História

Qual era a filosofia dos filósofos pré-socráticos?

Os Filósofos Pré-Socráticos é o nome pelo qual são conhecidos os Filósofos da Grécia Antiga que, como sugere o nome, antecederam a Sócrates.

Atualizado em 25/12/2018
Por Adriano Curado

Os chamados Filósofos Pré-Socráticos são aqueles que integraram o Primeiro Período da Filosofia Grega (século VII ao V a.C.).

Eles são assim chamados, posto que são os filósofos que apareceram antes de Sócrates.

Os Filósofos Pré-Socráticos usavam os elementos da natureza, a fim de responder as questões que lhes eram expostas. Eram conhecidos como Filósofos da Physis.

A Filosofia da Grécia Antiga

Filosofia é uma palavra grega que significa “amor à sabedoria”, posto que é o estudo de problemas fundamentais.

Esses problemas podem ser relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

A Filosofia é estudada desde o século VI a.C. Foi na Grécia Antiga que essa ciência surgiu e tomou as primeiras proporções.

Os primeiros filósofos viveram por volta dos séculos VII e VI a.C. e são os chamados Pré-Socráticos.

A Filosofia Grega pode ser dividida em três fases:

  • Período Pré-Socrático: fase naturalista
  • Período Socrático: fase antropológica-metafísica
  • Período Helenístico: fase ética e cética

Os Filósofos Pré-Socráticos eram chamados de Filósofos da Natureza

As Escolas Pré-Socráticas

Os Filósofos Pré-Socráticos eram chamados Naturalistas ou Filósofos da Natureza e especulavam sobre o princípio das coisas.

O Período Pré-Socrático está dividido em Escolas ou Correntes de pensamento, a saber:

A Escola Jônica foi desenvolvida na Jônia, uma colônia grega onde atualmente é a Turquia. São seus principais representantes: Tales de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Anaximandro de Mileto e Heráclito de Éfeso.

A Escola Pitagórica ou Escola Itálica foi desenvolvida no Sul da Itália. Tem esse nome posto que seu principal representante foi Pitágoras de Samos.

A Escola Eleática também foi desenvolvida no Sul da Itália. Seus principais representantes: Xenófanes de Colofão, Parmênides de Eléia e Zenão de Eléia.

A Escola Atomista ou Atomismo foi desenvolvida na região da Trácia e seus principais representantes são Demócrito de Abdera e Leucipo de Abdera.

Os Filósofos Pré-Socráticos eram chamados de Filósofos da Natureza

Quem foi Sócrates?

O ateniense Sócrates (470 a.C-399 a.C.) foi um destacado filósofo grego do segundo período da filosofia. Ele é reconhecido como um dos fundadores da Filosofia Ocidental.

A Filosofia Socrática se fundava no diálogo, assim como na busca da verdade por meio do autoconhecimento. A expressão que o marcou foi: “conhece-te a ti mesmo”.

Na oportunidade, deve ser destacada a maiêutica socrática. Ela consiste na multiplicação de perguntas, dessa forma levando o interlocutor à descoberta de suas próprias verdades e na conceituação geral de um objeto.

Você sabia?

A lenda de Atlântida surgiu com Platão. Foi ele que contou que Atlântida era uma grande ilha, perto do estreito de Gibraltar, habitada por atlantes, descendentes de Atlas.

Aristóteles foi o primeiro a pesquisar sobre os insetos e seus fundamentos ficaram 2000 anos sem alteração.

Você gostou de ler sobre os Filósofos Pré-Socráticos? Então não deixe de ler também sobre as Guerras Médicas, que foram conflitos entre gregos e persas.

Fonte: Cola da Web, Toda Matéria, Guia do Estudante, Info Escola, Mundo Educação, Todo Estudo, Sua Pesquisa.

Próxima página »