História

Grécia Antiga – História, divisão, aspectos políticos e econômicos da época

Grécia Antiga foi uma civilização da história grega que abrange desde o Período Homérico dos séculos XII a IX a.C. até o fim da Antiguidade.

Atualizado em 26/01/2020

O período da história que se estende entre os séculos XX e IV a.C. é denominado de Grécia Antiga. Ou seja, constituía-se em uma civilização que contribuiu significativamente para os avanços da sociedade em geral. Isso porque, os gregos dessa época possuíam arcabouço cultural, científico, filosófico e político bastante avançado.

Dessa forma, uma das primeiras civilizações gregas nesse período foi a a da Ilha de Creta. Entretanto, os conhecimentos obtidos da sociedade cretense são poucos. Assim, tudo que se sabe vem do trabalho de arqueólogos nas ruínas da ilha. Logo, o que se sabe até o momento é que os cretenses tinham grande poder sobre o comércio do Mar Mediterrâneo.

Nesse sentido, além do período considerado inicial com a descoberta da sociedade cretense, a Grécia Antiga ainda se divide em quatro grandes períodos. Dessa forma, temos o período Pré-Homérico, que se estende do século XX ao século XII a.C; Homérico, compreendido entre os séculos XII e VIII a.C. Além disso, o período Arcaico que vai do século VIII ao século VI a.C; o Clássico, compreendido entre o século V e IV a.C.

Características da Grécia Antiga

A Grécia Antiga não era um país único. Ou seja, a denominação se referia a uma série de países que compartilhavam algumas características em comum, como a língua, os costumes e determinadas leis. Nesse caso, existiam conflitos entre algumas civilizações, como acontecia entre Atenas e Esparta.

Grécia Antiga - História, divisão, aspectos políticos e econômicos da época
A Grécia antiga compreendia uma região chamada Hélade e ocupava o sul dos Bálcãs, a Península do Peloponeso, as ilhas do Mar Egeu, além das colônias na costa da Ásia Menor e no sul da Península Itálica (Magna Grécia). Fonte: Max Eurique

Todavia, uma das características das civilizações da Grécia Antiga era a preocupação em relação à beleza e a virtude. Assim, ficaram conhecidos por desenvolver técnicas na música, na pintura, arquitetura e escultura. Todos esses avanços ocorrem durante o Período Clássico que também ficou marcado pelo surgimento da democracia.

Grécia Antiga - História, divisão, aspectos políticos e econômicos da época
Atenas priorizava a formação intelectual de seu povo, como o florescimento da poesia, teatro e filosofia. Fonte: História de tudo

Nesse sentido, a sociedade era organizada de diferentes maneiras de acordo com as leis de cada local. Assim, por exemplo, algumas civilizações mantinham escravos. Já outras eram adeptas de servos estatais. Era o caso, por exemplo, de Atenas e Esparta, respectivamente. Além disso, em Atenas, era comum a presença dos chamados metecos, estrangeiros de outras civilizações. Por serem estrangeiros, os metecos não tinham poder de decisão na política da polis.

Economia e religião

A economia dos gregos era bastante diversificada. Assim, mantinham rentabilidade vinda de produtos artesanais, da agricultura, além do comércio. Além disso, era comum a produção de produtos baseados no couro, metal e tecidos.

Além disso, como forma de sobrevivência, os gregos apostavam na agricultura. Assim, cultivavam vinhas, oliveiras e trigo. Além disso, criavam animais. Dessa forma, além do próprio consumo, vendiam os produtos no comércio, geralmente feito por agricultores e comerciantes que facilitavam a rota no Mediterrâneo. A moeda utilizada era chamada de “dracma”.

Grécia Antiga - História, divisão, aspectos políticos e econômicos da época
Alguns dos principais deuses da Mitologia Grega, em fachada de prédio da Universidade de Atenas, Grécia. Fonte: Info Escola

Em relação à religião, a civilização grego era adepta do politeísmo, ou seja, acreditavam em diversos deuses. Dessa forma, a Grécia Antiga é conhecida pela Mitologia Grega e pelos vários Deuses Gregos que possuíam a imagem de seres humanos que alcançaram a imortalidade.

Cultura

Como a religião possuía grande influência na vida das civilizações, a cultura estava, de todas as formas, ligadas à este campo. Assim, os vestígios religiosos eram percebidos na literatura, na música e no teatro. Dessa forma, era comum ver histórias de heróis e dos deuses que viviam no Olimpo.

Todavia, a cultura era repleta de apresentações culturais, sendo que cada civilização possuía seu palco para assistir as apresentações de tragédias e comédias. Além disso, a música estava presente em praticamente todos os momentos festivos dos gregos. Utilizavam de flauta, tambores e harpas para alegrar desde baquetes à atos religiosos.

Grécia Antiga - História, divisão, aspectos políticos e econômicos da época
O Parthenon, templo dedicado à deusa grega Atena, construído no século V a.C. na Acrópole de Atenas. Fonte: Aventuras na História

Um ponto interessante era a presença dos esportes nas civilizações gregas. Isso porque, o que conhecemos como Olimpíadas teve origem na Grécia Antiga. Isso porque, as civilizações faziam competições entre si como forma de comemorar as alianças feitas entre polis diferentes. Sendo assim, a primeira competição ocorreu em 776 a.C, na cidade de Olímpia. As primeiras competições ficaram conhecidas como Jogos Olímpicos.

Divisão da história

A Grécia Antiga ficou dividida em quatro grandes períodos, sendo eles o Pré-Homérico, Homérico, Arcaico e o Clássico. Veja a definição de cada um:

  • Pré-Homérico (séculos XX – XII a.C.) – caracterizado pela ocupação da Grécia Continental pelos povos de origem indo-europeia. Além disso, houve também a presença dos povos dórios, responsáveis pela separação de grupos humanos pelas ilhas do Mar Egeu e pelo Litoral da Ásia Menor;
  • Homérico – conhecido pelas obras do poeta Homero, Ilíada e Odisseia. As obras eram utilizadas como a principal forma de conhecimento da época. Além disso, o período ficou marcado pelo abandono da escrita e a volta das pessoas ao campo;
  • Arcaico – caracterizado pelo fortalecimento das cidades-estados como Atenas e Esparta. Além disso, pelo avanço considerável da organizações sociais,  do comércio e das instituições políticas criadas;
  • Clássico – marcado pelo desenvolvimento econômico e cultural, principalmente em Antenas.  Além disso, foi nessa época que surgiu o período denominado imperialismo ateniense.

Você sabia?

  • Durante a Grécia Antiga, grande parte das pessoas acreditava que os deuses poderiam ter filhos com os mortais;
  • Os gregos inventaram os Jogos Olímpicos;
  • Os cientistas gregos se dedicaram muito às Ciências, principalmente Matemática, Medicina e Astronomia;
  • Hipócrates, considerado o pai da medicina, foi um dos mais importantes cientistas da Grécia Antiga;
  • O teatro era um dos mais comuns entretenimentos dos cidadãos gregos, principalmente na cidade de Atenas.

O que achou da matéria? Se gostou, corre pra conferir o que foi a Antiguidade e como eram formadas as Capitanias Hereditárias.

Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola

Fonte imagem destaque: Max Eurique

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.