Geografia

Floresta temperada: localização, fauna, flora e o clima predominante

Na floresta temperada estão bem definidas as quatro estações do ano, diferente do que ocorre na floresta tropical, e conta também com rica fauna e flora.

Atualizado em 26/02/2019

A floresta temperada ocorre em lugares que têm as quatro estações do ano bem definidas. Isso obriga fauna e flora a se adaptarem para sobreviverem ao inverno rigoroso e verão extremo.

Ali ocorrem as sequoias, que são as maiores árvores do mundo, chegando a 90 metros de altura. Também tem ursos que hibernam no inverso e cangurus que carregam os filhotes em bolsas. Tem inclusive os ursos coalas australianos e os pandas gigantes chineses.

Conheça a Floresta Temperada: onde ocorre, suas fauna e flora e o clima

Características Principais

A floresta temperada ocorre no Leste da América do Norte, no Centro da Europa e no Leste da Ásia, na Coreia, Japão e partes da China. Na América do Sul se verifica no Chile e no Paraguai. Por fim, sua incidência se dá na Nova Zelândia e Sul da Austrália.

Na floresta temperada há as quatro estações do ano bem definidas, sendo um verão úmido e quente. No outro extremo está o inverno de temperaturas baixas, podendo até nevar. O índice pluviométrico vai de 75 a 100 centímetros ao ano.

As temperaturas oscilam entre -30ºC e +30ºC, o que obriga a fauna e a flora a se adaptarem como podem. Quando o outono chega ao fim, as folhas mudam de cor e se tornam douradas, até caírem. Na primavera as árvores se cobrem novamente de folhas, que atingem seu auge no verão, com a estabilidade da umidade.

Conheça a Floresta Temperada: onde ocorre, suas fauna e flora e o clima

Uma flora bem variada

Na flora da floresta temperada há quatro estratos de vegetação. No estrato arbóreo crescem árvores bem altas, posto que chegam a 30 metros de altura. Podemos citar como exemplo a faia, o carvalho e o vidoeiro.

No estrato arbustivo as árvores atingem alturas menores, já que chegam no máximo a 5 metros, a exemplo da amoreira silvestre. O estrato herbáceo contém plantas que reaparecem na primavera, assim como ervas e capins. Já o estrato rasteiro é formado por líquens e musgos.

Conheça a Floresta Temperada: onde ocorre, suas fauna e flora e o clima

A fauna bem peculiar

A floresta temperada tem grande diversidade de fauna, sendo que ali se encontram lobo, raposa, javali e variados felinos. Tem também lince urso, veado, esquilo e aves de considerável porte. Para sobreviver ao rigorosismo do inverno, os ursos hibernam e os esquilos guardam comida.

Nas florestas da Austrália vivem os cangurus e outros marsupiais, além dos ursos coalas. Já nas dos Estados Unidos e do Canadá há ursos, cervos e leões da montanha. Na China encontramos os pandas gigantes e vermelhos.

Floresta decídua temperada

É composta por vegetação que integram um dossel denso, o que permite a entrada de luz e resulta em uma vegetação de arbustos sortida.

Quando o rigoroso inverso chega, as aves seguem para regiões mais quentes. Só o pica-pau e chapins fazem ninhos em buracos nas árvores e assim conseguem se aquecer.

Os ursos somente conseguem sobreviver porque hibernam e o organismo consome a gordura armazenada.

Você sabia?

As maiores árvores do mundo estão na floresta temperada, posto que ali se encontram as sequoias (Califórnia), que chegam a 90 metros.

A floresta temperada inclui uma diversidade de tipos de vegetação e caracteriza-se pela presença de árvores com folhas largas, principalmente decíduas. De acordo com as características das regiões onde ocorrem, as florestas temperadas podem ser: floresta decídua temperada e floresta pluvial temperada.

Você curtiu conhecer um pouco mais sobre a floresta temperada? Leia também sobre o movimento de rotação da Terra e saiba como ele acontece.

Fonte: Toda Matéria, Wikipédia, Info Escola, Geografia, Sua Pesquisa, Escola e Educação, Alunos Online, Colégio Web, Meio Ambiente, Portal São Francisco.

Fonte das imagens: Florestas TemperadasScience, Tudo Sobre Plantas, Veja,