Democratas e republicanos – Características e diferenças entre os partidos

Democratas e republicanos são os maiores partidos dos EUA. Desde o século XIX, apenas representantes de ambos os partidos foram eleitos no país.

Democratas e republicanos - Características e diferenças entre os partidos

O Presidente da República nos EUA é escolhido de quatro em quatro anos, normalmente no mês de novembro. Sempre que há eleições nos estados que compõem o país norte-americano, a corrida eleitoral fica retida entre os dois maiores partidos, os democratas e republicanos.

Diferente do que ocorre no Brasil, por exemplo, o voto nos EUA é feito por meio de cartões perfurados, mandados pelos correios. Os estados norte-americanos, então, ficam divididos entre os dois partidos que disputam, de forma bipartidária, as eleições presidenciais desde o século XIX.

Apesar de possuírem características bem demarcadas, bem como diferenças, a estrutura de cada partido se moldou ao longo do tempo. A mudança, ocorrida por volta da década de 1920, foi influenciada por questões como a Guerra de Secessão, Primeira Guerra Mundial e a Grande Depressão.

Assim, para entender a grandiosidade dos democratas e republicanos, é preciso adentrar na história de cada partido e conhecer como ocorrem as eleições nos EUA. Então, vamos lá!

Características dos democratas e republicanos

Democratas e republicanos - Características e diferenças entre os partidos
Nossa Rádio USA

De modo geral, as características que definem os democratas e republicanos são pautadas, principalmente, em aspectos políticos, econômicos e sociais. Isso porque, cada partido defende posições diferentes e levam os ideias para o sistema político.

Os democratas e republicanos são, atualmente, os maiores partidos dos EUA. A grandiosidade dos partidos é explicada pela lei de Duverger, desenvolvida pelo sociólogo francês, Maurice Duverger.

Ou seja, de acordo com Maurice, o dualismo partidário se fortalece quando as eleições não são marcadas por segundo turno, como ocorre nos EUA. O sistema político norte-americano é baseado no voto como maioria, onde os maiores estados são, consequentemente, os mais decisivos.

Com isso, ao longo da história, mais especificamente por mais de 160 anos, apenas os candidatos democratas e republicanos foram eleitos como Presidente da República nos EUA. Os partidos são, então, basicamente compostos por características políticas e econômicas.

Os democratas

Para entender como os partidos democratas e republicanos cresceram desde o século XIX, é preciso compreender as características individuais de cada um. O Partido Democrata, por exemplo, foi fundado em 1824, sendo uma derivação do então Partido Republicano Jeffersoniano.

Democratas e republicanos - Características e diferenças entre os partidos
La Gran Época

Sendo assim, desde a criação do partido, os posicionamentos estiveram ligados à filosofia liberal de esquerda. Ou seja, os democratas defendem que o Estado deve intervir de forma mais incisiva na economia, a fim de estruturar o mercado e proteger os consumidores.

Com isso, as ideias partidárias democratas são pautadas em garantir direitos iguais e oportunidades a todos os cidadãos, desde os que vivem com pouco renda até os grandes empresários. Todas as classes sociais devem partilhar dos mesmos caminhos de forma igualitária.

Além disso, os democratas acreditam que o envolvimento do Estado na saúde também seja necessário, para que os recursos possam ser distribuídos de maneira universal. Em síntese, o Partido Democrata defende a responsabilidade comunitária, bem como social dos cidadãos.

Outro ponto defendido pelos democratas é a criação de um salário mínimo, além de impostos progressivos. Ou seja, quanto maior a renda do cidadão, maior é o valor do imposto que ele deve pagar.

Por fim, o partido é a favor – mesmo que não de forma absoluta – do casamento gay – além da diminuição dos gastos com as forças militares. Ao longo da história, os presidentes democratas mais conhecidos – por ordem de eleição – foram: Franklin Roosevelt, John F. Kennedy, Bill Cliton, Woodrow Wilson, Jimmy Carter, Barack Obama.

Os republicanos

Uma das diferenças entre democratas e republicanos, está no ano de fundação. Isso porque, o Partido Republicano só foi fundado, em 1854, após trinta anos de fundação do democratas. O ponto de partida para a criação dos republicanos foi, principalmente, a expansão antiescravistas.

Papelpop

Nesse sentido, a ideologia dos republicanos é baseada no conservadorismo de direita, onde é defendido atuação mínima do Estado na economia. Ou seja, os republicanos defendem que, sem a intervenção do Estado, é possível aumentar a quantidade de empregos, bem como o livre mercado.

A estrutura seguida pelo partido em relação à economia é baseada no capitalismo darwiniano. Em síntese, a teoria diz que as grandes empresas podem sobreviver ao libre mercado.

Assim, o partido acredita que os impostos cobrados devem ser iguais para todas as classes sociais e a saúde deve funcionar por meio de empresas privadas, ao invés de serviços públicos de saúde.

Além disso, o Partido Republicano defende que as liberdades individuas devem ser preservadas, bem como os direitos e responsabilidades de cada cidadão. Em relação ao casamento gay, o partido é contra – mesmo que essa opinião não seja absoluta.

Dentre os presidentes republicanos que mais se destacaram ao longo da história, por ordem de mandado, foram: Abraham Lincoln, Teddy Roosevelt, Ronald Reagan, George W. Bush e Richard Nixon.

Mudança de perfil entre democratas e republicanos

Os partidos democratas e republicanos foram fundados em 1824 e 1854, respectivamente. Por conta disso, vários acontecimentos históricos marcaram a composição ideológica dos partidos, bem como o caminho político e econômico de cada um.

Democratas e republicanos - Características e diferenças entre os partidos
Saber Atualizado

Um dos primeiros fatos que foi responsável por reformular os ideias partidários dos democratas e republicanos foi a Guerra de Secessão, também conhecida como Guerra Civil Americana. Não só os partidos, como todos os EUA, vivenciaram transformações econômicas e políticas.

Naquela época, entre 1861 e 1865, os estados passavam pela abolição da escravidão, mesmo que as atividades escravocratas continuassem no Sul do país. Com isso, novos caminhos precisaram ser traçados, para que, de alguma forma, a atividade agrária não parasse.

Porém, foi somente após a Primeira Guerra Mundial que a ideologia partidária dos democratas e republicanos começou a ser evidenciada. Aliás, durante a guerra, o Partido Republicano foi fortemente apoiado por membros do Partido Democrata, que decidiram apoiar o conservadorismo no país.

Apesar da adesão de alguns membros do democrata ao Partido Republicano, o Democrata seguiu a linha ideológica progressista, onde a classe operária e as políticas trabalhistas e assistencialistas eram pautas defendidas pelo partido.

Grande parte dos ideias democratas foi impulsionada pela Grande Depressão, que durou entre 1929 e 1933. Assim, os caminhos ideológicos, políticos e econômicos permaneceram praticamente intactos, desde o século XIX. Por fim, como curiosidade, o símbolo que representada os republicanos é um burro e, no caso dos democratas, um elefante.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que significa New Deal e qual a história da Guerra do Golfo

Fontes: Diferença, Boletim Econômico, Terra e Brasil Escola 

Imagens: Todo Estudo, Nossa Rádio USA, La Gran Época, Papelpop e Saber Atualizado

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.