O Brasil possui cinco regiões, cada qual com particularidades e costumes diversos. A região Centro-Oeste é a segunda maior região do país, ocupando 18,86 % do território nacional, cerca de 1.606.399.509 km². Além disso, é a única região que não é banhada pelo mar.
Devido a localização central, literalmente no meio do país, a região Centro-Oeste possui ligação com as fronteiras de todas as outras cinco regiões do Brasil. Além disso, a capital do país, Brasília, se localiza no Centro-Oeste.
Dessa forma, um dos pontos que mais agregam na região é a maior planície úmida do mundo, o Pantanal Mato-grossense. Além disso, a região Centro-Oeste é caracterizada por possuir altitudes elevadas com presença de Chapadas, ponte forte no turismo da região.
História da região Centro-Oeste
A história da região Centro-Oeste começou quando os Bandeirantes, vindos de São Paulo, chegaram com o intuito de descobrir pedra preciosas. Assim, iniciaram o processo de ocupação do Centro-Oeste que, até então, era a região menos favorecida pelos colonizadores.
Dessa forma, foi a mineração que deu origem à cidades do estado de Goiás, como por exemplo Cuiabá, Rosário do Oeste, Diamantino e Paconé no Mato Grosso, e Goiás, Luziânia, Rio Verde e Jaraguá no estado de Goiás. Por outro lado, as cidades de Corumbá no Mato Grosso do Sul e Cárceres, no Mato Grosso, surgiram com as fortificações militares.
Em 1890, Cuiabá e a região do Rio Araguaia ganharam uma ponte que se estendia até o estado de Goiás. Dessa forma, o Marechal Cândido Rondon, original do Mato Grosso, liderou o processo da construção da ponte que facilitava o transporte entre os estados.
Nesse sentido, Goiânia, capital do estado de Goiás, foi fundada em 1937. Assim, a cidade foi criada para abrigar uma população de, aproximadamente, 50 mil pessoas. Em seguida, foi a vez de inaugurar a capital do Brasil, em 1960. Logo, com a inauguração feita pelo presidente Juscelino Kubitschek, a região atraiu migrantes do país inteiro em busca de novas oportunidades.
Estados da região Centro-Oeste
A região Centro-Oeste possui três estados mais a capital do país, Brasília. Assim, a região central é composta pelo estados de:
- Mato Grosso (MT) – Cuiabá
- Mato Grosso do Sul (MS) – Campo Grande
- Goiás (GO) – Goiânia
E o Distrito Federal (DF) – Brasília.
Aspectos geográficos
O clima que predomina na região central é o Tropical de Altitude e as temperaturas variam bastante, principalmente no verão em que os termômetros sobem muito. Além disso, é característico da região o tempo seco no inverso e a umidade no verão. Assim também, a região Centro-Oeste dispõe de diversas bacias hidrográficas como o rio Xingu, que segue em direção à Bacia Amazônica.
Por outro lado, a vegetação que predomina na região é o Cerrado, caracterizado pela vegetação baixa, presença de gramíneas e arbustos, além de árvores de médio porte com raízes profundas. Além disso, a região abriga o pantanal, detentor de uma vegetação exuberante por conta da umidade do local.
Atualmente, a região central concentra cerca de 15,7 milhões de habitantes, concentrados em 1.612.000 km² de área. Entretanto, a distribuição de terras na região central é considera desigual devido à grande concentração de latifúndio de monocultura. Dessa forma, a densidade demográfica da região é de 9,7 habitantes/km².
Principais atividades econômicas
A economia da região central é baseada na agricultura dos grandes centros latifundiários. Assim, as fazendas produtoras são focadas, principalmente, na produção de soja, milho e trigo. Além disso, a pecuária bovina é um fator bastante presente no Centro-Oeste. Isso porque, os estados da região são responsáveis pela maior quantidade de cabeças de gado bovino do Brasil.
Entretanto, a produção agrícola e a pecuária são responsáveis por grande parte da destruição ambiental na região Centro-Oeste. Assim, o solo apresenta problemas devido as produções, além de enfrentar longos períodos de seca. Por outro lado, o turismo é outro fator que impulsiona a economia da região, pela presença de chapadas e o pantanal.
É interessante destacar que, na região central, o Distrito Federal é o único que se diferencia dos de mais estados. Isso porque, é em Brasília que se concentram os três poderes federais – o Executivo (Presidência da República), Legislativo (Câmara dos Deputados e Senado Federal) e o Judiciário (Supremo Tribunal Federal). Dessa forma, a economia é concentrada nos serviços públicos e administrativos.
Manifestações culturais
Em relação à cultura, a região Centro-Oeste é famosa pela diversidade. Assim, é possível encontrar manifestações culturais como as cavalhadas, o fogaréu e a folia de reis.
Além disso, as danças típicas da região são famosas por conquistar adeptos no Brasil todo, como o Sertanejo. Além disso, os pratos típicos como galinhada com pequi, a sopa paraguaia, o caribeu, o bolo de arroz e a mojica de pintado deixam qualquer um apaixonado pela culinária da região.
Gostou da matéria? Que tal se aventurar pelos estados brasileiros conhecendo mais sobre o estado do Pará e do Maranhão? Então, corre!
Fontes: Toda Matéria, Só Geografia, Info Escola
Fonte imagem destaque: Crab