Ciências

Fotossíntese, o que é, como acontece, reações, etapas e finalidade

A fotossíntese é a transformação de luz solar, ou fixação de carbono, em energia, processo essencial para a vida, pois resulta na produção de oxigênio.

Atualizado em 18/08/2019

A fotossíntese pode ser conceituada como um processo fotoquímico que produz energia por meio da luz solar. Pode ocorrer também fixação de carbono que vem da atmosfera.

Nela ocorre a transformação de uma energia luminosa numa energia química. Tanto que a palavra fotossíntese significa simplesmente a síntese pela luz.

Os seres clorofilados são aqueles que têm a clorofila, isto é, um pigmento especial que desencadeia o processo. São capazes de realizar a fotossíntese: as plantas, cianobactérias, algas e algumas bactérias.

A importância da fotossíntese

A transformação da energia na biosfera se dá basicamente com a fotossíntese.

O que é a fotossíntese? Saiba como a luz solar se transforma em energia

Com isso restou garantida a base da cadeia alimentar, posto que alimentará os seres heterótrofos. Esses seres são aqueles incapazes de produzir o próprio alimento.

Por conta disso, a importância da fotossíntese está na captura do CO2 da atmosfera e renovação o O2. Com isso ela circula matéria e energia nos ecossistemas.

Processo de fotossíntese

A fotossíntese é um processo que se dá dentro da célula vegetal. Ela principia no CO2 (dióxido de carbono) e H2O (água), produzido assim glicose.

O processo de fotossíntese se dá quando as moléculas de clorofila absorvem a luz do sol. Elas então partem a molécula de H2O, com isso liberando O2 e hidrogênio. O hidrogênio se junta ao CO2, nesse ínterim formando a glicose.

Essa é a chamada equação geral da fotossíntese, ou seja, uma reação de oxidação-redução. É que a molécula de H2O doa elétrons, tipo o hidrogênio, para a reduzir o CO2 até produz os carboidratos, ou seja, glicose (C6H12O6):

O que é a fotossíntese? Saiba como a luz solar se transforma em energia

O pigmento clorofila

A fotossíntese se dá nos cloroplastos, que é uma organela que está somente nas células vegetais. Nele se encontra o pigmento clorofila, em suma responsável pela ocorrência da cor verde dos vegetais.

O que é a fotossíntese? Saiba como a luz solar se transforma em energia

Esses pigmentos são qualquer tipo de substância que tem a capacidade de absorver luz. Vale ressaltar ainda que o pigmento da clorofila é o responsável pela absorção da energia. Isso se dá nos fótons durante a fotossíntese. Mas não são somente eles que podem participar do processo, os carotenoides e as ficobilinas, por exemplo, também fazem a fotossíntese.

A luz do sol, que é absorvida, tem duas funções essenciais no processo de fotossíntese. Uma é dar impulso à transferência de elétrons por meio de compostos que doam e recebem elétrons. A outra é uma quantidade certa de prótons suficientes para síntese da Adenosina Trifosfato (ATP).

O processo da fotossíntese

O chamado processo fotossintético se dá em duas etapas, a saber: a fase clara e a fase escura.

Na fase clara, também chamada de fotoquímica ou luminosa, se dão as reações que só acontecem com luz. Elas ocorrem nas lamelas dos tilacoides do cloroplasto.

Há duas formas de fotossistemas, cada qual com aproximadamente 300 moléculas de clorofila. Um deles tem um centro de reação P700, por isso absorve de preferência a luz de onda de 700 nm.

Já o outro apresenta um centro de reação P680, posto que absorve a luz preferencialmente de comprimento de onda em 680 nm. Esses fotossistemas se ligam através de uma cadeia que transporta elétrons.

Então eles agem de forma independente, só que complementar. Nesta fase ocorrem dois processos essenciais, que são a fotofosforilação e a fotólise da água.

O que é a fotofosforilação?

O que é a fotossíntese? Saiba como a luz solar se transforma em energia

A fotofosforilação nada mais é que acrescentar fósforo (P) à adenosina difosfato (ADP), formando o ATP. As moléculas antenas dos fotossistemas capturam um fóton de luz e o levam a centros de reação.

Ali está a clorofila. Dessa forma, assim que o fóton chega na a clorofila, ela fica energizada. Há então a liberação de elétrons passando pelos aceptores e formando, juntamente com H2O, o ATP e NADPH.

Que significa a fotólise da água?

O que é a fotossíntese? Saiba como a luz solar se transforma em energia

A fotólise da água é a quebra da molécula de água através da energia da luz solar. Os elétrons liberados são utilizados na substituição dos elétrons perdidos pela clorofila. Com isso é produzido o oxigênio vital para a vida na Terra.

A chamada Reação de Hill, que é uma equação geral da fotólise, tem a seguinte forma:

A fase escura

A fase escura é também chamada de ciclo das pentoses ou ciclo de Calvin. Ela pode se dar na ausência ou na presença de luz, posto que ocorre no estroma do cloroplasto.

Nessa fase escurra, a glicose acontece a partir de CO2, ou seja, através da fixação do carbono.

Leia também sobre as Briófitas, que plantas são essas e onde elas são encontradas?

Fonte: UFVJM, Info Escola, Brasil Escola, Wikipédia, Toda Matéria, Fio Cruz, Toda Biologia, Oficina da Net, Mundo Educação, Escola Kids.

Fonte de imagens: AEASE, Mundo Ecologia, Planeta Biologia, Youtube, , Info Escola.