Geografia

Fontes alternativas de energia: você sabe porque são chamadas de energia limpa?

As fontes alternativas de energia são uma opção ao uso das fontes tradicionais de energia. Renováveis, pouco poluentes e quase não agridem o meio ambiente.

Atualizado em 30/10/2018

As fontes alternativas de energia são uma opção ao uso das fontes tradicionais de energia: petróleo, gás natural, hídrica e carvão mineral.

Elas são renováveis, pouco poluentes e quase não agridem o meio ambiente. Por isso são chamadas de energia limpa.

Exemplos de fontes alternativas de energia:

  • Energia eólica: gerada pelo vento.
  • Energia fotovoltaica: gerada pelos raios solares.
  • Energia geotérmica: obtida do calor do subterrâneo profundo da Terra.
  • Energia maremotriz: gerada pelo movimento das ondas do mar.
  • Energia biomassa: obtida de matéria orgânica, por exemplo a cana-de-açúcar.
  • Energia nuclear: gerada através do processo de fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido.
  • Energia biogás: obtida dos gases da decomposição de resíduos orgânicos.

O valor do uso de fontes alternativas de energia

A grande vantagem de se usar fontes alternativas de energia é que elas são renováveis. O mesmo não acontece, por exemplo, com o petróleo ou o carvão natural.

Também deve ser considerado que apresentam baixo ou nenhum índice de geração de poluição ambiental. É verdade que o custo do investimento é alto, mas a longo prazo ela se paga.

Outra considerável vantagem é que podem ser instaladas em áreas onde é inviável a chegada de fontes tradicionais de energia.

Fontes alternativas de energia no Brasil

O Brasil ainda usa pouco as fontes alternativas de energia. As usinas hidrelétricas são as responsáveis pela geração de quase toda nossa energia elétrica. Essa dependência é perigosa, pois no caso de uma crise hídrica pode acontecer racionamento e aumento de preço.

A produção e distribuição do etanol é uma exceção. Mas o consumo de gasolina e diesel, combustíveis fósseis, ainda é alto. Por outro lado, é crescente a quantidade de fontes alternativas eólica e solar.

É preciso diversificar as fontes de energia alternativa. Isso afasta a dependência das fontes tradicionais e o país não fica dependente de outras nações.

Interessante conhecer um pouco mais das fontes alternativas de energia, não é? Então não deixe de ler sobre como o conhecimento científico interfere na sai vida.

Fonte: Toda Matéria, Sua Pesquisa, Brasil Escola,Mundo da Educação.