Física & Química

Núcleo Atômico – Definição, estrutura do átomo e modelos atômicos

O núcleo atômico é formado por partículas de carga positiva, os prótons, e por partículas que não possuem carga, os nêutrons.

Atualizado em 11/06/2020

O átomo é uma partícula formada por prótons, nêutrons e elétrons. Neste caso, o núcleo atômico é constituído pelas partículas positivas, os prótons, e por partículas neutras, chamadas de nêutrons. Os elétrons, que possuem carga negativa, são partículas ligadas ao átomo por meio da força eletromagnética.

Para chegar ao conceito estabelecido sobre o átomo e seu núcleo, vários estudos foram realizados. Nesse sentido, o primeiro a desenvolver ideias sobre a estrutura do átomo foi John Dalton. O cientista acreditava que o átomo era uma esfera maciça indivisível. Dalton constituiu, dessa forma, o primeiro modelo atômico.

Em seguida, o físico Thomson classificou o átomo como uma partícula com carga positiva e negativa. Inclusive, o cientista descobriu os elétrons. Após isso, surgiu o cientista Ernest Rutherford, que pediu ajuda de Thomson para intensificar os estudos sobre a estrutura atômica. A partir disso, Rutherford descobriu, em 1911, que o átomo era dividido em duas partes, o núcleo atômico e a eletrosfera.

Características do núcleo atômico

De forma geral, Ernest Rutherford foi quem descobriu que o átomo possui um núcleo. Assim, o cientista provou que no interior dos átomos existiam partículas com carga positiva, denominadas de prótons. Um tempo mais tarde, após estudos mais intensos, os cientistas descobririam a presença do nêutron também no núcleo do átomo.

Dessa maneira, quando o núcleo atômico foi descoberto, em 1911, Rutherford percebeu que o tamanho em relação ao próprio átomo era minúsculo. Ou seja, o núcleo atômico é tão pequeno que pode ser comparado a uma ervilha no meio de um campo de futebol, por exemplo.

Núcleo Atômico - Definição, estrutura do átomo e modelos atômicos
Estrutura do átomo, formado por prótons e nêutrons no núcleo.

Sendo assim, os prótons – partículas com carga positiva – fazem parte do núcleo do átomo. Os prótons são formados por três subpartículas, denominadas de quarks. Além das partículas positivas, o núcleo atômico também é formado por partículas neutras, os nêutrons.

O núcleo atômico, apesar do tamanho minúsculo, é responsável por acomodar grande parte da massa atômica. A massa, neste caso, representa a soma total do número de prótons e elétrons no interior do átomo. Assim, as subpartículas atômicas conseguem permanecer juntas no núcleo por meio da energia produzida no processo de fissão nuclear.

Modelos dos núcleos atômicos

O núcleo atômico pode ser classificado de duas formas, o modelo de gota de chuva e o modelo de camada. No modelo de gota de chuva, por exemplo, o núcleo do atômico não é explicado de forma complexa. Isso porque, são as energias produzidas pela ligação das partículas que são analisadas, ou seja, os prótons e nêutrons.

Além disso, foi um dos primeiros modelos sobre o núcleo atômico, que classifica o núcleo como um fluido constituído pelas partículas de nêutrons e elétrons. Dessa forma, a força que une as duas partículas é denomina força eletrostática, sendo proporcional ao número de prótons no interior do átomo.

Núcleo Atômico - Definição, estrutura do átomo e modelos atômicos
Camadas eletrônicas referentes à energia produzida pelos elétrons.

Já o modelo de estrutura atômica de camadas classifica que os prótons e nêutrons estão distribuídos em camadas. Nesse sentido, cada camada possui uma carga diferente e semelhante energia quântica.

Além disso, as camadas apresentam níveis energéticos diferentes em relação aos elétrons. Assim, cada possui um total de oito elétrons, sendo cada nível fixo. A camada mais energética, neste caso, é a localizada na parte externa.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é Neutrino e como se calcula a Velocidade Escalar. 

Fontes: Mundo Educação, Mundo Educação, Energia Nuclear e Portal São Francisco

Imagens: UnasapientiaSignificados e Aprendendo química online

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.