Você sabia que as estações do ano estão intimamente ligadas com fenômenos naturais, como o solstício? Pois bem, quando o verão ou inverno se iniciam nos Hemisférios, os astrônomos chamam de solstícios de verão e inferno. Esse fenômeno está relacionado com a rotação e translação, ou seja, os movimentos da Terra. Além disso, o solstício ocorre duas vezes ao ano.
Com isso, o fenômeno que marca o início do inverno e do verão é demarcado por astrônomos que calculam a data e o momento certo da transição. Isso significa que, durante o solstício, o Sol emite seus raios solares sobre a Terra, na direção máxima da Linha do Equador. Dessa forma, a luz solar se intensifica mais de um dos lados dos Hemisférios.
Nesse sentido, um dos Hemisférios é marcado por não receber a mesma quantidade de luz solar. Essa diferença entre a iluminação solar de um Hemisfério para o outro é o que determina a transição das estações inverno e verão.
Portanto, os movimentos que a Terra faz, ou seja, translação e rotação, são responsáveis por distribuir a luz solar nos hemisférios. Quando os raios solares iluminam a Terra na mesma proporção, o fenômeno é denominado equinócio.
Mas, afinal, quais são as características desse fenômeno?
Características do solstício
O solstício, como já dissemos, é um fenômeno da astronomia caracterizado por marcar o início do inverno ou verão. Além disso, ele ocorre duas vezes ao ano e está relacionado com o movimento de rotação e translação da Terra. Vale lembrar que o Planeta está inclinado em relação ao próprio eixo a 23,5°.
Como o fenômeno, ocorre em junho e em dezembro, as estações de verão e inverno serão sempre contrárias em cada Hemisfério. Por conta da movimentação da Terra, a quantidade de luz solar em cada lado do Planeta será distribuída de forma diferente.
Ou seja, quando o solstício de verão ocorre, por exemplo, a luz solar incide de maneira mais intensa em um dos Hemisférios. Enquanto isso, quando é inverno, a intensidade dos raios solares diminui consideravelmente.
Dessa forma, se no Brasil – Hemisfério Sul – a estação é verão, na França – Hemisfério Norte -, certamente, será inverno.
Dessa maneira, quando ocorre o fenômeno, o Sol emite a luz sobre o Trópico de Capricórnio – 23,5º da Linha do Equador – e o Trópico de Câncer.
Além disso, a diferença de iluminação sobre os Hemisférios ocasiona noites menores e dias mais longos. Assim, quando o inferno se inicia, o dia no Hemisfério Norte é mais curto. Enquanto isso, no verão, o dia é mais longo no Hemisfério Sul.
Solstício de verão e de inverno
No Brasil, por exemplo, o solstício de verão ocorre em dezembro. Normalmente, os astrônomos calculam o fenômeno para o dia 21 ou 22. Por outro lado, no Hemisfério Norte, o solstício de verão ocorre entre os dias 21 e 22 de junho. Isso porque, estes Hemisférios estão em lados opostos.
No Hemisfério Sul, por sua vez, o inverno tem início em 21 e 22 de junho. Já, no Hemisfério Norte, o inverno se inicia em dezembro, entre os dias 21 e 22.
O que é equinócio?
Da mesma forma que existe um termo para determinar o início do verão e do inverno nos Hemisférios, também existe uma denominação que marca a entrada da primavera e do outono. Neste caso, o fenômeno é chamado de equinócio. Ou seja, não há diferença entre a distribuição dos raios solares sobre a Terra.
Isso porque a luz solar consegue iluminar os Hemisférios com a mesma intensidade, sem distribuição. Assim, o equinócio marca quando a primavera ou o outono se inicia
. No caso do Hemisfério Norte, o equinócio de primavera tem início em março, por volta do dia 21. Já no Hemisfério Sul, o fenômeno ocorre em setembro, mais ou menos no dia 23.
Você sabia?
- O termo solstício vem do latim sol+sistere, que significa “sol imóvel”;
- Quando o fenômeno do solstício ocorre, os dias e as noites duram 12h na Linha do Equador;
- Tanto o solstício quando o equinócio depende dos movimentos de rotação e translação da Terra.
- Durante o solstício no Hemisfério Norte festas, celebrações e até feriados são comuns de acontecerem.
O que achou da matéria? Se gostou, não deixe de conferir o que são Constelações e qual a história do Calendário.
Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola e Terra
Imagens: Observatório Astronómico de Lisboa, Dom Total, Significados e Info Escola