Astronomia

Chuva de meteoros Oriônidas – O que é, quando ocorre e características

A chuva de meteoros Oriônidas, ou estrelas cadentes, ocorre todos os anos no mês de outubro, sendo formada por fragmentos do cometa Halley.

Atualizado em 06/10/2020

Quem nunca se deparou olhando para o céu à espera de uma estrela cadente? Quem vê um rastro brilhante no céu acredita fielmente que algo bom pode acontecer, e por que não? A chuva de meteoros Oriônidas pode ser a oportunidade para quem é amante da observação noturna.

De foram geral, a chuva de meteoros ocorre todos os anos no mês de outubro, sendo também chamada de estrela cadente. Apesar do nome popularmente conhecido, os rastros brilhantes no céu são, na verdade, meteoros.

Sendo assim, só conseguimos ver as estrelas cadentes porque, ao atravessar a camada atmosférica, os corpos celestes se incendeiam por conta da alta velocidade e do contato com o oxigênio.

Neste caso, os meteoros são fragmentos de cometas e asteroides que orbitam no espaço. A chuva de meteoros Oriônidas, por exemplo, é causada por pedaços do cometa Halley, visível para nós a cada 75 ou 76 anos.

Mas afinal, o que é uma estrela cadente? Vamos explicar!

Definição de estrela cadente

Apesar de serem conhecidos como estrelas cadentes, os rastros luminosos que vemos no céu, na verdade, não são estrelas.

Chuva de meteoros Oriônidas - O que é, quando ocorre e características
SoCientífica

Ou seja, aqueles pontinhos são fragmentos de asteroides e cometas, denominados de meteoros. Os meteoros, então, ao se desprenderem da base dos corpos celestes, atingem velocidades altíssimas e, em contato com o ar, se incendiam no espaço.

Por conta disso, ao atravessar a camada atmosférica, conseguimos avistar os meteoros, ou as estrelas cadentes. No caso da chuva de meteoros Oriônidas, os meteoros são fragmentos do cometa Halley.

Simbologia das estrelas cadentes

Ver uma estrela cadente, ou seja, um meteoro cruzando a atmosfera terrestre, dá uma sensação muito boa, não é? E não é à toa! De forma geral, as estrelas cadentes carregam muitos significados, como iluminação, renascimento, mudanças, etc.

Chuva de meteoros Oriônidas - O que é, quando ocorre e características
Hypnose

Para se ter uma ideia, os símbolos das estrelas cadentes já eram utilizados na antiguidade, como na Grécia Antiga. Naquele tempo, os gregos acreditavam que as estrelas cadentes, como a chuva de meteoros Oriônidas, era um sinal de que os deuses estavam em batalha.

Já na Ásia, era comum a simbologia de que as estrelas cadentes representavam o choro da Lua. Na religião judaico-cristã, por exemplo, os fiéis acreditavam que as estrelas eram, na verdade, os anjos caídos – aqueles que eram expulsos do Paraíso.

Independente da crença, a simbologia por trás das estrelas cadentes carregam muita história e tradição até os dias atuais.

A chuva de meteoros Oriônidas

A chuva de meteoros Oriônidas ocorre todos os anos no mês de outubro. Originalmente, o nome é advindo da constelação de Órion, onde astrônomos acreditam que a chuva de meteoros seja formada.

TecMundo

A constelação de Órion é uma das mais belas e brilhantes constelações. Isso porque, as duas estrelas mais brilhantes do céu, Betelgeuse e Rigel, fazem parte desta constelação.

Além disso, Órion é classificada como uma das constelações mais visíveis a olho nu. Na história, Órion representou um caçador gigante que foi eternizado como estrela por Zeus, após morrer picado por um escorpião.

Magia e estrelas cadentes

As estrelas cadentes dão um ar de renovação. Dessa forma, ao serem avistadas no céu, é bem provável que você queira fazer um pedido. Mas você já se perguntou de onde veio a tradição de fazer um pedido para uma estrela?

Jornal Joca

Bem, ao que tudo indica, o costume já era praticado por povos que viveram há 2 mil anos. Naquela época, Ptolomeu foi o responsável por afirmar que as estrelas cadentes eram pedacinhos do céu que caíam quando os Deuses estavam observando o que acontecia na Terra.

Por conta disso, a simbologia por trás das estrelas cadentes passou a relacionar ações divinas aos eventos astronômicos. Sendo assim, as pessoas acreditavam que fazer pedidos era um caminho para alcançar objetivos e sonhos.

Como avistar a chuva de meteoros Oriônidas

Em síntese, como qualquer outro evento astronômico, é importante se afastar dos grandes centros urbanos para conseguir avistar as estrelas cadentes. Isso porque, em lugares onde as luzes das cidades são em excesso, pode ser complicado perceber o brilho das estrelas no céu.

Chuva de meteoros Oriônidas - O que é, quando ocorre e características
Pinterest

Portanto, para conseguir ver a chuva de meteoros Oriônidas é recomendado procurar um lugar afastado da agitação urbana, onde as luzes naturais do céu estarão em maior evidência.

O que achou da matéria? Se gostou, aproveita para conferir quais são as Luas de Saturno e o que é uma Supernova 

Fontes: Horoscopo Virtual, Sputnik News e Iquilibrio

Imagens: National Geographic Brasil, SoCientífica, Hypnose, TecMundo, Jornal Joca e Pinterest

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.