Geografia

Como seria a vida sem combustíveis fósseis? A Suécia pretende descobrir

Governo da Suécia lança uma série de medidas para tentar ser um dos primeiros países do mundo que não utilizam combustíveis fósseis.

Atualizado em 08/11/2018

Muitas vezes as cidades adotam modelos e seguem sem se preocupar em mudar. Nossa dependência de combustíveis fósseis é um grande exemplo disso. Mas, a Suécia acaba de anunciar que pretende ser um dos primeiros países do mundo a não ser dependente desses combustíveis

Esqueceu o que são combustíveis fósseis? Lembramos você: os combustíveis fósseis são substâncias de origem mineral, formados por compostos de carbono. Para existirem, necessitam da decomposição de resíduos orgânicos e esse processo não é rápido, pode levar milhões de anos.

Por isso, apesar de naturais, são considerados recursos não renováveis. São muito utilizados para gerar energia elétrica e movimentar veículos. É aqui que a Suécia pretende alterar de suas energias. Se tornando uma nação não dependente de combustíveis fósseis.

ng4781256

O governo sueco confirmou o investimento de mais de R$ 2 bilhões de reais (US$ 546 milhões) em seu orçamento já no ano de 2016, tudo para ser gasto com energias renováveis e ações de proteção contra a mudança climática. A decisão foi tomada depois que o país escandinavo sofreu ondas de calor extremo no verão de 2014. Outro fato marcante foi um dos piores incêndios florestais da sua história. O governo se comprometeu a pensar e agir para proteger os cidadãos contra os efeitos das alterações climáticas.

suécia

Quando conseguirão atingir o objetivo?

Energia Solar Versus Energia Eólica
Suécia quer ser um dos primeiros países do mundo a se livrar dos combustíveis fósseis

Não existe um prazo bem definido ainda, algumas campanhas têm sido publicadas. Ano passado, Estocolmo foi anunciada como a capital livre de combustíveis fósseis até 2050. Então pode ser que esse projeto tenha se tornado  ambicioso. Isso significa que, em poucos anos, toda a Suécia siga o mesmo ritmo.

O que é preciso para se tornar uma nação livre dos combustíveis fósseis?

as-energias-renovveis-3-728

Cada país possui uma realidade espacial e uma infraestrutura, então modelos prontos tendem a não funcionar. É preciso, na implantação desse tipo de troca de combustíveis, um estudo sobre cada caso. Mas, o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, anunciou na Assembleia Geral das Nações Unidas que irão investir em:

Redes inteligentes;
Tecnologia de armazenamento de energia renovável;
Uma frota de ônibus elétrico;
Subsídios para carros “verdes” (que não usem combustível fóssil);
Estratégias de adaptação às alterações climáticas;
Renovação de edifícios residenciais para torná-los mais eficientes em termos energéticos.

“A Suécia vai se tornar um dos primeiros países livre de fósseis do mundo”, disse o primeiro-ministro Stefan Löfven durante coletiva de imprensa. “Os regulamentos europeus não vão suficientemente longe, então a Suécia vai liderar o caminho”, concluiu.

Quem no mundo ainda possui combustíveis fósseis?

combustiveis.fosseis.texto.editores
Que países ainda possuem reservas de combustíveis fósseis?