História

Austrália – História, colonização, aspectos econômicos e geográficos

A Austrália é o sexto maior país do mundo com área territorial de 7.692.023 km2, sendo formado por seis estados e dois territórios.

Atualizado em 29/03/2020

A Austrália é um país cheio de riquezas e peculiaridades. Isso porque, o país engloba climas distintos, três fusos horários, além de ser o território mais árido e plano do mundo. Além disso, é um país que não faz fronteira com outros países, além de possuir três ilhas.

As paisagens também são um aspecto que agregam às características do país. Assim, a Austrália é divida em duas partes bem demarcadas quando se fala em relevo. Isso porque, fazem parte da formação do território uma parte fértil, onde a maior parte da população vive, além de outra parte mais árida.

O país se enquadra na classificação dos seis maiores do mundo com uma área territorial de 7 686 850 km². Muitas pessoas acham que a capital da Austrália é Sydney. Entretanto, é a cidade de Canberra, capital do país. Além disso, o clima que predomina é o temperado, sendo que o inverno ocorre entre os meses de junho e agosto. Já o verão, entre os meses de dezembro e fevereiro.

História da Austrália

A Austrália possui uma história semelhante à do Brasil em termos de colonização. Isso porque, antes mesmo da chegada do capitão inglês James Cook, as terras australianas já eram habitadas por aborígines. Acredita-se que na região havia cerca de 500 tribos diferentes, cada qual com suas peculiaridades e dialetos.

Austrália - História, colonização, aspectos econômicos e geográficos
Colonização do território australiano. Fonte: IELA

Os nativos da região eram conhecidos por falar 300 dialetos. Ao todo, 175 mil aborígines viviam no território australiano antes da chegada dos colonizadores, em 1770. Antes disso, as terras australianas já haviam passado pelos olhares de portugueses e espanhóis durante as grandes navegações. Entretanto, não despertaram curiosidade para que fossem exploradas.

Assim, apenas em 28 de abril de 1770 quando James Cook, mandado para averiguar o que as terras tinham à oferecer, foi que o rei da Inglaterra, Rei George, anexou as terras como colonia. Após a invasão territorial, o rei inglês deu o nome de New South Wales (Nova Gales do Sul) e transformou a região em uma colônia penal.

Austrália - História, colonização, aspectos econômicos e geográficos
Os originários australianos são os povos mais antigos da humanidade. Fonte: IELA

Ou seja, as terras serviriam para mandar presos com penas acima de 7 anos que estavam nos EUA. Os Estados Unidos adquiriam independência em 1776 e, em 1788, as terras australianas foram colonizadas. Assim, aproximadamente, 11 embarcações com 1,3 mil pessoas, foram mandadas para a Austrália logo após a posse das terras.

A primeira colônia da Austrália foi fundada em 26 de janeiro de 1835 onde hoje está localizada a cidade de Sydney. Com o passar dos anos, já não havia mais presos para enviar ao território australiano porque as penas já tinham sido cumpridas. Assim, após chegaram às terras, recebiam parte do território para que pudessem viver.

Terra do ouro

Após a colonização descobriu-se que as terras australianas eram ricas em ouro. Assim, atraia olhares de outros lugares, como da China. Os chineses peregrinavam até a Austrália com o intuito de explorar as minas. Entretanto, não eram bem vistos na época. Isso porque, grande parte dos chineses eram conhecidos por trabalharem por pouco salário. Assim, conseguiam os lugares dos trabalhadores australianos.

Em 1901 a estrutura política do país começava a se firmar a partir da federação e dos parlamentos. Por conta disso, a Austrália entrou para a Comunidade Britânia. Entretanto, por mais que os setores políticos começassem a ser definidos, a figura do rei ou da rainha ainda estava presente. Porém, os laços estabelecidos entre a política e o Estado informal foram cortados apenas em 1986, mesmo tendo a  independência declarada em 1942.

Colônias australianas

Os ex-presos que cumpriam pena nos Estados Unidos chegavam ao território australiano sem nada. Assim, à eles eram destinados pedaços de terra para que pudessem iniciar a vida. Dessa forma, os colonos livres estabeleceram seis colônias que, hoje, são os nomes dos seis estados que formam a Austrália.

Austrália - História, colonização, aspectos econômicos e geográficos
Mapa das colônias australianas. Fonte: Mapas

Os seis territórios e as respectivas datas de fundação são: New South Wales (1786), Tasmânia (então Terra de Van Diemen) (1825), Austrália Ocidental (1829), South Australia (1834), Victoria (1851), e em Queensland (1859).

Hoje

Hoje, a Austrália é dividida em seis estados e dois territórios. Porém, apenas dois territórios são considerados parte do continente, já que os de mais são ilhas.

Austrália - História, colonização, aspectos econômicos e geográficos
Estados e territórios da Austrália. Fonte: Maps

Assim, o estados que formam o país são:

  • New South Wales – Fundado em 1786, é a cidade mais velha do país. Além disso, concentra grande parte das indústrias do país, além de ser o estado mais populoso da região sudeste. A capital é Sydney, possui clima temperado com temperaturas que variam entre 7º, no inverno, e 26º, no verão.
  • South Austrália – É conhecido como o estado que concentra a maior parte cultural do país. Além disso, possui desertos e terras férteis, além do clima mediterrâneo. As temperaturas variam entre 8° (no inverno) e 28° (verão) e o estado tem como capital a cidade de Adelaide.
  • Western Austrália – É caracterizado por possuir variações climáticas devido a extensão territorial, sendo o maior estado do país. Entretanto, é o menos povoado. As temperaturas variam entre 8° (inverno) e 40° (verão) e a capital é a cidade de Perth.
  • Queensland – Possui praias que atraem grande número de visitantes. Além disso, por ter o clima subtropical, as temperaturas variam entre  10° (inverno) e 38° (verão). A capital é a cidade de Brisbane, a terceira maior do país.
  • Victoria – É caracterizado pela presença de florestas e grandes lagos, além do clima ser temperado com temperaturas que variam entre 6° (inverno) e 40° (verão). A capital do estado é Melbourne, segunda maior cidade do país.
  • Tasmânia – É uma das ilhas, localizada ao sul do continente. A capital é Melbourne e o estado apresenta temperado (marítimo), com temperaturas entre 4° (inverno) e 25° (verão).

Territórios que fazem parte do continente

Dois territórios fazem parte do continente, sendo eles:

  • Australian Capital Territory -Possui como capital a cidade Canberra, mesma capital do país. O estado segue a mesma linha de Brasília, ou seja, é localizado no estado de New South Wales. A capital é conhecida por ser sofisticada e planejada, além de ter sido construída com um grande lago artificial ao redor. O clima que predomina é o mediterrâneo e as temperaturas estão entre 3° (inverno) e 27° (verão).
  • Northern Territory – Fazem parte do relevo do estado grandes dunas, lagoas e rios sinuosos, penhascos e vales maciços. Além disso, a vegetação é caracterizada com a presença de savanas e de eucaliptos. O clima que predomina é o tropical com temperaturas entre 19° no inverno e 35° no verão. A capital é a cidade de Darwin.

Características gerais

Em síntese, a Austrália é o sexto maior país do mundo. Além disso, está localizado na Oceania, além de ser cercado pelos Oceanos Antártico, Indico e Pacífico. Assim, é um país que não faz fronteira com outros territórios. As estações do ano no país iniciam nas mesmas datas que no Brasil. Isso porque, os dois países estão localizados no Hemisfério Norte.

Austrália - História, colonização, aspectos econômicos e geográficos
Cidade de Camberra, capital da Austrália. Fonte: Cidades em fotos

Além disso, a Austrália é formada pelas seguintes características:

  • Área: 7.692.023 km2 de superfície. É o sexto maior país do mundo em área.
  • População: 24.220 milhões de habitantes, com alta concentração na costa, especialmente ao longo da Leste e Sudeste.
  • Tipo de governo: Democracia
  • Moeda: Dólar Australiano (AU$)
  • Capital: Canberra
  • Estados: South Australia, Western Australia, Queensland, Victoria, New South Wales e Tasmania.
  • Territórios: Northern Territory e Australian Capital Territory.
  • Idioma principal: Inglês
  • Fusos horários: Em relação à Brasília, Sydney está 13 horas à frente. Na região central a diferença é 12 horas e na Costa Oeste 11 horas.
  • Clima: Tropical na parte norte e temperado no restante do país.
  • Ponto mais baixo: Lake Eyre (South Australia) – 15m abaixo do nível do mar
  • Ponto mais alto: Monte Kosciuzko (New South Wales) – 2.228m acima do nível do mar
  • Recursos naturais: Carvão, Bauxita, Ferro, Cobre, Ouro, Prata, Urânio, Níquel, Tungstênio, Chumbo, Zinco, Diamante, Petróleo e Gás Natural.

Você sabia?

  • A Austrália atraiu muitos imigrantes entre as décadas de 40 e 70;
  • A população de aborígines representa apenas 1% do total da população australiana.
  • A fauna da Austrália é uma das mais preservadas do mundo por conta de seu isolamento.
  • Algumas espécies de animais só são encontradas no país, como o coala, canguru, ornitorrinco, diabo da Tasmânia dentre outros.

O que achou da matéria? Se gostou, não perde tempo e confere quais as características do Continente Americano e o que é Floresta Temperada.

Fontes: Info Escola, Australia2u, Portal São Francisco, Australiago e Info Escola

Fonte imagem destaque: Estudo Prático

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.