História

Energia eólica, o que é, como funciona e como é usada?

A energia eólica é obtida a partir do vento, que move o aerogerador, sendo uma fonte renovável e limpa de energia, embora ainda pouco utilizada.

Atualizado em 24/03/2019
Por Adriano Curado

A energia eólica é obtida quando o vento vira energia cinética e esta se transforma em eletricidade, através de certos equipamentos. A força do vento gira uma estrutura chamada aerogerador, ou seja, um gerador elétrico unido ao eixo de um cata-vento.

Embora seja uma fonte limpa e barata, essa energia ainda é muito pouco utilizada no Brasil, posto que chegou por aqui já bem tardiamente. Ainda assim conseguiu fazer um forte investimento e alcançou o posto de maior produtor da América do Sul.

As demais fontes de energia, como as termoelétricas  e as hidrelétricas, por exemplo, ou são poluidoras ou impactam a natureza. Só que a energia eólica, embora com tantas vantagens, tem lá suas limitações.

Conheça a energia eólica e saiba como é obtida e onde é mais explorada

A busca de energias renováveis

Na atualidade, infelizmente as energias não-renováveis são a regra, posto que veem de uma cultura antiga. Há bem pouco tempo não se preocupava com os impactos ambientais, sendo assim comum a emissão de poluentes. Ocorre que a agravação dos extremos climáticos fez o mundo repensar conceitos.

A utilização das fontes de energia renováveis foi uma solução encontrada para amenizar os poluentes. E entre elas está a energia eólica, que usa a força do vento para produzir eletricidade.

Grande é a poluição produzida pelas termoelétricas, posto que lançam resíduos poluentes na atmosfera. É que elas funcionam com a queima de combustíveis, por exemplo: óleo ou carvão vegetal.

Seria possível citar as hidrelétricas como fontes limpas, tal qual as utilizadas tão amplamente no Brasil? Os ambientalistas rebatem essa afirmativa, já que o passivo ambiental a ser pago é muito alto.

É que tais usinas inundam grandes regiões, destroem florestas inteiras e até mudam o curso de rios.

Conheça a energia eólica e saiba como é obtida e onde é mais explorada

Como obter a energia eólica

Primeiramente é de se ressaltar que, para a obtenção da energia eólica, necessário certa estrutura física. Ela é obtida através do aerogerador, que é um gerador elétrico acoplado ao eixo de um cata-vento.

Quando o vento bate nas abas do cata-vento, ele gira e produz uma energia cinética, que se transforma em energia elétrica. Obviamente que os aerogeradores são instalados em locais onde predominam os ventos.

Só que a energia eólica tem suas limitações, por isso não se pode depender apenas dela. O pouco vento ou seu excesso pode causar uma interrupção de energia.

O problema é que, se não ventar, por óbvio, a energia cinética não será produzida. Mas se houver uma ventania, por exemplo, as turbinas pode ser danificadas.

Conheça a energia eólica e saiba como é obtida e onde é mais explorada

A exploração da energia eólica no Brasil

Embora tenha começado a exploração desse tipo de energia tardiamente (1992), o Brasil avançou rápido. O primeiro aerogerador brasileiro foi instalado na Ilha de Fernando de Noronha, no Pernambuco.

Atualmente, no entanto, o país conta com quase três centenas de usinas eólicas instaladas. Isso faz do Brasil um líder do setorial no mercado sul-americano.

Em média, a produção diária brasileira chega a 2,9 megawatts, que daria para abastecer 13 milhões de usuários. Mas ainda assim a energia eólica chega a 3,5% da matriz energética nacional. Há uma previsão do Ministério das Minas e Energia de se alcançar 11% até 2023.

Leia também sobre o que é poluição do ar? Causas, tipos de poluentes e consequências.

Fonte: Wikipédia, Portal Energia, Toda Matéria, Casa dos Ventos, Info Escola, Sua Pesquisa, Brasil Escola, Mundo Educação, Agência Brasil, A.B.B.

Fonte das imagens: O Petróleo, Jornal Bem-Te-Vi, Igui, Meio Ambiente.

Próxima página »