Filosofia

Tales de Mileto, quem foi? Vida, contribuição filosófica e obras principais

Tales de Mileto é conhecido como o primeiro filósofo da humanidade por questionar o Universo e as ideias fantasiosas sobre a origem de tudo.

Atualizado em 07/06/2020

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo ocidental. Mesmo que tenha desenvolvido as primeiras ideias sobre o que era filosofia, Tales não determinou o termo propriamente dito. O filósofo era conhecido pela curiosidade e vontade constante de observar a natureza. Para ele, a observação era a chave para descobrir o princípio de tudo.

Com isso, Tales de Mileto foi o primeiro a questionar as ideias fantasiosas sobre o Universo, contrariando assim a mitologia grega. A partir disso, o filósofo inquieto e curioso tentava elaborar respostas para todas as perguntas que circundavam a origem de tudo. Assim, chegou à conclusão de que a água era o princípio gerador de todas as coisas.

Por gostar muito de viajar, Tales visitou e vivenciou diversos lugares. Cada experiência fiz o filósofo desenvolver estudos sistemáticos sobre Astronomia e Matemática. Antes, o conhecimento matemático era atribuído aos egípcios devido à construção das pirâmides. Porém, o conhecimento teórico ainda não era algo consolidado.

Biografia de Tales de Mileto

Tales de Mileto foi o primeiro filósofo ocidental, nascido na cidade de Mileto, região da Jônia, em 625 a.C. Não se sabe muito sobre a infância de Mileto, porém, o jovem ingressou ainda novo na Escola de Jônica. Na escola, Mileto conseguiu fazer contato com outros filósofos daquela época, como Anaximandro e Anaxímenes.

Quando jovem, Tales era muito inquieto e curioso. Por conta disso, desenvolveu habilidades como comerciante, o que fez dele um trabalhar reconhecido. Com as habilidades de comerciante, o filósofo conseguiu viajar por diversos lugares, conhecendo culturas e vivenciando novas experiências.

Tales de Mileto, quem foi? Vida, contribuição filosófica e obras principais
Ideia de Universo pensada por Tales de Mileto.

As diversas viagens por povoados e regiões do Oriente Médio fizeram Tales entram em contato com a matemática e a engenharia que os egípcios praticavam na época. Além disso, teve contanto também com as ideias astronômicas desenvolvidas pelos babilônicos.

Com os estudos matemáticos aprendidos durante as viagens, Tales conseguiu elaborar sistematicamente todos os conceitos. Assim, por meio de anotações e observações, o filósofo chegou ao Teorema de Tales. Neste caso, o teorema era utilizado para descobrir o valor da altura de uma pirâmide por meio do comprimento das retas paralelas e transversais.

Por meio dos conhecimentos astronômicos, Mileto conseguiu identificar o momento exato de um eclipse solar. Por incrível que pareça, o filósofo chegou aos resultados apenas observando e analisando a posição da Terra em relação ao Sol. Além disso, utilizou os cálculos matemáticos que já havia desenvolvido. Logo, o momento que o eclipse solar foi observado é considerado o auge do intelecto de Mileto.

A filosofia de Tales de Mileto

Tales de Mileto foi responsável por iniciar o primeiro movimento filosófico do ocidente. Naquela época, Mileto não fazia ideia de que suas contribuições gerariam discussões por mais de cem anos. Visto isso, uma das principais ideias filosóficas de Mileto era o questionamento sobre o Universo. Isso porque, as explicações sobre a origem de tudo eram pautadas na mitologia grega.

Por conta disso, tudo o que se falava à respeito do Universo e da origem das coisas eram explicado de forma fantasiosa. Tales de Mileto quebrou com essas explicações, questionando a origem da natureza. Dessa forma, estabeleceu diversos pensamentos, justamente por ser um observador inquieto guiado pela vontade de aprender.

Tales de Mileto, quem foi? Vida, contribuição filosófica e obras principais
Para Tales de Mileto, a água era o princípio de tudo.

Nesse sentido, Tales de Mileto provou que a observação podia ser a chave para que as respostas fossem encontradas. Assim, Mileto observa literalmente tudo. Chegou, inclusive, a concluir que a formação de todas as coisas partiria de um princípio, a água. A essa teoria deu-se o nome de filosofia unitarista. Logo, as primeiras observações, principalmente relacionadas ao Universo, ficaram conhecidas como a primeira forma de Filosofia, a cosmologia.

A partir disso, todo o conhecimento passou a ser feito de forma racional. Ou seja, a natureza seria entendida por meio de observações e comprovações. Com isso, a filosofia racional criou forma, sendo constituída por conhecimento elaborado de forma sistemática. Portanto, a Filosofia englobava conhecimentos das Ciências Naturais, além da Matemática. Posteriormente, a ética, a metafísica, lógica, estética, política, etc também foram atribuídas à filosofia racional.

Obras de Tales de Mileto

Por incrível que parece, não existe nenhuma obra atribuída ao nome de Tales de Mileto. Isso porque, os registros podem ter sofrido com a ação do tempo, como enchentes ou incêndios, por exemplo. Dessa forma, tudo o que se sabe veio dos escritos dos filósofos Heródoto e Aristóteles.

Tales de Mileto, quem foi? Vida, contribuição filosófica e obras principais
Experimento realizado para a construção do Teorema de Tales.

Entretanto, por mais que os conhecimentos de Tales de Mileto não estejam em livros, é impossível não destacar a importância para a Filosofia. Além disso, é mérito do filósofo o Teorema de Tales, além das descobertas sobre triângulo isósceles, o eclise solar por meio da observação e a própria filosofia.

Você sabia?

  • Tales de Mileto, Bias de Priene, Quílon de Esparta, Cleóbulo de Lindus, Periandro de Corinto, Pítaco de Mitilene e Sólon de Atenas formam juntos os “Sete Sábios da Grécia Antiga”;
  • De acordo com Aristóteles, Tales de Mileto é considerado como o primeiro filósofo da história.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que foi a Queda de Acre e quem foi Darwin.

Fontes: Brasil Escola, Brasil Escola e Toda Matéria

Imagens: Blog do PC, Estudos, Letra Filosófica e Educa mais Brasil 

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.