

Minerais não metálicos

Em síntese, são os minerais que não apresentam elementos químicos metálicos em sua composição. Assim, podemos citar como exemplo o diamante, o calcário, a areia, o carvão mineral, o quartzo, o rubi e outros.

Minerais, o que são? Diferença entre os metálicos e os não metálicos
Fonte: Francine Joias

Principais características

Para que o estudo de um mineral seja feito, são analisados alguns aspectos específicos. Assim, é importante estabelecer critérios como cristalização, cor, transparência, transparência, dentre outros. Confira:

Cristalização: representa a estrutura geométrica tridimensional do mineral.

Cor: refere-se a cor externa do mineral, com os comprimentos de ondas absorvidos pela sua composição química.

Transparência: corresponde à quantidade de luz que os minerais absorvem ou não. Assim, são divididos em translúcidos e opacos.

Brilho: quantidade de luz refletida pelo mineral.

Dureza: referente a capacidade do mineral em riscar e não ser riscado.

Traço: a cor do pó do mineral.

Fratura: corresponde a superfície irregular do mineral, resultado da quebra do composto.

Densidade: quantidade de vezes que o mineral pesa mais que o volume igual de de água.

Clivagem: nível de ruptura em superfície plana ou regular.

Propriedades eletromagnéticas: capacidade de condução ou não corrente elétrica e sua capacidade de relacionar-se ao magnetismo, entre algumas outras propriedades de nível semelhante.

Curiosidades

  • Existem aproximadamente 5.300 tipos de minerais conhecidos e 5.070 reconhecidos pela Associação Mineralógica Internacional (IMA);
  • Magnetismo, gosto ou cheiro, radioatividade e reação com ácidos também são formas de identificar um tipo de mineral;
  • Mineral não é rocha. Lembrando que rochas são um aglomerado de dois ou mais minerais;
  • Grande parte do mineral é derivado da crosta terrestre;

Gostou de ler a matéria? Então, o que acha de conferir outros temas como Mineração no Brasil Colonial – O que foi, onde e quando ocorreu, além de O que é intemperismo? Saiba como ele modela a paisagem do planeta

Fontes: Mundo Educação, Alunos Online

Fonte imagem destaque: Bio Pensamentos

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.