Geografia

Extrativismo Mineral – O que é, principais produtos extraídos e impactos

Por mais que o Brasil possua grandes riquezas naturais, nuna houve uma cautela com o meio ambiente. No extrativismo mineral não seria diferente, a extração desenfreada causa grandes probelmas no meio ambiente.

Atualizado em 13/11/2019

O Brasil desfruta de um amplo território, com enorme variedades em recursos naturais, dentre eles os minerais. Ademais, desde o Ciclo do Ouro no século XVII, o extrativismo mineral aqui sempre foi intenso. Certamente, essa é uma das mais importantes atividades econômicas no mundo e o Brasil é um dos representastes desse ramo.

Embora, em larga escala, toda extração feita aqui é levada para outros países, para depois consumirmos, devido a falta de recursos tecnológicos.

Este tipo de extrativismo é um dos maiores responsáveis pela degradação do meio ambiente. Por exemplo, assoreamento, polui o meio ambiente, entre outros. Por outro lado, o extrativismo mineral sustenta o desenvolvimento industrial e pode ser usado de forma direta ou indireta.

Extrativismo Mineral, uma promoção para desastres
Fonte: Fase

Forma direta é quando o produto é usado de forma natural, por exemplo a água mineral. Entretanto, a forma indireta é quando o mineral é levado para a indústria, servindo de matéria prima, elevando seu valor.

Principais recursos de extrativismo mineral:

1. Ferro

Extrativismo Mineral, uma promoção para desastres
Fonte: Wikipédia

Carregando o pódio de 6° maior reserva do mundo, o ferro no Brasil é de boa qualidade e encontra-se na região de Minas Gerais, no chamado Quadrilátero Ferrífero. Além disso, esse mineral é aplicado em diversos setores industriais, para inúmeras finalidades. Por exemplo, construção de ferrovias.

2. Manganês

Extrativismo Mineral, uma promoção para desastres
Manganês Fonte: MF Frutal

Muito utilizado nas produções de aço e possuindo apenas 1% das reservas mundiais, o extrativismo mineral de manganês no Brasil ainda é intensa.

3. Ouro

Extrativismo Mineral, uma promoção para desastres
Fonte: Uol

Já o ouro, é encontrado aqui no Brasil em jazidas ou em forma de aluvião, encaminhado para o mercado interno e externo. Além disso, é utilizado para produção de jóias e objetos.

4. Sal Marinho

Extrativismo Mineral, uma promoção para desastres
Sal Marinho Fonte: Portal

Devido a extensa costa brasileira, há forte extração e produção de sal marinho. Além disso, é o Rio Grande do Norte o maior produtor.

5. Nióbio

Extrativismo Mineral, uma promoção para desastres
Fonte: A crítica

nióbio, encontrado em Minas Gerais, Amazonas e em Goiás. Ademais é extraído para indústrias de aeronáutica, naval, espacial e automobilística, em ligas metálicas, gerando leveza e resistência.

Além do mais, o Brasil é um grande exportador de cimento, diamante, enxofre e níquel, frutos do extrativismo mineral. Entretanto, os danos causados no meio ambiente são irreparáveis e não há um fundo de garantia!

Gostou dessa matéria? Venha conhecer essa: Minerais, o que são? – Classificação, características e curiosidades

Fonte: InfoEscola

Fonte imagem: Tecnologia É