Biologia

Ciclos biogeoquímicos, saiba o que são e como eles influenciam a vida

É através dos constantes ciclos biogeoquímicos que a vida na Terra se mantém e se renova, dando continuidade à evolução das espécies.

Atualizado em 21/05/2019
Por Adriano Curado

Os ciclos biogeoquímicos são o deslocamento dos elementos químicos entre organismos vivos e a atmosfera. Também chamados de ciclos biogeoquímicos, eles inter-relacionam os componentes bióticos e abióticos.

Já a biogeoquímica ou biogeoquímica é a ciência que estuda os chamados processos químicos que se dão na atmosfera e hidrosfera. Estuda os fluxos de elementos entre esses processos químicos.

Através dos ciclos biogeoquímicos circulam os elementos indispensáveis para a vida. Eles são: a água, o carbono, o oxigênio, o nitrogênio e o fósforo.

Os ciclos biogeoquímicos renovam a vida

Os organismos retiram os elementos químicos da natureza, deles se utilizam, sendo posteriormente devolvidos. Isso quer dizer que a vida se renova tendo por base os mesmos átomos. É por isso que os componentes bióticos e abióticos estão bastante relacionados entre si.

E se o organismo morre, entretanto, sua matéria orgânica é digerida pelos seres decompositores, que são fungos e bactérias. Ao final do processo, os átomos que compunham esse organismo voltam ao ambiente.

Na renovação do ciclo, tais átomos podem outra vez incorporados por outros seres vivos, posto que os usarão na produção de substâncias orgânicas. Se não houvesse essa constante movimentação de átomos, os elementos químicos da vida não mais estariam presentes na natureza.

É que, para que se dê o ciclo biogeoquímico, é preciso que haja um reservatório de elementos químicos, na crosta ou na atmosfera. Também imprescindível a existência dos seres vivos, já que esses são responsáveis pela movimentação dos elementos químicos.

Classificação dos Ciclos Biogeoquímicos

Os ciclos biogeoquímicos se classificam em dois tipos básicos, de acordo com a natureza de seu reservatório abiótico. O ciclo gasoso tem como reservatório a atmosfera, a exemplo do ciclo do nitrogênio e do ciclo do oxigênio.

Já o ciclo sedimentar tem como reservatório a crosta terrestre, como é o caso do ciclo do fósforo e o ciclo da água.

Vale lembrar que participam dos ciclos biogeoquímicos os elementos essenciais para a vida. Eles são: a água, o carbono, o oxigênio, o nitrogênio e o fósforo.

 

O Ciclo da Água

Ciclos biogeoquímicos, saiba o que são e como eles influenciam a vida

Sem a presença de água não haveria vida, posto que ela é imprescindível. Pode ser encontrada na natureza em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Só que a esmagadora maioria é achada forma líquida.

No ciclo da água há mudanças de seu estado físico, por meio da evaporação e da transpiração. Quando o vapor chega nas camadas mais altas da atmosfera, ocorre o resfriamento e a condensação.

Após a formação das nuvens, há a precipitação através da chuva, voltando a água ao estado líquido.

O Ciclo do Carbono

O carbono é o elemento que forma as moléculas orgânicas, quer através da fotossíntese, quer através da respiração.

O ciclo do carbono, assim, se funda na fixação desse elemento pelos seres autótrofos, por meio da fotossíntese ou da quimiossíntese.

Ciclos biogeoquímicos, saiba o que são e como eles influenciam a vida

Esses seres autótrofos conseguem fixar o carbono por meio de compostos orgânicos. Dessa forma, são disponibilizados aos seres produtores e, por conseguinte, para os consumidores e decompositores.

Isso se dá por meio da cadeia alimentar. O CO2 volta ao meio ambiente por meio da respiração, decomposição ou queima de combustíveis fósseis.

O Ciclo do Oxigênio

O ciclo do oxigênio é a movimentação desse elemento entre a atmosfera, a biosfera e a litosfera. Ele é liberado e utilizado pelos seres vivos em diferentes formas químicas. A produção de oxigênio se dá principalmente através da fotossíntese, ficando ele reservado na atmosfera, à disposição dos seres vivos.

Ciclos biogeoquímicos, saiba o que são e como eles influenciam a vida
OXIGÊNIO – Página 141

O oxigênio pode ser encontrado na forma de O2 e CO2. No primeiro caso, é utilizado na respiração aeróbica de plantas e animais. Aqui a combinação dos átomos de oxigênio e hidrogênio, num processo final, formam moléculas de água.

Já o CO2 atmosférico é utilizado no processo de fotossíntese. Os seus átomos de oxigênio, então, integram a matéria orgânica das plantas. Quando as plantas respiram ou se decompõem, o oxigênio volta à atmosfera integrando as moléculas de água e gás carbônico.

O Ciclo do Nitrogênio

É curioso saber que a maior parte do ar atmosférico não é composto por oxigênio, mas sim por nitrogênio. Por volta de 78% desse ar contém o nitrogênio na forma de N2. Só que quase todos os seres vivos não conseguem assimilar o nitrogênio atmosférico. Eles precisam se utilizar das bactérias fixadoras de nitrogênio.

Ciclos biogeoquímicos, saiba o que são e como eles influenciam a vida

Há quatro espécies de bactérias que participam do ciclo do nitrogênio. As Bactérias Fixadoras, por exemplo, absorvem o nitrogênio atmosférico e o transmutam em amônia.

Já as Bactérias Nitrificantes, que são quimiossintetizantes, oxidam a amônia e a mudam para nitrito e nitrato, que as plantas assimilam. Quando os animais comem as plantas, conseguem obter o nitrogênio.

As Bactérias Decompositoras agem quando a matéria orgânica se decompõem, liberando amônia no ambiente. As Bactérias Desnitrificantes degradam os compostos nitrogenados (nitratos e amônia) por meio anaeróbico. É assim que o gás nitrogênio é liberado para a atmosfera.

O Ciclo do Fósforo

As moléculas de RNA e DNA são constituídas por fósforo, que também é encontrado nos ossos e dentes. Na natureza somente o achamos em forma sólida nas rochas, que quando se degradam o liberam no solo e na água.

Ciclos biogeoquímicos, saiba o que são e como eles influenciam a vida

As plantas conseguem fósforo ao absorverem a água ou o solo que o contém. Quando os animais se alimentam da planta, obtém o fósforo de que necessitam.

Morrendo os animais e as plantas, entretanto, os organismos decompositores devolvem o fósforo à natureza.

Leia também sobre qual a origem da vida na Terra? Conheça a principais teorias sobre o tema.

Fonte: Geekie Games, Brasil Escola, Educação, Stoodi, Toda Matéria, Wikipédia, Mundo Educação, Só Biologia, Cola da Web, Descomplica, Info Escola.

Fonte das imagens: Youtube, Slide Player, Khanacademy, Slide Player, Khanacademy, Khanacademy.

Próxima página »