História

O Brasil era colônia de povoamento? Saiba o que era e como funcionava

A Colônia de Povoamento desenvolveu os países onde ocorreu, como os Estados Unidos. Diferente da de Exploração, que foi aplicada em quase todo o Brasil.

Atualizado em 12/12/2018

A Colônia de Povoamento é um dos dois tipos de colonização, ao lado da colônia de exploração.

Vigorou na história da conquista da América do Norte, da Nova Zelândia, Austrália, etc. Na América do Norte foi utilizada pelos ingleses na colonização dos Estados Unidos e Canadá.

A Colônia de Povoamento, além de povoar o território, desenvolvia a terra para suprir as necessidades de seus moradores.

Esse sistema gerava uma autonomia comercial e emancipação do sistema econômico do país.

A Colônia de Povoamento no Brasil

Esse sistema de colonização foi aplicado em parte do Brasil após a Colônia de Exploração, que não favorecia o desenvolvimento da economia interna.

Após a implantação da Colônia de Povoamento, desenvolveu-se o mercado interno, pois antes o lucro ia só para Portugal.

O grande sucesso desse sistema foi em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a partir do século XVIII, quando os imigrantes fizeram a região prosperar.

Você sabe o que é a Colônia de Povoamento aplicada em alguns países?

A Colônia de Exploração não favorecia a região

A Colônia de Exploração beneficiava apenas Portugal, que obtinha lucro da exploração dos recursos da região conquistada.

Nesse sistema, o mercado interno ficava muito enfraquecido. O lucro de tudo era mandado para Lisboa, com o intuito de suprir as necessidades do mercado europeu.

A forma de colonização interfere no futuro das nações

As Colônias de Povoamento eram terras usadas para moradia e subsistências dos colonizadores. Esses locais foram descobertas e desenvolvidas com o povoamento e o aprimoramento de suas estruturas básicas.

O modelo de colonização foi aplicado no Norte e Centro das 13 Colônias Britânicas e em outros países como Canadá, Nova Zelândia e Austrália.

Os Estados Unidos foram uma Colônia de Povoamento, uma vez que receberam refugiados de guerra que lá trabalharam e geraram frutos.

Você sabe o que é a Colônia de Povoamento aplicada em alguns países?

O Brasil foi Colônia de Exploração, já que a intenção portuguesa era só enriquecer com nossos recursos naturais e retornar à metrópole.

Os resultados dos dois sistemas de colonização são facilmente notados.

Enquanto os Estados Unidos se desenvolveram e agora são uma potência mundial, o Brasil é uma nação em desenvolvimento.

Você gostou de ler sobre a Colônia de Povoamento? Não deixe então de ler sobre como o ciclo do açúcar financiou a colonização brasileira.

Fonte: Info Escola, Toda Matéria, Estudo Prático, Click Escolar, Colégio Web, Cola da Web.