Astronomia

Asteroides – O que são, de que são formados, tipos e curiosidades

Asteroides são formações rochosas e metálicas com formas variadas que orbitam o Sol. São menores do que planetas e maiores do que meteoros.

Atualizado em 19/11/2019
Por Isadora Tristão

Asteroides são corpos celestes rochosos de formação metálica que orbitam Sol, bem como planetas. No entanto, não podem ser classificados como planetas, porque não possuem tamanho e massa suficiente.

Diferentemente de outros corpos espaciais, eles não possuem uma forma definida. Bem como tamanho variado. Um asteroide pode chegar a ter centenas de quilômetros de diâmetro, ou apenas poucos metros.

Esses tipo de corpo celeste foi notado pela primeira vez por Johann Titus e Johann Bode, no século 18. Eles observaram a possibilidade matemática de existir uma massa orbitando em torno do sol entre Marte e Júpiter.

Depois, Giuseppi Piazzi, em 1801, descobriu um corpo nessa área e o denominou Ceres. Outros corpos semelhantes foram descobertos e receberam o nome de asteroides.

Asteroides - curiosidades, o que são e do que são formados?
Fonte: Dicas e Curiosidades.

A maioria, de fato, se encontra entre as órbitas de Marte e Júpiter, formando o Cinturão de Asteroides. A palavra “asteroide” vem do grego áster, que significa estrela, e o sufixo eidos, que indica semelhança. Ou seja, “semelhante à estrela”.

Formação dos asteroides

Os asteroides são normalmente formados por rocha, carbono, silicato e metais como ferro e níquel. Sua dimensão está entre a de um planeta e a de um meteoro. No entanto, todas as informações existentes sobre esses corpos celestes só existem através de análises feitas naqueles que caíram na Terra.

Não se tem certeza de como são formados os asteroides, mas existem duas teorias. A primeira propõe que são restos de planetas destruídos numa colisão. Já a segunda afirma que são massas que não se fundiram e, por isso, não formaram planetas. Esta é mais aceita pela comunidade científica, que acredita no surgimento desses corpos a partir da explosão que originou o Sistema Solar.

Asteroides - curiosidades, o que são e do que são formados?
Fonte: Hypescience.

Tipos de asteroides

Dessa forma, pode-se observar diferentes tipos de asteroides. Entre suas variações, estão destacadas três categorias: corpos C, S e M.

Os corpos C são escuros e refletem pouco a luz solar. Os S são claros e refletem bem a luz. Por fim, os do tipo M são os que refletem melhor a luz solar, por serem metálicos.

Curiosidades

  • A Terra é atingida todos os dias por asteroides. Como muitos deles são bastante pequenos, não provocam alterações e a grande maioria é destruída ao entrar na atmosfera;
  • Em 1909, um asteroide imenso explodiu na atmosfera terrestre provocando abalos tão fortes que 2 mil quilômetros quadrados da Sibéria foram destruídos;
  • Asteroides podem se transformar em luas ou satélites naturais dependendo de seus tamanhos;
  • Alguns possuem luas próprias, pois seus campos gravitacionais são tão fortes que atraem satélites;
  • Somando os asteroides conhecidos, estima-se que, juntos, chegam a 1500 km de diâmetro;
  • Existe um asteroide com tamanho de dois campos de futebol que preocupa muito os cientistas pela possibilidade de se chocar com a Terra. Ele foi denominado Apophis.

Achou interessante? Então dá uma olhada nesse texto: Saiba quais são as Fases da Lua e como influenciam a vida na Terra.

Fontes: Brasil Escola, Mundo Educação e Significados.

Imagem de destaque: Zap.

Próxima página »