Geografia

Minas Gerais – História, características, economia e aspectos geográficos

Minas Gerais é conhecido pela culinária atrativa e saborosa, pela cultura e artesanato. Possui uma das economias mais desenvolvidas do país.

Atualizado em 05/11/2019

Que tal fazer uma viagem sem sair de casa? É isso que iremos fazer agora, desbravando o estado de Minas Gerais. Conhecido pelo turismo e, principalmente, pela culinária, o estado possui uma das economias mais desenvolvidas do país. É um dos estados localizados na região Sudeste, sendo o terceiro mais rico do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Com isso, o estado faz divisa com São Paulo, os estados de Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia. Além disso, Minas Gerais é o segundo estado com a maior população do país. Desse modo, a população de Belo Horizonte concentra cinco milhões de habitantes.

As produções de maior destaque no estado são a agropecuária, a suinocultura, avicultura e a produção de leite. Além disso, dentre os produtos comercializados estão o cafécana-de-açúcar, soja, milho, abacaxi, feijão e banana.Todavia, a indústria e o setor de serviços também são fortes aliados da economia mineira. Assim, possuindo o terceiro maior parque industrial do país, a industria e os serviços somam 45,4% e 46,3% do PIB.

Além disso, outros setores ajudam na economia do estado como a indústria de mineração, metalúrgica, automobilística, alimentícia, têxtil, construção civil, produtos químicos e minerais não-metálicos.

História de Minas Gerais

A história do estado de Minas Gerais começou ainda no século XVI quando os bandeirantes trabalhavam em busca de ouro e pedras preciosas. Assim, no ano de 1720 o estado de São Paulo e Minas Gerais receberam a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, criada em 1709.

Minas Gerais - História, características, economia e aspectos geográficos
São João del Rei, cidade histórica de Minas gerais. Fonte: Ambiental

Dessa forma, com a mineração, a população na região cresceu consideravelmente se tornando um importante centro econômico. Porém, em 1750 a produção caiu e Portugal – que era a metrópole na época – estabeleceu formas mais rígidas de cobrar impostos. A ação de Portugal não agradou a população, que se rebelou. Assim, o movimento político chamado de Inconfidência Mineira foi o mais conhecido da história do estado.

Todavia, a produção que se destacou na época foi a mineração de ouro. O que, de certa forma, atrasou outros tipos de atividades econômicas. Porém, a exportação de café surgiu e a economia do estado e da Colônia cresceu rapidamente.

Minas Gerais - História, características, economia e aspectos geográficos
Mineração no Estado de Minas Gerais. Fontes: Notícias de Mineração

Com isso, Minas Gerais logo se transformou no grande produtor e exportador de café. Assim, a economia se fortaleceu no início do século XIX e logo se tornou na principal atividade. Deste modo, o povoamento e a construção de estradas se desenvolveu rapidamente.

Sofrendo com altos e baixos da economia e da industria, em 1930 o estado de Minas Gerais se alterou aos poucos. Assim, a siderúrgica e o aproveitamento de recursos naturais surgiram no âmbito econômico. Dessa forma, o estado passou a se inserir consideravelmente na economia brasileira em 1950.

Características do estado

A capital do estado de Minas Gerais é Belo Horizonte, localizado na região Sudeste do país. Possui como sigla as iniciais MG. A bandeira do estado é formada por um triângulo vermelho com a seguinte frase: “Libertas quae sera tamen”. A frase foi usada como lema durante a Inconfidência Mineira e significa “Liberdade ainda que tardia”.

Minas Gerais - História, características, economia e aspectos geográficos
Mapa político do estado de Minas Gerais. Fonte: Estudo Prático

Além disso o estado é formado pelas seguintes características:

  • Área: 586.519,727
  • Limites: Minas Gerais, ao norte; Bahia, a leste; Espírito Santo, ao sul e sudoeste com São Paulo. Logo, Rio de Janeiro, a sudeste; Mato Grosso do Sul, a oeste; Goiás e Distrito Federal, a noroeste.
  • Número de municípios: 853
  • População: 19,5 milhões é a estimativa do IBGE para 2015
  • Gentílico: quem nasce em Minas Gerais é mineiro
  • Principais cidades: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claro, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Santa Luzia e Sete Lagoas

Conhecendo Minas Gerais

Falando em aspectos geográficos, Minas Gerais possui o relevo caracterizado pelos planaltos com escapas. Além disso, o clima é tropical de altitude e a temperatura média é de 20º C. Dessa forma, o estado apresenta a chuva e a seca como as estações mais definidas.

Todavia, a cultura e o artesanato do estado são fortemente influenciados por Portugal. Assim, o artesanato em cerâmica e os bordados os trançados em talas, bambu e fibras têxteis, os crochês e o trabalho em couro são fontes de econômicas no estado.

Minas Gerais - História, características, economia e aspectos geográficos
Atividade cultural em Minas Gerais. Fonte: Portal Minas

Além disso, podemos destacar também as manifestações culturais de Minas Gerais que são uma verdadeira viagem cultural. Assim, temos o congado, a folia de reis, pastorinhas, boi de reis, festa do Divino, cavalhada, mulinha de ouro, dança de São Gonçalo, Caxambu, maneiro o pau e a quadrilha.

Por fim, o que não pode é não falar de comida, não é? O estado de Minas Gerais é famoso na culinária pelos sabores e diversificações na cozinha. Assim, o feijão tropeiro, angu, frango com quiabo,paçoca de carne seca e farofa são alguns dos pratos que abrilhantam os olhos.

Oh, Minas Gerais, o Hino do estado

O estado de Minas não possui um hino oficial. Porém, algumas músicas compostas para o estado fazem sucesso e até são colocadas nos livros escolares. Foi o que ocorreu com o ‘Hino a Minas’, com letra de João Lúcio Brandão, e música do padre João Lehmann. Assim, a música não foi oficializada, porém, fazia parte do livros de hinos.

Entretanto, a música que mais se popularizou foi Oh, Minas Gerais, uma adaptação de uma valsa italiana. Assim, escrita pelo compositor José Duduca de Morais, a canção foi gravada em 1942 e fez muito sucesso entre os grupos de serenata.

Curiosidades sobre Minas Gerais

  • A primeira cidade do estado foi Mariana;
  • Os mineiros são famosos pela expressão uai sô;
  • Santos Drummond, o inventor do avião, é mineiro;
  • As cidades mais altas do Brasil estão em Minas Gerais;
  • Antes de ser Minas gerais, o estado teve outros nomes como Campos de Cataguá, Minas Gerais do Ouro Preto, Minas Gerais dos Goitacazes;
  • Minas possui o queijo mais famoso do Brasil;

Gostou dessa viagem à Minas Gerais sem sair de casa? Se gosta de conhecer mais sobre o Brasil, então corre e confere essas matérias sobre Regiões no Brasil – quais são, estados, capitais, população, características e quais os Climas do Brasil: conheça o clima típica de cada região brasileira.

Fontes: MG, Só Geografia

Fonte imagem destaque: Gran Cursos

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.