Física & Química

Energia Cinética – O que é e qual sua finalidade no dia a dia

Na física, a Energia Cinética está presente no movimento. Logo, é definida como um trabalho para acelerar um objeto, utilizando sua massa.

Por Wilton Morais

-

Se vamos falar de energia durante o movimento de alguém ou algum objeto, com toda certeza logo descobrimo que se trata da Energia Cinética. Relacionada diretamente com o movimento dos corpos, essa energia está intrinsecamente ligado ao valor da massa do objeto e a sua velocidade de movimento.

Logo observamos, o resultado da Energia Cinética nas nossas práticas diárias, Inclusive, quando não calculamos em sua fórmula ou equação universal:

Energia Cinética: O que é? E qual a sua finalidade no dia a dia

  • m = massa
  • v = velocidade
  • Ec = Energia Cinética

A partir desta equação, observamos que se duplicarmos a massa de um corpo, e sua velocidade se mantém constante, logo a sua energia também será duplicada.

Da mesma forma, pelo fato da velocidade estar elevada ao quadrado, se seu valor se duplicar e a sua massa for constante,  a E.C. será quadruplicada.

Teorema da Energia Cinética

Na prática imagine dois objetos na mesma velocidade, pode ser dois carros. Acontece que as massas de ambos são diferentes. Então, o que faz com que eles andem na mesma velocidade?

Por certo, denominamos aqui o veículo de massa mais pesada, aquele que terá maior E.C. Desta maneira, para que o objeto ganhe um movimento inicial é preciso impulsioná lo. Na física uma ação de ‘Trabalho’.

Energia Cinética: O que é? E qual a sua finalidade no dia a dia
Homem impulsiona carro como esforço de Trabalho

Desta maneira, a E.C. é a energia associada à velocidade de um corpo. De acordo com o Teorema da Energia Cinética esse trabalho tem sua força resultante medida pela variação da E.C.

Logo, se existe velocidade, certamente há Energia Cinética.

Você sabia que o vento também pode se tornar Energia Cinética? Descubra aqui.

Energia Cinética e sua relação com Trabalho

Para entender melhor, o ‘Trabalho’ é a energia gasta na execução de determinada atividade. Sendo assim é definido  como o produto da força aplicada sobre um objeto e o deslocamento sofrido por este objeto.

Sempre haverá aumento de velocidade e consequente aumento de E. C. quando uma força for aplicada, em favor de um movimento. Ex. quando se empurra uma caixa.

Voltando ao Teorema da E. C. o trabalho realizado sobre um objeto é justamente igual à variação da Energia Cinética sofrida por esse objeto.

Energia Cinética: O que é? E qual a sua finalidade no dia a dia
Teorema da Energia Cinética

Para objetos que estão em repouso, a E. C. é nula. Nesse caso a velocidade de tais corpos é zero.

O que é Joules e sua relação com a Energia Cinética?

O Sistema Internacional de Unidades (SI) define que a E.C. é medida pela unidade Joules (J). O nome é uma referência ao cientista inglês James Prescott Joule. Semelhantemente a unidade de medida, Joule estudou a natureza do calor, e descobriu relações com o trabalho mecânico.

O físico britânico, portanto direcionou para a teoria da conservação da energia. Posteriormente a sua morte, a unidade foi chamada e reconhecida por seu nome.

Sendo assim, a física passou a considerar a Energia Cinética parte do conceito de Energia Mecânica, juntamente com a Potencial Gravitacional e a Potencial Elástica.

Você pode conhecer mais sobre o efeito Joule.

Fontes: Significados, Toda Matéria, Brasil Escola.

Fontes de Imagens: Blog do Enem, Vivendo Orlando.

Próxima página »