Geografia

Região Centro-Oeste – História, geografia, atividade econômica e estados

A região Centro-Oeste é uma das cinco regiões do Brasil formada por três estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de Brasília.

Atualizado em 28/09/2020

O Brasil possui cinco regiões, cada qual com particularidades e costumes diversos. A região Centro-Oeste é a segunda maior região do país, ocupando 18,86 % do território nacional, cerca de 1.606.399.509 km². Além disso, é a única região que não é banhada pelo mar.

Devido a localização central, literalmente no meio do país, a região Centro-Oeste possui ligação com as fronteiras de todas as outras cinco regiões do Brasil. Além disso, a capital do país, Brasília, se localiza no Centro-Oeste.

Dessa forma, um dos pontos que mais agregam na região é a maior planície úmida do mundo, o Pantanal Mato-grossense. Além disso, a região Centro-Oeste é caracterizada por possuir altitudes elevadas com presença de Chapadas, ponte forte no turismo da região.

História da região Centro-Oeste

A história da região Centro-Oeste começou quando os Bandeirantes, vindos de São Paulo, chegaram com o intuito de descobrir pedra preciosas. Assim, iniciaram o processo de ocupação do Centro-Oeste que, até então, era a região menos favorecida pelos colonizadores.

Região Centro-Oeste - História, geografia, atividade econômica e estados
Estátua do Bandeirante, à Praça do Bandeirante. Ao fundo, Avenida Anhanguera em Goiânia. Fonte: Pinterest

Dessa forma, foi a mineração que deu origem à cidades do estado de Goiás, como por exemplo Cuiabá, Rosário do Oeste, Diamantino e Paconé no Mato Grosso, e Goiás, Luziânia, Rio Verde e Jaraguá no estado de Goiás. Por outro lado, as cidades de Corumbá no Mato Grosso do Sul e Cárceres, no Mato Grosso, surgiram com as fortificações militares.

Em 1890, Cuiabá e a região do Rio Araguaia ganharam uma ponte que se estendia até o estado de Goiás. Dessa forma, o Marechal Cândido Rondon, original do Mato Grosso, liderou o processo da construção da ponte que facilitava o transporte entre os estados.

Região Centro-Oeste - História, geografia, atividade econômica e estados
Cidade de Goiânia tomando forma. Fonte: Curta Mais

Nesse sentido, Goiânia, capital do estado de Goiás, foi fundada em 1937. Assim, a cidade foi criada para abrigar uma população de, aproximadamente, 50 mil pessoas. Em seguida, foi a vez de inaugurar a capital do Brasil, em 1960. Logo, com a inauguração feita pelo presidente Juscelino Kubitschek, a região atraiu migrantes do país inteiro em busca de novas oportunidades.

Estados da região Centro-Oeste

A região Centro-Oeste possui três estados mais a capital do país, Brasília. Assim, a região central é composta pelo estados de:

  • Mato Grosso (MT) – Cuiabá
  • Mato Grosso do Sul (MS) – Campo Grande
  • Goiás (GO) – Goiânia

E o Distrito Federal (DF) – Brasília.

Aspectos geográficos

O clima que predomina na região central é o Tropical de Altitude e as temperaturas variam bastante, principalmente no verão em que os termômetros sobem muito. Além disso, é característico da região o tempo seco no inverso e a umidade no verão. Assim também, a região Centro-Oeste dispõe de diversas bacias hidrográficas como o rio Xingu, que segue em direção à Bacia Amazônica.

Região Centro-Oeste - História, geografia, atividade econômica e estados
O bioma Cerrado compõem-se de um mosaico vegetacional onde se intercalam formações savânicas lenhosas e campestres, e vegetação florestal. Fonte: Mata Nativa

Por outro lado, a vegetação que predomina na região é o Cerrado, caracterizado pela vegetação baixa, presença de gramíneas e arbustos, além de árvores de médio porte com raízes profundas. Além disso, a região abriga o pantanal, detentor de uma vegetação exuberante por conta da umidade do local.

Atualmente, a região central concentra cerca de 15,7 milhões de habitantes, concentrados em 1.612.000 km² de área. Entretanto, a distribuição de terras na região central é considera desigual devido à grande concentração de latifúndio de monocultura. Dessa forma, a densidade demográfica da região é de 9,7 habitantes/km².

Principais atividades econômicas

A economia da região central é baseada na agricultura dos grandes centros latifundiários. Assim, as fazendas produtoras são focadas, principalmente, na produção de soja, milho e trigo. Além disso, a pecuária bovina é um fator bastante presente no Centro-Oeste. Isso porque, os estados da região são responsáveis pela maior quantidade de cabeças de gado bovino do Brasil.

A economia do estado de Goiás é a nona maior economia do Brasil. Fonte: Econoleigo

Entretanto, a produção agrícola e a pecuária são responsáveis por grande parte da destruição ambiental na região Centro-Oeste. Assim, o solo apresenta problemas devido as produções, além de enfrentar longos períodos de seca. Por outro lado, o turismo é outro fator que impulsiona a economia da região, pela presença de chapadas e o pantanal.

É interessante destacar que, na região central, o Distrito Federal é o único que se diferencia dos de mais estados. Isso porque, é em Brasília que se concentram os três poderes federais – o Executivo (Presidência da República), Legislativo (Câmara dos Deputados e Senado Federal) e o Judiciário (Supremo Tribunal Federal). Dessa forma, a economia é concentrada nos serviços públicos e administrativos.

Manifestações culturais

O famoso arroz com pequi, típico da cozinha goiana. Fonte: CPT

Em relação à cultura, a região Centro-Oeste é famosa pela diversidade. Assim, é possível encontrar manifestações culturais como as cavalhadas, o fogaréu e a folia de reis.

Além disso, as danças típicas da região são famosas por conquistar adeptos no Brasil todo, como o Sertanejo. Além disso, os pratos típicos como galinhada com pequi, a sopa paraguaia, o caribeu, o bolo de arroz e a mojica de pintado deixam qualquer um apaixonado pela culinária da região.

Gostou da matéria? Que tal se aventurar pelos estados brasileiros conhecendo mais sobre o estado do Pará e do Maranhão? Então, corre!

Fontes: Toda Matéria, Só Geografia, Info Escola

Fonte imagem destaque: Crab

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.