Representados em desenhos e filmes, os povos gauleses estavam localizados na Gália, território onde hoje se encontra a Itália, sul da Alemanha e o centro-sul da França e Bélgica. Nesse sentido, o desenvolvimento dos povos gauleses ficou entre a chamada Idade do Ferro e o Império Romano, mais os menos entre 500 a.C. e 400 d.C.
Os gauleses foram povos celtas que construíram diversas tribos e cidades pela região onde encontravam-se. Entretanto, era comum as disputas internas entre os grupos. Porém, as divergências não foram suficientes para tardar a consolidação de costumes e tradições significativos. Assim, foi ultrapassando a Grécia e Ásia menor, que os gauleses conseguiram ocupar o territória de Gália.
Dessa forma, como também aconteceu com outros povos, os gauleses conseguiram organizar formas de sobrevivência bastante característica de seu povo. Assim, constituíram a sociedade, religião e a economia de maneira bem sintetizada. Além disso, eram especialistas na metalurgia, além de ter como idioma oficial o gaulês.
Características dos Gauleses
Em síntese, por dominarem as técnicas da metalurgia, os gauleses eram especialistas na fundição do ferro, estanho e bronze. Além disso, fabricavam armas, joias e diversificados utensílios. Dessa forma, produziam também as moedas que eram utilizadas no comércio.
Sendo assim, as principais formas de renda baseavam-se na troca comercial com os povos da Europa, além de desenvolver produções na agricultura. Além disso, criavam animais como vacas leiteiras e praticavam a caça. Com os animais que criavam, produziam alimentos como o leite e o queijo.
Em relação à organização da sociedade, os gauleses eram organizados com a figura de um rei e o conselho de anciões. Além disso, a sociedade era composta pela presença de sacerdotes e os druidas – responsáveis pelas tarefas de maior responsabilidade dentro das tribos. Assim, eram responsáveis pela religião, pela proteção e educação dos povos.
Como em quase todas as tribos formadas antigamente, os gauleses eram politeístas. Ou seja, acreditavam em diversos deuses. Dessa forma, faziam rituais e celebrações para exaltar os deuses que possuíam características humanas. Assim, ao invés de templos religiosos, os gauleses erguiam altares nas florestas para rezar e realizar as oferendas aos deuses.
Principais tribos gaulesas
Os gauleses eram divididos em tribos, cada qual com características diferentes. Assim, eram 44 tribos que dividam-se pela região da Gália. Entretanto, podemos citar algumas das tribos mais importantes, sendo elas:
- Lingones (Langres)
- Carnutres (Chartres)
- Bituriges (Burges)
- Belgae (Gallia Belgica)
- Arvernos (Gergovia)
- Ambianos (Amiens)
- Eburões (Aduatuqua)
- Leucos (Násio)
- Viromânduos (Viromando)
- Éduos (Augustoduno)
Os guerreiros bagunçados
Se comparados com os povos germânicos, os gauleses eram bem diferentes em relação à organização. Isso porque, não preocupavam-se com características como o plantio. Assim, eram classificados como guerreiros bagunçados e caçadores apaixonados.
Nesse sentido, foram representados em uma animação denominada Asterix em que as características mais peculiares desses povos são representadas. Assim, a animação representa, por exemplo, a forma de comércio exercida pelos gauleses. Além disso, é mostrado também os trabalhos utilizando a metalurgia.
O fim
Apesar da quantidade de tribos formadas durante a existência do povo Gaulês, não foi suficiente para barrar o Império Romano. Assim, depois da Batalha de Telamon, em 225 a.C, a tribo gaulês começou a entrar em declínio. Além disso, disputas internas nas Guerras da Gália, facilitaram a tomada de território pelos romanos entre 58 e 50 a.C.
Assim, apesar da resistência gaulesa, anexaram as terras de Gália à província do Império Romano. Entretanto, após o domínio das terras os gauleses continuaram a lutar. Assim, criaram a “tática de terra arrasada” que consistia na destruição das terras ocupadas pelos romanos, deixando-os sem alimentos e abrigo.
Por fim, após uma batalha sangrenta em que restaram apenas 800 sobreviventes, as terras de Gália compulsoriamente subordinaram-se totalmente ao Império Romano. Logo após, todas as tradições sociais, culturais e os rituais foram mesclados com o que os romanos estavam acostumados a fazer.
Curiosidades sobre os gauleses
- Os gauleses são retratados nos quadrinhos de Asterix, assim como nos desenhos animados e filmes de mesmo nome;
- Um dos principais temas dos quadrinhos é a resistência gaulesa ao grandioso Império Romano;
- De acordo com um historiador romano do século IV (Amiano Marcelino), os gauleses eram altos, fortes e de olhos claros;
- Júlio César, o importante líder romano, foi o primeiro a escrever sobre os gauleses. Como resultado disso, seu livro “De Bello Gallico” (Sobres a Guerra da Gália) apresenta inúmeras características dos povos bárbaros e tornou-se uma preciosa fonte de informação sobre os celtas.
Gostou da matéria? Então, aproveita e confere quem foram os Maias, Astecas e Incas.
Fontes: Escola Educação, Aventuras na História, Sua Pesquisa, Significados.
Bibliografia:
- CÉSAR, Júlio. A Guerra das Gálias. Lisboa: Sílabo, 2004. 304 p.
- RAMOS, Jefferson Evandro Machado. Gauleses. 2019. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/historia/gauleses.htm. Acesso em: 23 dez. 2019.
- SILVA, Cíntia Cristina da. HERÓIS DA RESISTÊNCIA: os reais gauleses. 2019. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-reais-gauleses-herois-resistencia.phtml. Acesso em: 23 dez. 2019.
Fonte imagem destaque: Jovem nerd
sabem o mal de tudo! todo o historiador é um mentiroso porque afirmo 48 anos se passaram houve um 25 de abril em portugal uma revolucao o que chamam em portugal e hoje eu consigo ver as mentiras contadas e ensinadas por isso ate a 2 guerra mundial é cheia de mentiras entao nem no que está escrito se pode acreditar tenho que esperar por aquele que nunca se prostituiu com a mentira nem com a maldade para perceber e saber a verdade nos roubam tudo até a verdade