O que é energia? Definição, principais formas de energia e características

A energia é a capacidade um corpo realizar uma ação ou um movimento, como a produção de calor, e pode se manifestar de diferentes formas.

O que é energia? Definição, principais formas de energia e características

A energia é um termo utilizado em diversas áreas do conhecimento e, apesar de ser usada em contextos diferentes, possui um significado bastante preciso. Basicamente, a energia se refere ao potencial que um corpo tem de realizar um trabalho ou um ação. 

Ou seja, a energia está presente em qualquer coisa que esteja realizando algum trabalho, se aquecendo ou se movendo, por exemplo. Além da Física, onde a energia é estudada no eletromagnetismo, na mecânica, termodinâmica, mecânica quântica, etc, o potencial inato também engloba outras áreas, como a Química

Sendo assim, o potencial energético, como está presente em diversas áreas, se manifesta de formas variadas, como na eletricidade, no movimento dos corpos e no calor. De acordo com o Princípio de Lavoisier, a energia é uma grandeza que não surge do nada e, além disso, não pode ser destruída. 

O ocorre, então, é a transformação do tipo de energia, ou seja, da produção da ação ou do movimento dos corpos. Um exemplo de transformação da energia pode ser visto nas hidrelétricas, onde a queda d’água é convertida em energia elétrica

Energia renovável e não renovável

A ação energética de um corpo pode ser proveniente de fontes renováveis ou não renováveis. Quando a energia é renovável, significa que, apesar do uso constante, a fonte nunca chegará ao fim.

O que é energia? Definição, principais formas de energia e características
CicloVivo

Ou seja, são fontes energéticas que possuem capacidade de se reproduzir de forma natural. Este tipo de energia também é chamada de limpa, como ocorre com a energia solar e a eólica, aquela oriunda da força dos ventos. 

Já a energia não renovável é proveniente de fontes finitas, ou seja, fontes que, após o uso constante, chegam ao fim. Um exemplo do uso de fontes energéticas não renováveis é a queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo

Além disso, existe também o conceito de energia potencial, que, no caso, é definida como uma energia armazenada. Como exemplo, temos as águas de um rio ou uma pedra no alto de uma montanha.

No caso da água, quando cai de uma cascata, por exemplo, forma uma ação cinética, ou seja, que possui o potencial de movimentar outros corpos. Assim também como ocorre com a pedra que cai da montanha, que, ao cair, provoca um movimento que impulsiona a ação de outros corpos. 

Principais formas de energia

A energia pode ser utilizada em vários contextos diferentes, principalmente no uso científico. Neste caso, o termo é parte essencial dos estudos físicos, onde é possível entender a formação de calor, o movimento dos corpos, a transformação energética dos movimentos, etc. 

O que é energia? Definição, principais formas de energia e características
Mapfre

Além disso, a ação e ou movimento que proporciona a formação energética de um corpo faz parte de diversos setores da vida. Um exemplo disso é a sobrevivência dos seres humanos, que dependem da energia.

Nesse sentido, as ações e movimentos que geram potencial energético, no caso dos seres humanos, é provocada pela alimentação, por exemplo, determinada como energia química. A ação e movimentos dos corpos também podem ser cinética, potencial, térmica, solar, eólica e nuclear. 

Energia cinética e potencial

É a forma energética relacionada ao movimento que um corpo possui. Neste caso, a energia cinética é maior quando o corpo atinge maiores velocidades. Para calcular esse tipo de ação, podemos utilizar a fórmula:  Ec = m.v2/2, onde m representa a massa do corpo e v é a velocidade. 

O que é energia? Definição, principais formas de energia e características
Stoodi

Já na energia potencial, também chamada de potencial gravitacional quando houver ação armazenada, ocorre quando a ação energética está contida em um espaço e, por conta disso, possui relação com a superfície e a posição do corpo.

Aqui podemos utilizar, novamente, o exemplo da pedra no alto de uma montanha. Ou seja, quanto mais alto a pedra estiver, maior será a ação/movimento em relação ao solo. Para calcular este tipo de ação, é utilizada a fórmula: Epg = m.g.h. 

Por outro lado, se a ação energética estiver relacionada com o material elástico que se deforma, então é denominada energia potencial elástica. Nesse sentido, devemos utilizar a fórmula: Epe = k.x2 /2. O que muda em relação ao potencial gravitacional, é a deformação do material elástico, causada por uma constante. 

Térmica e solar

Quando falamos em energia térmica, estamos nos referindo ao calor associado à ação energética cinética de um corpo. Neste caso, o que ocorre é o movimentos das moléculas que compõem determinado elemento. Sendo assim, só há calor quando dois corpos apresentam diferença de temperatura

Já a energia solar é aquela proveniente da luz do sol. Este tipo de ação energética é uma das formas de energia renovável, ou seja, que possui fontes renováveis. Em síntese, a luz do sol pode ser transformada em energia elétrica, por exemplo, por meio do uso de placas fotovoltaicas. 

Química, eólica e nuclear

A energia química é aquela que ocorre por meio de reações químicas, como ocorre na ação energética de baterias e pilhas. Outro exemplo são os seres humanos que, para sobreviver, dependem da alimentação, mais um tipo de energia química. 

Stoodi

Já a eólica é proveniente da força dos ventos, que, assim como a solar, também é um tipo de fonte energética renovável. Além disso, também é uma forma de produzir energia elétrica, por meio de hélices e turbinas. 

Por último, mas não menos importante, temos a energia nuclear, também chamada de atômica, formada a partir do processo de fissão nuclear. Neste caso, ocorre a divisão do núcleo atômico dentro de grandes reatores nucleares, que liberam grandes quantidades de ação e movimento.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que são Compostos Inorgânicos e qual a definição de Antimatéria.

Fontes: Brasil Escola, Eletronuclear, Ecycle e Toda Matéria

Imagens: Diferença, CicloVivo, Mapfre, Stoodi e Stoodi 

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.